Os utilitários SUV já se tornaram um dos modelos de carros mais cobiçados pelos motoristas que desejam dirigir um carro robusto e que tenha tração nas quatro rodas. Para quem está em busca de um SUV com um preço mais acessível não encontrará no Brasil nenhum mais barato do que o Mahindra SUV.
Como o nome já nos sugere, trata-se de um carro indiano produzido pela empresa de mesmo nome, Mahindra. Apesar de a empresa ser indiana a produção desse modelo, para o mercado brasileiro, está sendo feita na Zona Franca de Manaus.
Um Carro Indiano Produzido no Brasil
A montagem do Mahindra SUV é um processo bastante interessante, pois é feita a partir do sistema CKD com a junção de peças que vem diretamente da Índia com artigos brasileiros como os pneus, por exemplo. Apesar de ser um carro interessante e que pelos seus R$ 86.864,00 se mostra mais acessível, é importante ficar de olho em alguns detalhes.
Dentre esses pequenos detalhes que devemos ficar atentos no Mahindra SUV, podemos começar falando sobre o alinhamento da carroceria. O encaixe do capô é o que podemos chamar de deficiente, uma vez que o seu encaixe fica fora do lugar em que deveria estar. Observe também a distância das portas, porém, são questões que até podemos passar por cima.
Há também a questão das cores escolhidas para o painel e porta-objetos de dentro do Mahindra SUV. As cores são lilás e vermelho, que talvez na Índia sejam cores bem interessantes e vivas para compor o interior de um SUV, mas que para o público brasileiro soa um pouco esquisito.
O Que o Mahindra SUV Tem?
O Mahindra SUV é um carro que possui um conjunto de itens interessante que são o motor a diesel com galeria única, suspensão independente nas quatro rodas e ainda direção hidráulica. Porém, quando analisamos esses itens um a um podemos encontrar algumas questões mal resolvidas que valem uma atenção maior.
O motor do Mahindra SUV deixa um pouco a desejar rendendo apenas 110 cv e 27,5 mkgf. Quem pensa que estamos sendo muito exigentes deve ter em mente que estamos falando sobre um carro com mais de 2 toneladas, deveria render mais. É interessante ficar de olho na nova versão com 120 cv que deverá aos poucos substituir essa.
Em relação a suspensão, o grande problema está no fato de que esse carro é mais alto do que largo. As medidas do Mahindra SUV são 1,92 metro de altura e 1,78 metro de largura, assim já podemos perceber que ele tem uma tendência a instabilidade. A suspensão, McPherson na dianteira e multilink atrás, trabalha bem, mas tem questões que ela não pode resolver, uma vez que são próprias do desenho do carro.
A direção hidráulica pode até não ser perfeita, mas atua muito bem e garante mais suavidade no volante, além de ser um elemento facilitador na hora de guiar esse gigante de duas toneladas. Na hora de escolher o seu carro, é importante considerar como será a sua relação com ele durante o tempo em que estiverem juntos.
Se você não tem condições de comprar um dos modelos SUV de grande sucesso no mercado automotivo pode ser interessante comprar um Mahindra SUV. Porém, se você pode custear um modelo com mais tradição e qualidade talvez seja interessante pensar bem antes de efetuar a compra do seu indiano.
Diferente Por Ser Discreto
Apesar do Mahindra SUV apresentar os seus problemas, pode ser uma opção de compra interessante para as pessoas que desejam contar com um modelo “jipão”, mas não necessariamente querem um super carro. Se você faz a linha discreto pode contar com essa característica nesse modelo.
O carro indiano ainda é um pouco desconhecido aqui no Brasil, apesar de estar sendo montado aqui, exatamente porque não é um modelo que cresce aos olhos ou se destaca. Embora possa ser uma boa opção para quem gosta de viajar de carro com a família é precisa de espaço interno e no porta-malas.
Deve ficar claro que o Mahindra SUV é um carro para você passear pela cidade, pegar uma boa estrada ou mesmo enfrentar um terreno com dificuldades mínimas e apenas um pouco de barro. Nesses cenários, o carro se mostra bastante eficiente e pode representar um modelo muito interessante para o seu bolso e para o seu dia a dia.
Um detalhe que não pode ficar de fora quando o assunto é o Mahindra SUV é que ele leva sete pessoas em seu interior, porém, o último assento foi pensado para levar uma criança ou mesmo uma pessoa pequena de mais ou menos 1,65 m. O espaço destinado para a cabeça e pernas do ocupante desse sétimo assento é bastante limitado. Aliás, para chegar a esse assento já será difícil uma vez que ele fica pouco acessível no interior do carro.
Também é importante destacar que a ergonomia no restante do veículo é muito boa e oferece um espaço interessante para quem viaja na frente ou mesmo no meio. O espaço é muito bom, deixando todos confortavelmente sentados com espaço para se mover como bem desejarem.
Dirigindo o Mahindra SUV
Já falamos sobre o ponto de vista dos passageiros dentro do Mahindra SUV, porém, ainda falta o ponto de vista mais importante, o de quem está dirigindo o modelo. Esse SUV conta com uma direção hidráulica razoável e também oferece conforto para o motorista com mais espaço dianteiro, porém, existe uma questão que não pode deixar de ser abordada.
O Mahindra SUV possui um grande ponto cego para o motorista, acontece que o espaço de visão traseiro é bastante reduzido. Seja pela cabeça dos passageiros ou mesmo apenas pelos assentos dos bancos, fica um pouco difícil visualizar o que está atrás. Não espere também ajuste de altura para o banco do motorista, pois esse não é um item desse modelo.
Porém, essas são questões que podem ser resolvidas, em relação ao ponto cego instalando um sensor de estacionamento o motorista pode se ver sem esse problema. Faça um test-drive no Mahindra SUV para descobrir se gosta ou não desse 4×4.