Às vezes pode existir o máximo de cuidado com a segurança do carro e não adiantar, visto que os bandidos também se especializam para conseguir escapar da tecnologia e fazer o furto com sucesso. Noventa por cento dos roubos de veículos não trazem soluções, conforme aponta os verdadeiros índices de grande parte da PM. Por esse motivo que todos os detalhes são importantes no momento sobre guardar os itens que estão dentro ou mesmo o carro inteiro.
Local Para Estacionar
Existem locais nos quais existe maior risco de acontecer o roubo ou furto do veículo. De modo usual estão presentes nos grandes jornais ou imprensa especializada em cobrir esse tipo de assunto. Por esse motivo, evite estacionar em zonas que não possui grande tráfego de pessoas e veículos que ao mesmo tempo são áreas repletas de policiais.
Cuidado Com a Chave Na Ignição
Especialistas contraindicam deixar a chave na ignição em todos os momentos nos quais o veículo está parado no sentido de diminuir as chances dos ladrões levarem o carro com maior facilidade. Procure não deixar o motor ligado quando o carro estiver estacionado, lugar de esquentar a motorização é dentro da própria ou em uma garagem segura que existe ao redor dos centros urbanos. Cuidado deve ser o dobro no momento em que se está na fila para abastecer no posto de gasolina, visto que o número de roubos nos estabelecimentos do gênero aumenta em níveis altos com o tempo.
Quando estiver na frente da alguma loja para descarregar ou esperar amigos também deve existir o cuidado de desligar o motor e não chamar a atenção de bandidos que rodam nas ruas em busca de vítimas que tornem fácil o caminho para o roubo ou arrombamento.
Trava Da Ignição: Sistemas Que Servem Para Evitar Carro Roubado
Nos dias atuais existem produtos que trabalham de forma direta para desativar a ignição e fazer o veículo parar. Há unidades que custam preços mensais, porém também existem peças nos quais se cobram apenas a instalação do item, ou seja, não existe uma central telefônica para ligar depois que aconteceu o roubo, mas há o sistema que trava a ignição depois de trezentos metros caso os bandidos que estão no carro não saibam o local no qual se localiza a chave segredo para evitar a parada.
De Olho Na Tranca Do Carro
Essa pode até parecer uma dica simples, porém ainda vale a pena comentar o fato de que as pessoas que deixam o carro trancado e com vidro fechado possuem menores chances de serem furtadas durante o caminho. Por mais que o local no qual resida tenha o máximo de segurança vale a pena trancar o veículo inclusive quando estiver dentro da garagem do condomínio ou da cada. Não acredite de forma fiel que os estacionamentos de supermercados, hipermercados e redes de shopping têm o máximo da segurança, deixe tudo trancado, como se o veículo estivesse parado na rua. O ato de enxergar a porta trancada tem o poder de coagir parte dos bandidos que pensam em arrombar ou roubar o veículo.
Cuidado Com Os Objetos à Vista!
Talvez o principal erro que motoristas cometem ao trafegar com o carro em falta de segurança esteja em colocar os bens à vista dos bandidos que rodam a cidade e espera do menor descuido para realizar o furto depois de arrombar o veículo ou quebrar o vidro, com o sem o motorista estar dentro. Com o aumento do crime os marginais ganham em moral e perdem o medo de serem pegos, em principal os que ainda não têm ficha na PM, réus primários que por causa de roubo não ficam tempo maior do que dois anos em regime de reclusão.
Evite deixar as malas, bolsas e notebooks no banco da frente, coloque no porta-luvas, porta-malas ou escondido de baixo dos bancos. Quando menos se espera pode acontecer o ataque dos marginas, como nos momentos em que os carros estão parados atrás da linha de pedestre porque o semáforo está no vermelho, por exemplo. Pastas e eletrônicos também são itens que quando ficam à vista têm poder de chamar maior a atenção dos bandidos arrombadores.
Cuidado Com Manobristas!
Com o tempo aumenta o número de manobristas que atuam no frente de estabelecimentos comerciais que possuem movimento e cobram preços elevados para estacionar o veículo com o segurança. Porém, no mesmo instante também aumenta o número de golpistas, como no caso de bandidos que fingem trabalhar de modo legal quando na verdade copiam as chances que os proprietários entregaram com segurança para roubar em momento posterior com facilidade depois também de investigar a parte interna e saber o poder de defesa que existe no modelo.
Investir Nos Dispositivos De Bloqueio
Também existe a possibilidade de motoristas investirem nas estruturas de metal que servem para prender o volante e a parte principal do câmbio, dois tipos de proteção capazes de inibir até mesmo os ladrões especialistas em fazer roubo ou arrombamento de veículos sem que a coletividade perceba o que acontece ao redor. A notícia interessante fica por conta dos preços dos objetos de defesa que diminuem de preço com o tempo. Procure comprar unidades novas compostas por metais especiais cuja particularidade sem encontra da resistência até mesmo contra os ladrões que empregado técnicas com a serra para retirar o instrumento de defesa.
Numeração e Defesa Dos Veículos
Automóveis que contam com grande parte das peças originais possuem numeração em cada unidade da composição da estrutura, outro fato que pode afugentar os ladrões por causa da facilidade que a polícia possui ao investigar. Até mesmo os vidros devem ter esse tipo de numeração. Os desmanches tem dificuldades em aceitar as peças numeradas dos veículos roubados para poder vender as unidades em separado no mercado paralelo.
Atenção Ligada!
Na hora em que estiver com o veículo ligado se faz necessário dirigir com o máximo de detalhes, inclusive quanto à atenção das evidências de riscos quanto aos futuros ladrões de veículos. Procure as rotas movimentadas e que possui maior número de viaturas na cobertura de defesa do trânsito.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier