Valorização do Câmbio Automático

Se o câmbio automático ou robotizado no inicio era apenas uma curiosidade e usado somente pelas pessoas com certos tipos de deficiência que a impedissem de mudar as marchas manualmente, hoje passou a ser uma tendência e podemos afirmar que muito forte uma vez que grande parte dos motoristas não quer mais se preocupar cuidando o tempo certo para fazer as mudanças que o motor exige.

Vendas Expressivas

Nos modelos em que esse tipo de câmbio está disponível no mercado, a procura é muito expressiva. Até o ano passado carros como Línea que oferecia cambio automatizado a procura era em media de 63%, já no Polo era de 30% e do Meriva era 35%.

Modelos

A verdade é que a valorização do câmbio automático logo vai fazer com que ele se transforme em mais um item necessário no carro como hoje já o são: o ar condicionado, as travas e vidros elétricos, a direção hidráulica que até há pouco tempo eram considerados acessórios de luxo em um automóvel e agora se tornaram necessários.

Primeiro Carro Nacional a Usar Esse Câmbio

Nas cidades logo o câmbio automatizado deverá passar a ser uma exigência uma vez que facilita em muito a vida dos motoristas que enfrentam grandes congestionamentos quase todos os dias. O primeiro carro nacional a fazer uso desse tipo de câmbio foi a Chevrolet Meriva e isso no ano de 2007 e em seguida veio o Fiat Stilo também com câmbio automático.

Sistema Robotizado

Democratizando, o mercado deu inicio ao ano de 2010 com modelos de carros com transmissão robotizada como foi o caso do Gol I-Motion e o Palio Dualogic.

Tendencia

Agora já passando a metade do ano sabemos que esta é uma tendência que veio para ficar, pois a verdade é que existem muitos clientes que não querem mais saber de trocar marchas manualmente.

Vantagem do Sistema Robotizado

A vantagem de um sistema robotizado sobre um automático é que este tem o desempenho igual ao de um câmbio automático, porém o preço é muito menor uma vez que usa o mesmo conjunto da caixa manual. A aceleração e frenagem do motor são monitoradas por um dispositivo eletrodinâmico que aciona de modo automático a embreagem e faz a escolha da marcha adequada.

Conforto

Enquanto o preço de um robotizado fica entre R$ 2 mil reais e R4 2.800 mil reais, um automático está saindo por R$ 5 mil.

E o Custo de Manutenção?

Embora muitos possam pensar o contrário, o custo de manutenção não é maior se equiparando ao do manual uma vez que o kit de embreagem usado é o mesmo e teoricamente até mesmo poderia ser menor, pois como as marchas são trocadas pela central eletrônica o desgaste tende a ser menor do que se fosse feito de forma manual.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *