Motor do Mustang: Inovador Desde Sempre

Os carros esportivos são modelos de carro dos sonhos para muitas pessoas e quando a gente pensa em esportivo é inevitável não pensar no Mustang. O que destaca esse carro, em especial, dos incríveis esportivos é o seu motor que produz aquela sensação de poder quase voar na estrada. O que seria de um esportivo sem um motor incrivelmente fascinante?

Antes de falarmos propriamente desse motor vamos relembrar um pouco a história e a características do Mustang. Esse modelo é da Ford e começou como uma variante do Ford Falcon. A produção desse carro começou a ser feita apenas em Dearborn, Michigan no início do ano de 1964.

A apresentação do modelo foi feita no dia 17 de abril de 1964, apesar das grandes modificações ao longo do tempo, esse modelo já de cara foi um grande sucesso. Atualmente, o Mustang é a mais antiga linha da Ford em produção, isso que é poder.

O nome Mustang tem uma sonoridade interessante e teve como inspiração o caça da Segunda Guerra P-51 Mustang. Uma curiosidade a respeito do Mustang é que existe mais produções de linhas especiais do que de linhas em série da marca. As versões limitadas são o grande filão dessa marca.

Fazendo Muito Barulho

Enfim chegamos ao motor, o motivo desse artigo, quando um motor consegue se sobressair a todo o resto do carro realmente sabemos que estamos diante de um gigante. O motor do Mustang é conhecido e reconhecido pela grande capacidade de fazer barulho. Por isso, ter um Mustang antigo com outro motor não significa nada.

Porém, você deve estar pensando o que torna esse motor tão diferente e especial dos demais. Pois bem, o modelo do Mustang 1979 trouxe uma inovação no motor que surpreendeu até mesmo os concorrentes diretos. O grande segredo estava no sistema de trem de força do Ford Mustang 1979.

Mustang

Mustang

O motor tinha um opcional, algo bem intrigante, um motor de quatro cilindros. Esses quatro cilindros “lima” com turbocharger foram classificados com uma potência de 132 cavalos. Quando se fez a comparação com a versão do Mustang sem turbo de apenas 88 cavalos ficou claro que realmente era uma diferença nada sutil.

Os turbos são bastante comuns atualmente, mas no final da década de 70 isso era algo ainda pouco conhecido e que era difícil aplicar num carro. Pense ainda que se trata de um produto voltado para a massa de consumo, muito mais difícil ainda conseguir incluir o turbo no motor.

Os quatro cilindros tinham uma transmissão de quatro velocidades e com a ajuda do turbo conseguiam obter 8,3 segundos numa aceleração que ficasse entre 0 a 55 mph, ou seja, 0 a 88,56 km/h. Além de garantir mais velocidade, esse motor também conseguia proporcionar uma economia de cerca de 20% de combustível. Um motor que muito mais do que apenas potência, também agregava algo de especial ao carro como um todo.

Como Era o Turbo?

Turbo de Mustang

Turbo de Mustang

Uma curiosidade que está diretamente ligada ao motor do Mustang é em relação a como eram feitos os turbos da década de 70 e 80. É bem mais simples do que parece num primeiro momento. Vale contextualizar que o turbocharger, assim como o supercharger, não foi exatamente uma novidade nesse período da história.

Trata-se de uma forma simples de conseguir nessa época um maior potencial do motor. O objetivo era otimizar a eficiência volumétrica de forma que gerasse uma maior potência para o motor. O simples aparafusar o equipamento já conseguia esse efeito de maior propulsão do motor.

Uma turbina pequena era colocada sobre o coletor do escapamento e assim utilizava os gases de exaustão para que eles girassem um propulsor que acionava uma bomba próxima do carburador. Quando a turbina tem um funcionamento convencional ela gira bem devagar para impulsionar a pressão do coletor. Porém, se a borboleta é aberta, o motor passa a ser acelerado de forma mais rápida e, assim, a passagem dos gases também aumenta consideravelmente. Um sistema engenhoso, porém, de certa forma simples para dar aquela turbinada no motor do Mustang.

Basicamente, esse fluxo maior de gases consegue girar a turbina que acaba acelerando o propulsor que aumenta a densidade e pressão da mistura que acontece entre ar e combustível. Assim, o resultado é muito mais potência para o motor. Claro que para que não houvesse riscos e nem problemas para os motoristas os engenheiros da Ford trabalharam em ajustes máximos e mínimos. Enfim um carro potente e seguro.

Os Motores Antigos do Mustang

Motor de Mustang

Motor de Mustang

Apesar de o modelo de 1979 ser considerado o grande revolucionário dos Mustangs devido ao seu motor, esse carro sempre teve uma forte presença na indústria. Os modelos de motores mais antigos não foram totalmente deixados de lado na hora de pensar nesse novo modelo com turbo.

Um bom exemplo disso é que o modelo de motor já veterano 302 V-8 ganhou um novo sistema de exaustão de baixa restrição que conseguiu oferecer ao modelo 140 cavalos de potência. Os componentes desse motor ficaram mais leves, o V acrescentado ao nome diz respeito a uma correia V em forma de serpentina que garantia mais segurança para o motor.

Outro motor de Mustang que também foi bastante utilizado e se manteve forte na linha de produção da Ford foi o modelo com 6 cilindros. Os dois tipos de motor, o V-8 e também o de 06 cilindros, tinham uma transmissão de 4 marchas opcional desenvolvida de forma bastante particular para eles.

Motor de Mustang em Jogos

Mustang em Jogos

Mustang em Jogos

O motor do Mustang, como já explicamos, é um dos clássicos dos motores de carros esportivos devido as inúmeras inovações que trouxe para esse mercado. Devido a esse grande sucesso é natural que muitas pessoas tenham um interesse especial nesse motor. Por isso mesmo, foram criados jogos para montar o famoso motor, tudo que você deve fazer é mostrar que sabe como o motor funciona e montá-lo de forma que ele funcione e garanta uma boa velocidade para esse esportivo.

Se não é possível ter um motor de Mustang ao vivo e a cores diante de nossos olhos num carro desses, pelo menos podemos brincar de montar o seu motor em joguinhos. Confira um desses joguinhos acessando este link. Você é bom em montar esse motor?

Veja mais algumas fotos do Mustang:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ford

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *