Walter Chrysler

Walter Percy Chrysler nasceu em Wamego, Kansas. Ele tinha apenas o ensino primário, mas era um mecânico extraordinário. Walter começou sua carreira como trabalhador ferroviário, mas estava muito interessado em automóveis.

Buick

Em 1912, Billy Durant contratou-o e imediatamente nomeou-o como Gerente de produção da Buick. Quatro anos mais tarde ele se tornou presidente da Buick, e em 1920 ele tornou-se vice-presidência da GM.

Willis – Overland / Maxwell

Após um sério desentendimento com Durant, ele deixou a empresa, mas foi imediatamente contatado por um conselho de administração. Queriam que ele assumisse para salvar a empresa Willis-Overland (agora Jeep), que andava mal de finanças e que comprou a empresa Maxwell, igualmente falida.
Enquanto isso, ele e alguns amigos trabalharam sobre os planos para que mais tarde se tornasse o famoso Chrysler Six. Em 1924, a Maxwell Motor Corporation trouxe este carro no mercado, que vendeu 32.000 unidades em um ano!

Walter Chrysler

Walter Chrysler


Chrysler Corporation

Em 1925, Walter fundou a Chrysler Corporation, que absorveu a Maxwell Motors. Três engenheiros (Zeder, Skelton e Breer) inventaram muitas inovações, que direcionaram à Chrysler ao topo do mercado por um longo tempo. Dentre as inovações lançadas pela Chrysler, vieram os freios hidráulicos, motores de seis cilindros de alta compressão e o carburador.
Eles estabeleceram o banco de trás na frente das rodas traseiras, em vez de em cima deles, o que melhorou significativamente o conforto do passageiro e permitiu uma reformulação completa da carroceria.

Plymouth – DeSoto – Dodge

Em 1928 ele fundou as marcas Plymouth e DeSoto e comprou a fábrica dos irmãos John e Horace Dodge, que por sua vez foi a fábrica que deu origem a vários modelos famosos.
Em 1930, o edifício Chrysler foi construída em Nova York, e em 1933 a Chrysler superou as vendas da líder Ford. Em 1935, Walter Chrysler retirou-se do negócio e morreu em 1940.

A Era Pós-Chrysler

Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, a produção da Chrysler também foi convertida para fins militares. A empresa produziu tanques, operados por cinco motores de automóveis, um ao lado do outro, num total de 445 HP. Eles também produziram caminhões, motores de aviões e armas.
Após a guerra, a criatividade do lendário Chrysler, aparentemente se perdeu após a morte de Walter Chrysler. Durante dez anos, a marca não produziu quase nenhum modelo novo, e caiu para o terceiro lugar entre os construtores americanos.
Depois disso veio um erro após o outro. Em 1955, a Chrysler produziu carros quadrados, enquanto os outros fabricantes projetavam linhas arredondadas. Em 1963, a fábrica produziu carros menores, enquanto os clientes pediam carros maiores e mais luxuosos.
Em 1973, após a crise do petróleo, manteve a sua linha de carros enormes e gastões, enquanto os outros fabricantes rapidamente mudaram para carros pequenos e de consumo eficiente de combustível.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Marcas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *