Onde Fica o Cabeçote do Motor? Como Encontrar?
Cabeça de cilindro, cabeça de cilindro ou cúpula são termos usados para denotar componentes mecânicos. Em um motor de combustão interna, a cabeça do cilindro é uma tampa fechada na parte superior do bloco dos motores.
Consiste em uma plataforma perfeitamente fresada e pode ser montada em um bloco de cilindro metálico, para fornecer resistência à explosão.
Atualmente, a tampa do motor é a parte superior da câmara de combustão, e é a lo
calização do plugue e das válvulas de admissão e escape. Entre a cabeça e o espaçador, está uma junta da cabeça.
Além de facilitar a manutenção de um motor, esse cabeçote também é a chave para o bom desempenho, pois determina o formato da câmara de combustão, canais de admissão e escapamento, funcionamento e controle das válvulas.
Os motores com desempenho completamente diferente, podem ser projetados apenas substituindo a cabeça do cilindro.
Geralmente, é feito do mesmo material que o resto, ou seja, de ferro fundido ou liga de alumínio em motores de alto desempenho. Como o resto do bloco, ele contém tubos separados para lubrificação e refrigeração de água.
Origem e Qual o Motivo do Nome Cabeçote?
A cabeça aparece em fragmentos e serve apenas como cobertura para a montagem. Com o desenvolvimento dos motores de combustão interna, outras responsabilidades foram assumidas.
O nome da peça vem de sua posição na parte superior do motor como uma referência à “cabeça” acima do corpo. Você já se perguntou como o motor continua funcionando mesmo depois de algumas horas de viagem? Trabalhar por muito tempo irá gerar muito calor, mas devido a alguns itens (como o cabeçote dos motores), o funcionamento adequado pode ser garantido.
Para se ter uma noção, grande parte dos motores são motores de combustão interna, o que significa que o combustível queima dentro deles. Para estabilizar o motor, após tanta dedicação e alta temperatura, esse cabeçote do motor tem sua função de resfriamento, que pode guiar o ar e o combustível para o interior do cilindro evitando superaquecimento.
Esta parte é essencial para um funcionamento dos motores para gerenciar a admissão e o escapamento por meio das válvulas.
Responsável pela transferência de calor e transferência de combustível, é óbvio que o cabeçote não pode ser feito de nenhum material, afinal, deve ser resistente.
Normalmente, é feito do mesmo material que o bloco do motor, mas para os motores com alto desempenho, a composição de alumínio também é comum. Esses materiais são muito eficazes para executar tarefas.
Para desempenhar essas funções, é necessário usar o tipo correto de cabeçote. Confira a seguir os diferentes tipos e como funcionam.
Cabeçotes Flathead
A cabeça chata V8 foi desenvolvida pela Ford com válvulas laterais e a produção começou em 1932. Neste motor, quase não há nariz, a válvula está alojada nos blocos dos motores, acima dela está um bujão e uma tampa do bujão. Um pequeno espaço é aberto na válvula para abrir a câmara da combustão para receber uma mistura de ar com o combustível.
Cabeçote OHV
As válvulas de válvula suspensa (OHV) ou “válvula suspensa” mudaram completamente a forma como o motor permite a mistura.
A árvore de cames usa hastes para controlar as válvulas na cabeça do cilindro. Frequentemente usado no projeto inicial de motores V8. Você também pode usar tucher ou rocker. É obsoleto devido ao desgaste mecânico e não permite grandes velocidades de rotação.
Neste projeto, a válvula de admissão e a válvula de escape estão localizadas no cabeçote (ao contrário do cabeçote chato, a válvula em si está localizada no bloco dos motoes).
Além de uma maior razão de compressão, também pode controlar melhor a entrada da mistura. Melhorando assim a eficiência e a potência do motor.
Cabeçote OHC ou SOHC
O cabeçote OHC possui um controle de válvula ao lado da válvula no cabeçote, que pode ser acionado diretamente. Este acionamento direto melhora a precisão e dar mais eficiência.
O nome SOHC adiciona um “S” ao único eixo de comando das válvulas, ou seja, é um sistema OHC e especifica apenas que possui controle de válvula única.
Em comparação com a cabeça de pressão introduzida anteriormente, esta tecnologia pode reduzir as partes do sistema de controle da válvula, aumentando assim a rotação do motor.
Cabeçote DOHC
O cabeçote DOHC (eixo de comando duplo no cabeçote) ou controle de válvula dupla no cabeçote torna possível controlar as válvulas de admissão e exaustão por meio de dois eixos de controle de válvula diferentes, melhorando assim a economia e o desempenho. Esta tecnologia permite o desenvolvimento de outra tecnologia chamada inversor de fase ou controle de válvula variável.
E Como Descobrir os Problemas Em Cabeçote de Motor?
- Primeiro sintoma: excesso em fumaça no seu escapamento
Não há dúvida de que a fumaça aparente é um sinal de problema. Se essa fumaça for azul, significa que o óleo na câmara de combustão está queimando. No entanto, o preto indica desregulamentação no seu carburador. Em certos casos, ele pode ser reparado e, em outros casos, o bico precisa ser substituído.
-
Segundo sintoma: superaquecimento no motor
Esse é uma das problemáticas mais comuns no motor, pois qualquer defeito que seja difícil de dissipar o calor dentro do motor vai fazer com que essa junta da cabeça do cilindro rache, queime ou qualquer outro dano. De acordo com os danos realizados por essa problemática, é claro que é recomendável substituir a frente do carro.
-
Terceiro sintoma: baixo nível no líquido de arrefecimento
A alta temperatura pode danificar a cabeça. Assim que estiver ciente desses sintomas, procure um mecânico. No entanto, certos problemas podem acabar danificando as peças, tornando necessário substituir várias peças do motor, incluindo a cabeça do cilindro.
E Quando é Necessário Comprar Novos Cabeçotes?
Dependendo da situação, o dano à cabeça pode ser irreversível. Mas fique tranquilo, sabendo que empresas profissionais como a Q3 Auto Imports estão vendendo apoios de cabeça, oferecemos opções de apoio de cabeça para diferentes marcas e modelos de carros.
Carros mais novos, especialmente aqueles com as rodas mais fortes, podem danificar os bicos. O interessante é que o Q3 tem um bom relacionamento com os fornecedores e é o melhor entre os bicos com melhor custo-benefício do mercado.