Marcas de Carros Mais Antigas do Mundo

Todo mundo sabe que o futuro da nossa indústria e o da nossa economia depende e muito de como nós estamos em relação aos avanços existentes. Ou seja, se não existisse os automóveis que hoje estão correndo livre leves e soltos pelas nossas vias, muito provavelmente a nossa sociedade não iria se desenvolver como hoje já acontece. Nesse sentido, durante muitos e muitos anos, os veículos foram tendo o seu desenvolvimento aos olhos da humanidade, que passaram a testemunhar a evolução de tais veículos.

E, realmente, não tinha como deixar de perceber que esses modelos tinham um grande potencial: O início de tudo pode se dizer que foi quando o ser humano começou a perceber que era necessário criar um equipamento que auxiliasse no dia a dia carregando objetos muito pesados ou fazendo o próprio transporte deles para os lugares. Talvez, o primeiro veículo que pode ser considerado como um ancestral dos veículos atuais é a carroça, que era puxada pela tração animal e, com o passar dos anos, foi sendo evoluído até chegar aos motores à combustão que temos a nossa disposição atualmente.

Mas como é que o ser humano teve a audácia de ir tão longe e conseguir criar máquinas que tivessem a capacidade de se movimentar por longas distâncias de uma maneira confortável? Pois é. Para poder entender toda essa história, o nosso artigo de hoje vai contar um pouco sobre a história do automobilismo mundial, e, também, irá indicar as marcas que são as mais antigas do mundo. Vamos lá?

Carro Antigo da Marca Panhard

Carro Antigo da Marca Panhard

A História dos Carros

Os carros têm uma história bastante interessante. Desde muito cedo, os seres humanos decidiram criar ferramentas que fossem úteis para o nosso dia a dia. Pois bem, diversos tipos dessas ferramentas foram criadas quando nós nem pensávamos que um dia iríamos estar aqui: os nossos primeiros ancestrais, para que pudessem sobreviver nesse planeta inóspito, criaram diversas ferramentas que os auxiliaram para poder caçar e comer, como, por exemplo, as machadinhas e as lanças. E, com essa grande capacidade do ser humano de moldar o mundo à sua necessidade, não demorou muito que outras tecnologias pudessem aparecer.

A Roda

A invenção da roda foi muito importante para todo esse processo de criação do automóvel. Como era necessária a criação de algo que pudesse ajudar a carregar grandes blocos de pedra ou outros objetos muito grandes, por exemplo, não demorou muito até que troncos de madeira roliços fossem utilizados para que esses objetivos fossem alcançados. E,  com o passar do tempo, a roda foi sendo moldada até chegar ao que ela é hoje: uma tecnologia que, junto com o pneu, ajuda o ser humano em milhares de tarefas no dia a dia.

Não é exagero falar que os veículos que conhecemos hoje são descendentes diretos das charretes e carroças que utilizavam a tração animal para poderem se movimentar. Nesse sentido, durante anos e anos os animais como cavalos, burros, búfalos, bois e vacas foram empregados para empurrarem esse tipo de veículo, ate que a Revolução Industrial chegou para tentar nortear as pessoas até o futuro.

A maior invenção considerada nesse período foi, sem dúvida, o trem que era movido á vapor. Com uma capacidade de carga imensa e combustível de funcionamento relativamente barato, o trem foi a ideia inicial para que se planejasse a construção de veículos utilizando o mesmo princípio da máquina à vapor. Porém os empecilhos encontrados fora muitos, principalmente sobre o tamanho do motor no automóvel, que não iria ser o ideal, aumentando as chances de fazer com que os carros não ficassem famosos.

A Evolução da Roda

A Evolução da Roda

Por conta disso, o desenvolvimento e as pesquisas continuaram ,sobre o pretexto de fazer com que os carros pudessem, enfim, surgir. Até que, durante o século XIX, pesquisas indicaram a possibilidade de fazer com que os veículos pudessem ter motores à combustão, utilizando, primeiramente, combustíveis fósseis, como a gasolina, que era resultado do refinamento do petróleo. Isso possibilitou a redução do motor, deixando o veículo mais leve e com possibilidades reais de fazer sucesso no mercado.

Mesmo assim, o carro ainda estava com seu futuro ameaçado. Isso porque, naquela época, não se existia uma forma de fazer com que o carro fosse barato, pois não havia outro jeito de construir um carro senão artesanalmente. E, como a produção de um carro tinha a duração total de 12 horas, muito provavelmente os preços cobrados por ele eram astronômicos.

Ford

Até que engenheiro Henry Ford apresentou ao mundo, no início de século XX, a criação de linhas de produção que fariam com que o tempo médio de produção do veículo caísse de meio dia para apenas quarenta segundos. Além disso, Ford uniu o útil ao agradável, ao dizer que é muito importante que todas as classes pudessem ter um veiculo para chamar de seu: com a criação dessas linhas de produção e o seu posterior processo de automatização para deixar o processo mais rápido, foi possível entregar o carro para o consumidor final por apenas 900 dólares, o que foi considerado como um dos valores mais baixos para um veículo da história naquela época.

E, assim, a Ford começava a tomar um monopólio de níveis nunca visto. Só que, apesar de dominar as vendas, a Ford estava com problemas pois nunca considerou personalizar o seu veículo, vendendo-o apenas na cor preta, o que inviabilizou, por exemplo, frear as outras companhias, que começaram a explorar esse nicho abandonado por Ford. Esse processo faz com que diversas montadoras surgissem e estivessem até hoje na ativa.

Ford A Phaeton Ano 1929

Ford A Phaeton Ano 1929

As Marcas Mais Antigas

Como já pode ter notado acima, a Ford é uma das marcas de veículos mais antigas do mundo, tanto por conta de sua história e trajetória tanto por conta da vontade de Henry Ford de fazer com que todas as pessoas pudessem ter acesso a esse tipo de tecnologia.

Embora Ford seja a pioneira dos veículos, isso não significa que não existam outras marcas mais velhas. A Rolls Royce, por exemplo, é uma marca antiga de carros de luxo, fabricada até hoje seguindo a lógica de quando foi fundada.

Para conferir mais marcas antigas, acesse esse link.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros Antigos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *