Todos sabem que o Brasileiro é aficionado por carros. Muitos desejam adquirir um exemplar para ser seu e, enfim, poder abandonar o terror que é o transporte público e, também, poder ostentar às pessoas o seu novo modelo.
Esse gosto indiscutível por veículos no Brasil explica, em parte, os preços absurdos cobrados pelos automóveis nas terras tupiniquins. Obviamente que os altos encargos governamentais que pairam sobre o preço do veículo, aliado às taxas que são necessárias o pagamento, como IPVA, DPVAT e outros impostos deixam o preço do veículo lá em cima. No entanto, algumas dessas empresas elevam os preços dos automóveis com truques do tipo criar uma linha “cross” de um modelo específico, alterar alguns detalhes e vende-lo como uma versão aventureira, o que demanda mais dinheiro de quem compra.
As montadoras, ultimamente, vêm adicionando cada vez mais tecnologia aos seus produtos, para deixá-los, cada vez, com ares “conectados”, já que, como estamos a perceber, o mundo está caminhando para se tornar totalmente conectado à internet, e isso chegará aos carros, bem como as casas, móveis, enfim. Tudo.
Uma das montadoras de veículos mais conhecidas no mundo e, principalmente, no Brasil, é a Volkswagen e hoje iremos listar alguns de seus carros mais conhecidos, bem como algumas considerações sobre eles. Veja a seguir:
A VW E A Sua Influência no Brasil
A Volkswagen é uma companhia mundial de automóveis que foi fundada na Alemanha, em plena época de governo do Partido Nazista. Não é à toa que, como fundador da marca, está escrito o nome de Adolf Hitler, já que ele havia idealizado a companhia com o intuito de fazer crescer a economia alemã e, de quebra, atender aos seus interesses de guerra.
E, assim, foi colocado o plano de criação de um carro barato, que fosse de qualidade que pudesse comportar 4 pessoas (essa era a formação de uma família tradicional na Alemanha), para poder colocar, enfim, em prática o plano de esquentar a economia alemã. Desses protótipos, que teve a participação de Hitler, surgiu o que viria a ser o Fusca, o primeiro carro sob a tutela da VW e que se transformaria, tempos depois, em um símbolo da marca. O modelo, em seus mais de 50 anos de história, fez parte da vida de muita gente, inclusive de Brasileiros, que adotaram o modelo como verdadeiro “xodó”. Hoje, é difícil encontrar alguém que não tenha se rendido aos encantos do fusquinha, e tenha, pelo menos, dado uma volta no “besouro”, apelido carinhoso dispensado ao modelo, cujo formato lembra e muito o do inseto que é o terror de algumas pessoas. Teve uma vida longeva, sendo produzido em dois períodos no Brasil; sendo que, a última produção se deu em 1994, quando o então presidente da república Itamar Franco pediu a VW Brasileira o retorno do carro, como se fosse um popular acessível. No entanto, as vendas não foram satisfatórias, o que culminou com o encerramento da produção no ano de 1996.
No entanto, a VW não se sustentou somente no sucesso do fusca, com lançamentos que, apesar da idade, ainda fazem muito sucesso:
Carros da VW
Volkswagen Gol
Depois de parar a produção do fusca pela primeira vez, a VW lançou o Brasília, que tinha a missão de substituir o fusca, com uma mecânica e acabamento melhorados. No entanto, o carro não fez o sucesso esperado, embora tenha tido algum êxito nas vendas. A VW, então, começou a planejar o sucessor da Brasília. E, assim, surgiu o Gol, que foi lançado, pela primeira vez, em 1980. Cabe ressaltar que o modelo foi totalmente desenvolvido no Brasil, tendo sido exportado para outros países, tamanho foi o seu sucesso, que começou quando o Gol foi reformulado para a sua segunda geração, conhecido por “Gol Quadrado”. Depois, com a reestilização mais profunda feita pela marca, o Gol, cujo nome juntou a paixão maior do Brasileiro, o futebol, com a certeza que ele teria feito uma boa compra (fez um “Gol” ao comprar o carro), passou a ter linhas mais modernas e arredondadas, até chegar ao Gol que temos hoje, já na sua sétima geração. É o carro mais vendido de todos os tempos no Brasil, sendo que ultrapassou até o seu irmão mais velho, Fusca.
Volkswagen Polo
O Polo foi lançado com o intuito de ser uma opção um pouco mais “sofisticada” em relação ao Gol, apesar de compartilharem da mesma plataforma. No Brasil, por exemplo, ele se posiciona como um segmento maior ao do Gol, e, por conta disso, seu preço é maior. No entanto, na Europa, o Gol não é vendido, justamente pelo Polo ser do mesmo seguimento
Foi lançado, pela primeira vez, em 2002, aqui no Brasil, sendo que, na Alemanha, o modelo é vendido desde o ano de 1975. É válido destacar que o modelo não possui todo o aparato tecnológico presente no Polo Europeu, contudo, condições técnicas de segurança foram compartilhadas.
O lançamento do modelo, em 2002, foi arrebatador, já que, o seu design chamou bastante a atenção. 4 anos mais tarde, em 2006, o modelo passou por uma reestatização que o deixou mais parecido com o modelo comercializado na Europa, e, como se esperou, também foi um sucesso. Foi lançado outras reestilizações, o que deu ao Polo uma cara diferente ao do Gol, o que o situava no segmento dos compactos “premium” da marca.
E, no ano de 2017, foi anunciado uma nova versão do Polo, totalmente repaginado e acrescido de bastante tecnologia. Se assemelha em muito com o Gol, porem com um espaço interno e modificações internas diferentes.
Volkswagen Up
Uma grande promessa da Volks, o Up! veio para tomar o lugar do Gol no quesito “carro popular” e, para comprar esse mercado, foi lançado com um motor que, agora, virou um padrão nos carros da VW: O TSi, que deixa os carros, principalmente, os 1.0, mais potentes. Vendido inicialmente por 45 mil reais, o Up! É a proposta para as famílias de até 5 pessoas que querem pagar um preço mais baixo por um carro que possa entregar qualidade e desempenho, onde testes indicaram que o motor TSi do UP! pode deixar vários carros de categorias maiores no chinelo.