Carros Para Mulheres: O Que Elas Escolhem?

As mulheres são um dos principais públicos estudados na hora de fazer marketing, no entanto, continuam a eludir aqueles que trabalham para montadoras de veículos – ou assim parece ser. Desde a virada para o século XXI, o público feminino cresceu de 25 para mais de 40% das vendas de carro no país. No entanto, com raras exceções, ainda são poucos os produtos que são anunciados tendo em mente as mulheres – ainda que as pesquisas apontem, também, que sua opinião influência também na hora dos homens comprarem carros.

Mesmo assim, alguns modelos caem nas boas graças da mulherada por diversos fatores – seja pelo design, pela praticidade, ou pelas diversas opções disponíveis. Em um geral, os itens mais valorizados pelas mulheres atrás do volante são um amplo espaço interno, a possibilidade de dirigir em uma posição elevada, e a visibilidade favorecida. Outros pontos que ganham o coração das motoristas são as opções de acabamento e pintura, maçanetas de fácil abertura e uma boa variedade e espaço nos porta objetos – afinal, o carro exige um kit de emergências e ‘sobrevivência’ completamente diferente do oferecido pela bolsa.

Carros Femininos

Carros Femininos

Um ponto pacífico é que as mulheres preferem carros que sejam fáceis de dirigir – seja ao usar a direção hidráulica, seja ao estacionar em pequenos espaços. A versatilidade é uma das palavras chave. A maior parte deste público, na hora da compra, opta por automóveis completos, econômicos e mais compactos (mas não pequenos!)

É claro, existem exceções – para ambos os lados. Preparamos uma lista dos carros mais comprados por consumidoras do sexo feminino e suas características, incluindo os dois extremos.

Ford KA

O kA encontra-se bem na ponta do eixo de escolhas femininas, sendo um carro extremamente compacto (ou, como alguns diriam, sub-compacto), de apenas 3,83 m de comprimento e 1,42m de altura. Embora seja conhecido de muitos por conta da pouca potência do motor, chamou a atenção pela facilidade de estacionar em locais mais cheios e pela durabilidade do carro. Pequeno, é desconfortável para pessoas mais altas, mas funciona bem em cidades.

Ford EcoSport

Na extremidade oposta do eixo está o EcoSport. Um carro espaçoso e levemente maior que a média dos outros carros apresentados, ele ganhou uma parcela considerável das mulheres por conta do bom desempenho e do espaço interno que permite carregar praticamente qualquer coisa. Seu ponto fraco costumava ser o desenho dos painéis, que passaram por diversas mudanças a partir de 2005.

Citroën C3

Há anos o C3 é um dos carros mais vendidos para mulheres. Entre seus diversos benefícios estão a direção leve, a visibilidade oferecida pela posição elevada de dirigir, e o design diferenciado. Outros itens que atraem no modelo são as facilidades que o carro oferece como a ajuda de estacionamento e o comendo “Plip” de alta-frequência.

Fiat Idea

O primeiro carro nacional a oferecer iluminação de LED nos faróis e retrovisores, o Idea é um sucesso com as mulheres desde seu lançamento no Brasil, talvez por causa do retrovisor embutido para conseguir ver o banco traseiro do carro. O item, que na época do lançamento causou diversas controvérsias por ser considerado frescura, provou ser uma fonte de tranquilidade para quem viaja com crianças.

Honda Fit

Logo em seu primeiro aparecimento nos comerciais brasileiros, o Honda Fit já demonstrava das características que o fariam se tornar o campeão de vendas da empresa no país: o sistema UTL que permite as diversas configurações de banco, aumentando o espaço interno do carro e aumentando o conforto. Entre o desenho moderno da lanternagem, sua praticidade e economia, ele tornou-se um caso de sucesso não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Fiat Uno

Marcado desde seu lançamento como um carro com excelente custo-benefício, o Fiat Uno logo ganhou o coração das motoristas. Leve, fácil de dirigir e compacto, ele oferece uma boa escolha de preço acessível. Seu design, sempre puxado para o quadrado, o destaca dentro da linha da Fiat. O Novo Uno, principalmente, chama atenção por conta de sua aparência alegre. Durante o período entre 1996 e 2004, sua produção foi reduzida, sendo substituído pelo Palio – que também se provou popular com as consumidoras.

New Beetle

Ao contrário de seu predecessor, o Fusca, que conquistou todo o mercado, o New Beetle involuntariamente apelou mais diretamente para as mulheres. Entre suas possibilidades de coloração, sua estabilidade e seu design, mesmo o novo desenho que tinha como intenção atrair o público masculino continuou chamando atenção das garotas. Planejado como uma releitura do design original do Fusca, o New Beetle se firmou no mercado pelo apelo do desenho, ainda que seja mais caro que o original.

Fiat Nuova 500

Um tanto semelhante ao New Beetle, o carro compacto da Fiat recebeu resistência de parte do público masculino por conta da falta de potência do motor. Isso, no entanto, não o impediu de vender bem entre as mulheres que se sentiram atraídas tanto pelo design retrô quanto pelas inúmeras opções de cores que oferecia. O sucesso com as consumidoras foi tão grande que, em 2010, foi lançada uma edição especial, Pink, em cor de rosa, baseado no 1.2 Lounge.

CrossFox

Pensado para substituir o Gol, o Fox acabou não conseguindo cumprir o baixo custo de produção que o permitira se tornar o carro mais popular da Volkswagen.  Sua versão Off-Road, o CrossFox se tornou popular com o público feminino, ao ponto de se tornar parte do refrão de uma música, “Eu Sou Stefhany” (versão não-autorizada de “A Thousand Miles”, de Vanessa Carlton), o que levou o gerente de marketing da Volkswagen Brasil a dar um exemplar para a cantora piauense.

Sandero

O carro da Renault que faz concorrência direta com o Fox e o Citroën C3 tem vendido bem no país, especialmente no segmento feminino do mercado. Compacto, de fácil direção e com design moderno, ele é a aposta da Renault para fazer frente a concorrência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *