Muito provavelmente você já deve ter visto estas pequenas maravilhas da mecânica em funcionamento em algum lugar dentre as coisas mais corriqueiras encontradas em sua vida. De aparelhos domésticos até grandes maquinários que movimentam indústrias e parques de produção, as correias e polias estão presentes na grande maioria deles, fazendo um trabalho indispensável para manter a nossa sociedade moderna, literalmente, em movimento.
As correias nada mais são do que simples cintas de material flexível e resistente, normalmente produzidas com camadas de lona e borracha vulcanizada, que servem para transmitir força de movimento de uma polia. Esta força, pode ser distribuída a um jogo de outras polias, e, consequentemente, também de outras correias, produzindo um conjunto de movimento.
Já as polias são materiais circulares, que, quando acionados por uma força provocada por uma correia, giram em seu próprio eixo, provocando movimento. Desta forma, dois pequenos componentes mecânicos, promovem nos automóveis, por exemplo, funções de colocar em movimento engrenagens sem as quais ainda estaríamos andando a cavalo.