A cor do martelo não é de ouro, mas o seu efeito se considera mágico. O carro pode ter um amassado que acontece de forma usual com pequenas colisões no trânsito. Ao usar o instrumento os profissionais conseguem restaurar a lataria e por consequência agregar valor ao veículo caso motoristas queiram encaminhar para o mercado de usados no sentido de comprar novo modelo.
Martelinhos de Ouro: Características Gerais
Desde o final do século XX a técnica do martelinho de ouro representa novidade que está em alto. Em termos práticos representa espécie de trabalho do tipo artesanal, cuja particularidade se encontra em desamassar os carros sem a necessidade de ter que fazer nova pintura, o que em termos práticos pode ser mais custoso aos solicitantes do serviço. Não se pode ignorar o fato de que desde os anos oitenta a prática representa ponto tradicional na vida de recuperação dos automotivos em terras europeias e norte-americanas.
Nesse sentido o termo “martelinho de ouro” não se designa apenas para uma espécie de ferramenta, mas sim o conjunto de peças que são usadas de forma especial para aplicar as técnicas de forma suave e ao mesmo tempo realizar tipo de pressão na parte traseira da carroceria e por consequência acertar o amassado com o diâmetro correto e trazer resultados como se o carro não tivesse tido colisões durante a vida útil. O objetivo consiste em fazer o metal voltar ao estado normal.
De acordo com a opinião de especialistas nesse tipo de serviço de recuperação dos automotivos quase cem por cento dos danos podem ser recuperados, desde que o amassado não tenha comprometido a estrutura na qual se localiza a pintura.
A história aponta que o processo começou no começo da primeira metade do século XX, quando montadoras e fábricas de automotivos iniciaram projetos iniciais no sentido de retirar os amassados dos veículos que sofriam danos por causa do processo de montagem. Com o tempo os profissionais começaram a usar o mesmo tipo de procedimento para o comércio tradicional das ruas. Entre as principais ferramentas vale o destaque para o formato do martelo que tem tamanho e peso adequado para fazer os acabamentos.
Especialistas indicam que existem inúmeras vantagens em restaurar o carro com uso do martelinho de ouro. Não existem enchimentos ou mesmo massa que em termos práticos demonstram que o carro foi restaurado e por consequência ganha desvalorização no mercado de usados. Os equipamentos podem ser mantidos no estado original e por consequência permanece com a pintura que foi estabelecida na fábrica.
A falta de lanternagem ajuda para que o veículo não entre no processo de depreciação dos preços. A questão do tempo também merece destaque positivo, visto que em poucas horas o serviço está completo.
Profissionais Gabaritados: Martelinho de Ouro
Para fazer o trabalho existe a necessidade de solicitar o serviço de verdadeiros profissionais no mercado que há anos batem no martelo para restaurar a carroceria. Por vezes existe a necessidade de usar ferramentas adicionais, como o pino que recebe a martelada e por consequência faz a mágica na lataria. O martelinho de ouro representa elemento indispensável na vida da restauração de automotivos. Logo após o trabalho existe a necessidade de limpar com flanela e depois passar a cera no sentido de deixar o automotivo com a cara de novo.
Momento do Trabalho: Martelinho de Ouro
Para realizar o trabalho, profissionais precisam usar procedimentos básicos. O primeiro ponto se refere ao fato de marcar com uma caneta tinteira a região que precisa ser restaurada com as ações do martelinho de ouro. Na sequência é aplicado um aparelho com espécie de furadeira que serve para tornar a região com melhores condições de trabalho.
Depois de retirar a peça que serve como base entre o instrumento e o veículo é necessário aplicar um pouco de água para colher os primeiros resultados. Limpe com um pano também os traços que foram feitos com a caneta tinteira.
Amassados na Parte Traseira e Poder do Martelinho de Ouro
Especialistas dizem que entre os principais problemas referentes com danos na lataria está na parte traseira, próxima dos faróis traseiros. Para realizar esse tipo de procedimento existe a necessidade de realizar procedimentos especiais. Por exemplo, o primeiro ponto colocado em prática está em retirar os faróis traseiros com o máximo de cuidado, afinal, qualquer martelada na região pode desfragmentar o material.
Na sequência os especialistas colocam uma espécie de fita grossa na área afetada no sentido de facilitar o trabalho e não fazer com que a ação do martelinho de ouro ultrapasse a média do diâmetro correto. Na sequência acontecem marteladas da parte interna à externa. E depois, da externa para a interna.
Cursos no Caminho: Martelinho de Ouro
Existem profissionais que cobram verdadeiras fortunas para fazer esse tipo de serviço. Nesse sentido, quem quer escapar dos movimentos inflacionários pode iniciar o nome nos diversos cursos de martelinho de ouro que estão espalhados no território nacional. A internet também pode ser local ideal para aprender novas técnicas a serem empregadas na própria garagem.
Escolha do Empreendimento Correto
Quando for escolher o local para que o carro receba a martelada de ouro existem características peculiares no caminho. Por exemplo, existe a exigência de amplo espaço no local para que o trabalho de outros veículos não traga os riscos de danos na estrutura automotiva. Os profissionais precisam ser gabaritados para fazer o trabalho, assim como na qualidade dos produtos.
Procure empresas que estão sempre em busca de aprimorar os serviços. A coerência deve ser ponto pontual, desde o atendimento até à data de entrega do automotivo. Claro que imprevistos podem acontecer, desde que o cliente seja informado sobre os atrasos. Ética e transparência são elementos que não podem ser ignorados em termos de serviços do gênero.
Interessante notar que as oficinas que também ofertam cursos são conhecidas por causa da qualidade superior ao que se oferece no mercado convencional, conforme aponta grande parte dos especialistas. O preço do serviço pode ser um pouco mais caro, mas vale a pena gastar para ter excelência e qualidade no resultado final das marteladas de ouro.