A Nova Super Máquina

A série conhecida no Brasil como “A Nova Super Máquina”, Knight Rider nos Estados Unidos, é uma versão atualizada da série original da década de 1980. No dia 13 de dezembro de 2007 a NBC fez o anúncio de que iria lançar a primeira temporada da série contando com uma nova super máquina (um Ford Mustang Shelby GT500KR) – o carro que dá título a história – além de novos atores.

O ator principal Justin Bruening  interpretou o personagem principal Mike Tracer, o-estrelando a atriz Sarah Graimman como Deanna Russo. A série ainda contou com a participação especial do ator David Hasselhoff no papel de Michael Knight. O mote da série é um carro inteligente que interage com os demais personagens.

Começo e Fim

Com a duração de 80 minutos o primeiro episódio dessa série teve um relativo sucesso. O último episódio da série passou na NBC no dia 04 de março de 2009, foi com tristeza que os fãs receberam a notícia de que a série não estava na grade da NBC para 2009-2010.

No Brasil

A série foi exibida no Brasil através do canal a cabo Warner Channel, já a exibição do filme piloto foi feita no Warner Movie no dia 03 de abril de 2009. Os 18 episódios da primeira temporada da série foram exibidos aos domingos às 20 horas a partir do 05 de abril de 2009.

Essa série também foi exibida na TV aberta através da Rede Record, a série era exibida após a série “Xena, A Princesa Guerreira”, no horário de 15h45. Desde 1º de dezembro de 2013 a série voltou a passar na Record. Para o público brasileiro a série recebeu o nome de “A Nova Super Máquina”.

Curiosidade

Assim como aconteceu no Brasil a série ganhou outro nome para ser exibida em Portugal. O título para o público português foi “O Novo Justiceiro”.

Conhecendo Knight Rider (A Super Máquina)

A série que inspirou a “A Nova Super Máquina” foi a série “Knight Rider” (A Super Máquina) que tinha produção de Glen A. Larson que trabalhou também com outras séries como Magnum; Galactica e Duro na Queda. A produção da série era do Universal Studios e o início foi em setembro de 1982, o seu fim chegou em 1986 com 4 temporadas e um total de 90 episódios.

A Super Máquina no Brasil

Em nosso país a primeira exibição da série aconteceu no dia 31 de maio de 1983 através da Rede Record. Os episódios passavam aos domingos às 21h, depois a série passou a ser exibida pelo SBT que ainda era chamado de TVS.

Zorro Motorizado

Larson disse certa vez que a ideia da série partiu do desejo de criar uma história com um tipo de justiceiro andante com um carro moderno. A história segue um personagem que conta com um carro com tecnologia avançada e com inteligência artificial. Uma combinação de premissas de ficção científica e faroeste. Uma série com grande sucesso com o público em especial por ter um estilo inovador usando um carro Pontiac Trans Am que era um personagem também.

A História da Série

No começo da história da série acompanhamos o ex-combatente do Vietnã Michael Arthur Long (Larry Anderson) que se tornou policial disfarçado que está investigando um caso de espionagem industrial em Las Vegas. Nesse trabalho ele cai numa armadilha tramada por sua parceira e leva um tiro no rosto que o deixa desfigurado.

Long é levado para a Mansão Knight onde é tratado por um cirurgião plástico que tenta salvar a sua vida e conclui que o policial só não morreu porque tinha uma placa de metal na sua face – cirurgia realizada durante a sua época de combate. A placa desviou a bala que iria passar pela sua cabeça e ela saiu pelo rosto.

Contudo, essa bala destruiu a face de Long e não permitiu que ninguém soubesse como era o seu rosto e o cirurgião acabou criando um rosto parecido com o do seu filho renegado e o nomeou Michael Knight (David Hasselhoff de Baywatch). Long passa a ser dado como morto.

FLAG – Foundation for Law And Governement

O apoio para Michael era dado pela Fundação para Lei e Governo FLAG – Foundation for Law And Governement. A fundação lhe deu um instrumento para realizar o combate as atividades criminosas, um carro Pontiac Trans Am que foi construído com base numa liga molecular que o tornou indestrutível. O carro era a prova de balas e de fogo, também contava com um computador K.I.T.T. (Knight Industries Two Thousand, em português Indústrias Knight 2000).

Esse computador era o responsável por comandar todas as funções desse carro incluindo a fala. Durante o período em que o carro está sendo preparado e Michael Knight se recupera assiste a morte de Wilton Knight que lhe diz que um homem pode fazer a diferença. A jornada de Michael começa com o auxílio do amigo Wilton.

KITT e KARR

Na série original o nome do carro era KITT, contudo, Wilton primeiro trabalhou no projeto KARR que acabou ficando arquivado uma vez que ele prezava pela autoproteção diferente de KITT que colocava a proteção da vida humana em primeiro lugar. KARR apareceu duas vezes na série, a primeira vez foi na primeira temporada no episódio chamado “O Irmão Gêmeo” e na terceira temporada no episódio “KITT vs KARR”.

O projeto de KARR ficou guardado no armazém das Indústrias Knight até que um dia ladrões o roubaram, no episódio “O Irmão Gêmeo”. Michael consegue que KARR caia num precipício. Ele explode e então a maresia age transformando o refletor da frente em amarelo. Ele é encontrado e usado por um casal até que KARR consegue se reencontrar com KITT em “KITT vs KARR”.

KARR em A Nova Super Máquina

KARR também apareceu em dois episódios de A Nova Super Máquina, o primeiro episódio foi “Nada detém o KITT” e também no episódio “Retomando KARR”, nesse de uma maneira indireta, num episódio em que Mike e KITT têm um problema entre si. Apesar de seus defeitos KARR tem participações interessantes.

O brasileiro é apaixonado por carros. A paixão dos brasileiros pelos automóveis já virou uma espécie de tradição no país, virando até tema de comerciais da televisão que faziam alusão a essa verdadeira mania nacional.

Também não é para menos. Quem teve campeões nas pistas de Fórmula 1 como nós tivemos, tem de, no mínimo, admirar estas possantes máquinas. Emerson Fittipladi, Nelson Piquet e Airton Senna, foram motivo de fazer muita gente levantar mais cedo aos domingos para acompanharem as suas manobras por pistas de corrida espalhadas por todo o mundo.

E esta paixão movimenta também a programação dos canais de televisão no Brasil. Prova disso, é que está sendo reexibida no Brasil, a série Knight Rider, que por aqui recebeu o título de A Super Máquina. A série original, que alcançou muito sucesso, começou no ano de 1982 e o seu remake foi feito no ano de 2008, após o encerramento da série original que contou com 4 temporadas e 90 episódios produzidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filmes

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *