Cuide Bem Do Seu Carro e Tenha Um Veículo Impecável

O carro é um bem de consumo, muito apreciado e de muita valia, e carrega o estigma de que foi feito com resistência para nos servir, mas este é um grande erro, pois o veículo destinado ao transporte é muito mais que um bem e em muitos casos, uma conquista; então, vamos cuidar bem de nossos carros. E para isso devemos seguir alguns princípios básicos de cuidados.

Cuide Bem Do Seu Carro e Tenha Um Veículo Impecável

Cuide Bem Do Seu Carro e Tenha Um Veículo Impecável

Cuidados Básicos

Assim como nós a pintura do veículo é sensível ao sol, devemos evitar mantê-lo exposto por muito tempo seguido, e ainda por dias neste tipo de acondicionamento. E devemos registrar ainda que não é só a pintura que fica prejudicada, todo o interior do veículo também sofre; quem nunca viu na parte de trás dos bancos traseiros, o tecido apagado e com um aspecto de velho?

Muitas vezes não temos como evitar, então, deve proceder assim como fazemos para ficarmos expostos ao sol, quando usamos filtro e protetor solar, devemos usar produtos que protejam a pintura do veículo, pois eles possuem elementos que aderem à pintura, revitalizam a mesma e deixam uma película protetora, e com isso por alguns meses, dependendo da qualidade do produto e da aplicação, atenuamos os efeitos solar sobre o mesmo.

Cuidados Com o Interior Do Veículo

Quanto ao interior, colocar uma capa, de pano mesmo, por exemplo, nos bancos, e manter se possível for, um pouco dos vidros abertos, cuidado com roubos, e objetos deixados em seu interior, além de evitar aquele efeito “estufa” dentro do carro, que nos dá até um choque ao adentrarmos, manterá o interior mais arejado.

Com relação ao interior ainda, além da limpeza rotineira, devemos hidratar os bancos e tecidos; muitos produtos estão disponíveis e são de fácil aplicação e manejo, basta, para isso seguir as orientações do fabricante.

http://www.youtube.com/watch?v=v9ofeReSvf8

Manutenção Periódica

A manutenção periódica, assim como fazemos rotineiramente indo ao médico, é outro fator determinante para cuidar e manter bem o automóvel. Cuidados com pneus, calibragem semanal dos mesmos, discos e pastilhas de freios, amortecedores, alinhamento e balanceamento de rodas, não apenas prolongam a vida útil destas peças, como ajudam ainda na economia de combustível.

Trocar o óleo, como indicado pelo fabricante, é algo que alivia e mantêm a vida útil do motor por mais tempo, evitando assim transtornos e gastos com manutenções que não estavam em nosso planejamento e que nem contávamos como gastos.

Manter o veículo em ordem não é capricho, mas obrigação, pois o único prejudicado nisto é o próprio dono, já que carro não pensa, não “sofre”, e nem tem obrigações trabalhistas para cumprir.

Manutenção Periódica

Manutenção Periódica

Cuidados Com a Direção

Com relação à direção que praticamos, devemos tomar cuidado, pois pode prejudicar em demasia a qualidade e a durabilidade de determinadas peças e parte do veículo, tais como pneus, em caso de “sairmos cantando pneus”, de cambio, em caso de forçarmos o mesmo, e não nos atentarmos para sua verdadeira e necessária função, além da manutenção que este requer.

Fazer curvas fechadas e em alta velocidade, pode parecer para muitos, “habilidade” ao volante, mas no fundo está apenas prejudicando itens importantes do veículo tais como suspensão e freios, pois um deslize ou um fator externo e imprevisto, nos fazem tentar uma manobra arriscada e prejudicial, além de perigosa.

A Importância Do Combustível Confiável

O uso de combustível com procedência confiável, sem deixar em demasia entrar na reserva, pois pode “sugar” impurezas do fundo do tanque de combustível, é outro item importante no trato com o carro, já que muitas empresas oferecem “combustíveis” de baixa qualidade e acabam afetando e prejudicando muitas partes importantes do veículo, e não apenas a alimentação de combustível, mas também o próprio motor.

Vale a Pena Saber

Tratar e cuidar bem do carro, além de ser uma rotina, deve-se levar em conta a importância e a valorização que podemos ter ao tentarmos negociar, ou ainda na hora de fazer um seguro, por exemplo, se o vistoriador notar algo de errado, pode até mesmo recusá-lo, causando transtorno e nos dando trabalho.

Seguir sempre as recomendações, do fabricante, as informações que se recebe nas autoescolas, e a prudência na hora de dirigir, são fatores de real poder que acabam auxiliando na proteção e na vida útil do veículo.

Andar por ruas esburacadas, em nosso país é normal, mas devemos nos atentar à velocidade, pois além de risco de furar ou estourar pneu, podemos ainda quebrar ou prejudicar a suspensão do veículo, impossibilitando o seguimento do percurso naquele instante, e precisando de socorro e conserto imediato.

Tenha Consciência

Antes de sair rasgando dinheiro, pelas atitudes de dirigibilidade prejudicial ao veiculo, pense nas vantagens e no companheirismo que este te oferece no dia a dia, é ele quem te “leva e traz” todo dia do trabalho, na escola, nos passeios, é ele que te oferece abrigo do sol, com conforto dependendo principalmente do modelo em questão, te protege do frio, e da chuva, e esta também costuma ser prejudicial seja pela sua acidez, e isto prejudica a pintura, seja pelo fato de uma enchente estar à sua frente, e você “jurar” de pés juntos, que seu carro, seu carrinho, é quase um barco e consegue enfrentar. Prejuízo na certa em pelo menos 30% dos que se aventuram.

Economizando Ao Cuidar De Seu Carro

Economizar na forma de cuidar do veículo, pode lhe render bons dividendos na hora de negociá-lo e até mesmo no tempo que for fazer isso, pois oferecer em negócio algo que aparenta e até apresenta sérios problemas, além de não encher os olhos ao comprador, ainda o desanima e com certeza a oferta segue este padrão de reconhecimento.

Tentar soluções como “gambiarras”, por exemplo, pode em primeiro instante demonstrar uma sensação de ter levado uma vantagem sobre determinados gastos, mas esta acaba afetando outras peças com o passar do tempo e do uso, e o prejuízo é mais do que certo.

O ideal é sempre e rotineiramente, manter seu veículo limpo e protegido, com produtos de qualidade, fazer as manutenções preventivas para assim afastar as corretivas, já que estas são bem mais “caras e salgadas”, e com isso conseguirá durante todo o tempo de sua propriedade sobre o veículo apenas ter felicidade com o mesmo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *