Poder simplesmente deixar o ônibus no passado e passar a andar de carro pela cidade é uma grande conquista. Porém, para ter a certeza de realmente estar fazendo um bom negócio é importante saber de onde virá o dinheiro para custear esse sonho e também como fazer a escolha do modelo tão sonhado.
Para te ajudar a tomar essa decisão tão importante organizamos um guia para a compra do primeiro carro. Saiba mais sobre como obter os recursos, através de financiamentos ou consórcios, e também o que observar num carro antes de comprá-lo. Com esse guia não vai ter erro na hora da escolha.
Novo ou Usado?
Uma das principais dúvidas de todas as pessoas que estão pensando em realizar a compra de um carro, seja pela primeira ou quinta vez. Se você ainda é jovem e não conta com muita estabilidade na vida financeira é mais interessante procurar um bom modelo usado que estará mais apropriado ao seu orçamento.
Com tantos modelos novos no mercado muitas pessoas têm trocado o carro apenas para ter um modelo do ano, o que garante muitas opções de modelos usados quase novos e muito mais baratos. Em relação a forma de pagamento do veículo, é importante pensar bem antes de se endividar. Então, quanto você puder guardar para dar de entrada é melhor.
Uma questão muito importante para quem está pensando em comprar um carro usado é fazer uma pesquisa no DETRAN para verificar se o carro não possui multas pendentes ou mesmo se não se trata de um veículo roubado. Não caia em golpes. Veja, a seguir, as formas de pagamento que podem te ajudar a comprar o seu primeiro carro.
Carro Novo x Usado “Jornal Hoje”
Financiamentos, Consórcios e Leasings
As duas principais formas de se comprar um bem de alto valor agregado como um carro são os financiamentos e os consórcios. Antes de optar por um ou por outro é importante saber o básico sobre os dois. Assim, será possível escolher aquele que se encaixa melhor nas suas possibilidades.
Financiamentos
Nessa transação bancária o banco oferece ao cliente um empréstimo, porém, esse empréstimo é utilizado para quitar uma dívida. Dessa forma, o dinheiro é utilizado para pagar a pessoa ou concessionária que está lhe vendendo o carro. Assim, você passa a dever para o banco e não mais para quem lhe fez a venda.
Um dos principais problemas em relação aos financiamentos é a quantia relativamente alta de juros, porém, vale dizer que você terá a sua disposição o dinheiro para fazer a sua compra no momento em que desejar.
Consórcios
Um consórcio é uma boa opção para quem não tem pressa em ter o carro e também não teria como conseguir um bom financiamento no banco. Basicamente, um consórcio é uma reunião de pessoas que deseja comprar um determinado bem, que pode ser o carro.
Todos os participantes pagam mensalmente uma quantia e, dessa forma, todos os meses são sorteados alguns dos consorciados para terem acesso as suas cartas de crédito. A ideia básica é que todos os consorciados serão sorteados um dia e assim poderão comprar o tão sonhado carro.
As vantagens são que você não precisa passar por tanta burocracia como para fazer um financiamento e ainda paga bem menos juros. No caso de você ter dinheiro reservado poderá acelerar o sorteio fazendo um lance.
Leasings
Nesse tipo de negociação a concessionária oferece um carro para o consumidor que pode usá-lo durante um período acordado entre ambos. Durante esse período, o consumidor paga uma determinada quantia e no fim do período decide se deseja comprar ou devolver o veículo.
Despesas?
Quem pensa que comprar um carro dará como despesas somente o valor das parcelas do mesmo está muito enganado. Um carro é algo bastante dispendioso e, por isso mesmo, é importante analisar bem todas as despesas que o veículo trará consigo. Veja abaixo tudo o que vem junto com o sonho de quatro rodas.
Seguro
Atualmente, é muito importante contar com uma cobertura de seguro, pois infelizmente os acidentes estão acontecendo com mais frequência e quem não tem cobertura sempre sai perdendo muito mais. Dê preferência para os seguros que oferecem cobertura 24h, revisão anual e garantam cobertura de uma boa variedade de situações.
IPVA
O imposto que deve ser pago todos os anos.
DPVAT
Além do IPVA o motorista deve pagar também o DPVAT, o seguro obrigatório do trânsito. Saiba mais acessando www.dpvatseguro.com.br, esse seguro garante indenização em caso de acidentes de trânsito, tanto para motoristas como para pedestres.
Combustível
Pode parecer absurdo, mas a maioria dos novos proprietários leva um susto por não ter pensado nessa despesa. Obviamente, o carro não anda sem combustível, mas ninguém pensa que se trata de um gasto tão considerável. Observe que muitas pessoas comentam como a gasolina e o álcool estão caros.
Licenciamento
O próprio Licenciamento possui uma taxa, diferente em cada região do país, porém, também é necessário estar em dia com o pagamento do IPVA e também de multas.
Como Escolher seu Primeiro Carro?
Um dos momentos mais importantes de todo o processo é o de escolha do modelo, pois o primeiro carro gera muitas expectativas, principalmente quando se é jovem. É importante que se diga que nem sempre o modelo mais bonito ou esportivo é necessariamente a melhor escolha.
Antes de bater o martelo e escolher o seu primeiro carro, leve em consideração como você pagará por ele e também as despesas que ele lhe dará. Depois de ler sobre esse assunto, pense que se você está começando a sua vida profissional é mais interessante contar com um veículo econômico que gaste menos combustível.
Além disso, pense com os pés no chão, pois o modelo de carro 0km dos sonhos pode esperar até que a sua vida financeira decole de vez. Não haja por impulso, pesquise sobre os modelos de carros que mais se encaixam na sua realidade e encontre aquele que pode ser a melhor opção para você.
Somente depois de todas essas ponderações realize essa compra tão importante.
http://www.youtube.com/watch?v=r43WkbWfhV8