Nos acostumamos tanto a ter diversos modelos de carro a nossa disposição, um sistema de transporte que traz muita facilidade durante os dias. Mas sabemos que tudo isso veio de uma necessidade muito grande que o ser humano tinha em se locomover mais rapidamente em grandes distâncias terrestres.
Vemos o quanto os carros evoluem ano após ano, sendo incrível como a tecnologia pode trazer tanta inovação. Mesmo assim, ainda existe muita gente que carrega um certo carinho por modelos antigos e que os utilizam como qualquer outro. O preço de alguns modelos mais raros são bem altos, mesmo que eles quase não andam mais. Já possui outros modelos que são muito comuns ainda, e que fizeram um grande sucesso no século passado.
No Brasil existem diversos carros assim, muito utilizados ainda por serem bem baratos, alguns possuem um desempenho aceitável pela sua idade, outros precisam de manutenção direto. Cada um desses carros possuí uma história muito interessante, principalmente para aqueles que possuem uma idade mais avançada e que pode viver com esses carros como se fossem novos.
Com certeza você já ouviu falar em brasília, belina, fusca e outros modelos. Eles fizeram tanto sucesso nos seus anos de glória que são lembrados até os dias atuais. Se formos comparar esses antigos com os novos vemos tantas mudanças, começando na parte elétrica e tecnológica. Vidros elétricos, computador de bordo, sistemas hidráulicos, freios ABS e outros. Mesmo assim encontramos sempre um fusca na rua.
O fusca é um dos modelos mais vendidos dentro do Brasil, sendo marca Volks, porém não era um modelo feito especificamente feito para nós e por isso logo foi substituído pela Brasília, feita em homenagem a capital.
Volkswagen
É uma marca mundial que faz parte do grupo Volks, surgiu na Alemanha e possui sua sede na cidade de Wolfsburg, na Baixa Saxônia. Hoje em dia é considerada uma das empresas que mais fabricam carros no mundo.
A grande sacada da Volkswagen foi sem dúvida nenhuma adquirir outras marcas que são de extrema importância no mercado, com isso ela consegue agradar a diversos tipos de consumidores, desde os mais populares até aqueles que são bem caros feitos de maneira totalmente personalizada custando muito caro.
Ao longo dos anos a marca expandiu também para a área de caminhões, tendo a sua própria frota e além disso adquirindo outras marcas como MAN. Com essas aquisições, novas oportunidades surgiram como a marca Ducati de motos que seria sua porta de entrada para esse mercado, tentando uma rivalidade ainda maior com BMW que possuía carros e motos no mercado.
Em 2011 a marca adquiriu a Porsche pelo valor de mais de três bilhões de euros, sendo somente da parte comercial, tendo a autonomia de de negociação e operação da marca desde então.
Outras marcas muito conhecidas que foram adquiridas que na maioria das vezes nem sabemos é a Audi, Bugatti e a Lamborghini.
A marca de caminhões MAN já tinha muita credibilidade dentro mercado americano e assim aos poucos a Volks foi comprando ações até se tornar acionista majoritária da marca e poder tomar algumas decisões cruciais.
Dentro do Brasil a marca cresceu bastante dentro dos segmento popular, ganhando muitos adeptos ao longo dos anos.
Fusca
Um modelo internacional que chegou a passar o número de vendas do famoso Modelo T da marca Ford. ele foi vendido com nomes diferentes em diversos países, sendo Carocha em Portugal, Besouro na Alemanha. Foi um dos primeiros modelos da marca, que na verdade começou a produzir bem depois da grandes marcas como Ford e General Motors.
Na época de seu lançamento era uma revolução automobilística pois utilizava um modelo bi-diesel no motor. Dependendo do país a produção durou um tempo maior, como por exemplo no México que permaneceu até 2003, sendo uma edição comemoração. Sendo assim ficou sendo produzido por cerca de 65 anos.
A história do Fusca é bem complexa, envolvendo política, diversas marcas e muito tempo até conseguirem lançar no mercado. A ideia do carro começa no começo da década de 30 no século XX, com alguns nomes conhecidos como Ferdinand Porsche e somente com ajuda de diversos engenheiros que alguns protótipos foram feitos e somente quando Hitler entrou no governo que houve uma incentivo estatal que levou a produção do Fusca e consequentemente a criação da Volks.
Muitos registros foram perdidos durante a Segunda Guerra Mundial, não sabendo o quão importante seria aquele marco na história.
Economia
O Fusca sempre foi modelo em desempenho, andando muito bem e tendo uma economia exemplar. Tendo ainda um espaço considerado razoavelmente ótimo para andar popularmente. Se cuidar bem, possui poucas chances de dar problema, necessitando somente de revisões periódicas, a quem diga que chega a fazer 7 a 9 km/l.