Onde Encontrar Caminhonetes Antigas Para Restaurar

Algumas pessoas sonham em restaurar um carro antigo. Não é como comprar um carro novo. É uma experiência muito diferente. Um investimento que exige estudo, amor, paciência e dedicação. Afinal de contas, o processo todo pode demorar anos até ser concluído.

O processo de restauração de um carro se resumo em dar vida novamente para uma caminhonete, ou um carro antigo qualquer, que não está mais em atividade por causa do grande desgaste que sofreu em virtude dos anos que se passaram desde a sua fabricação. Um desgaste natural.

A restauração de um veículo é considerada como uma arte. Por isso, não deve, de forma alguma, ser conduzida se você estiver com pressa. É um trabalho minucioso, que exige muito tempo e dedicação, como dissemos acima.

Além do mais, encontrar as peças certas para que o carro possa voltar a ter o mesmo brilho de antes não é muito fácil. Não é à toa que os colecionadores que têm um clássico, com as peças originais, têm tanto orgulho do seu veículo.

Não é raro o processo de restauração se tornar algo caro e muito trabalhoso. Isso se deve, em grande parte, à dificuldade em encontrar as peças certas no mercado.

No post de hoje, daremos algumas dicas de locais onde encontrar caminhonetes antigas para restaurar, e elaboramos também uma espécie de guia, para quem deseja se aventurar na restauração de carros antigos. Vale a pena conferir!

Onde Encontrar Caminhonetes Antigas Para Restaurar

Algumas pessoas sonham em restaurar uma caminhonete antiga. Esse e o desejo de pessoas apaixonadas por carros. Por isso, para quem busca esse tipo de veículo para restaurar, saiba que há vários sites na internet com uma enorme variedade de modelos de caminhonetes. Sem contar em que também há leilões, onde você encontrar muitas opções. É importante analisar bem se o preço compensa.

Qual Tipo de Carro Será Restaurado

O erro mais comum que um restaurador de carros comete é se empolgar com o modelo do carro que será restaurado, assumir um compromisso e não saber sequer se conseguirá dar conta do trabalho.

No momento de realizar um orçamento para a restauração de um carro, é fundamental pensar nos modelos. A escolha certa é o primeiro passo para o seu planejamento. E o que irá determinar o andamento do seu trabalho, e todas as etapas envolvidas.

Quando o veículo está em más condições, as peças serão mais caras, será preciso mais mão de obra, além de que o tempo gasto para a restauração também será muito maior.

Dessa forma, no momento em que for realizar um orçamento para a restauração de um veículo, avalie o se estado de conservação com muita atenção. Se conseguir levar um especialista junto, será ótimo, pois ele poderá ajudar a identificar sinais de desgaste, defeitos e detalhes mais difíceis de encontrar.

Vantagens e Desvantagens de Cada Modelo

Os carros mais antigos oferecem ao condutor uma experiência sem igual no momento de dirigir. Mas, para conseguir identificar o modelo capaz de oferece uma melhor experiência, ou aquilo que se espera de um clássico, é necessário compreender um mínimo de mecânica do veículo, sobre o seu funcionamento e sobre as características de dirigibilidade.

Uma dica é visitar eventos de carros antigos. Lá, será possível tirar dúvida sobre os modelos que mais atendem à sua necessidade, que possuem as características que você procura em um carro antigo.

Caminhonete Antiga Restaurada

Caminhonete Antiga Restaurada

Outra questão fundamental é se informar sobre o processo que envolve a restauração daquele tipo de veículo, ante mesmo de comprar. Acompanhe informações de fóruns, revistas e livros voltados para a restauração de carros, e coisas do tipo. Quanto mais informações, melhor.

Investimento

O investimento necessário para a restauração do veículo depende, principalmente, das condições iniciais nas quais o carro se encontra. Há modelos que ficam em ótimas condições apenas com uma reforma mais simples. Necessitando de pouco investimento.

É o caso, por exemplo, de carros mais populares, que a gente ainda encontra em circulação. Em geral, eles podem ser reformados com um investimento relativamente baixo.

No caso de carros mais antigos, que estejam com um estado de conservação mais razoável, com cerca de R$ 10.000,00 pode ser possível deixá-lo novinho novamente. Com o uso de peças mais em conta, sem levar em consideração tanto a originalidade, o custo pode ser bem menor.

Processo de Restauração

Processo de Restauração

Porém, se a ideia é restaurar aquele carro bem antigo, um clássico, e quer todas as peças originais, prepare-se para um investimento bem alto. Além disso, também será preciso refazer a pintura, a funilaria e o motor.

Quando uma pessoa compra um carro antigo, ele deve ter a consciência de que o conforto e a ergonomia serão totalmente diferentes daquilo que ele está acostumado a encontrar nos carros de hoje. Pessoas mais novas costumam estranhar ainda mais a diferença.

Alguns exemplos de diferenças básicas são: motor que esquenta demais, o volante sem direção hidráulica, algumas peças são muito frágeis, e coisas do tipo. Os carros antigos foram feitos sem a tecnologia que conhecemos nos dias de hoje. Ter isso em mente pode evitar muita frustração.

Revisão Mecânica no Veículo

Revisão Mecânica no Veículo

Revisão Mecânica no Veículo

Um veículo só irá funcionar da forma adequada se os sistemas mecânicos estiverem em boas condições. Dessa forma, para seguir com o processo de restauração de um veículo, é necessário desmontar o mesmo, e fazer uma análise detalhada dos seus componentes mecânicos.

Assim, será possível identificar aquilo que precisa ser comprado novo, e aquilo que pode ser consertado.

Em geral, o motor costuma precisar de uma retificação. Assim como os eixos e o conjunto do redutor. É importante cuidar dessa parte com muita atenção, pois ela tem influência direta no desempenho do veículo.

Além disso, outra preocupação é com relação ao sistema de freios. No caso de carros restaurados, essa é uma questão ainda mais relevante. Afinal de contas, esse sistema precisa estar bom o suficiente, em ótimo estado, para que o veículo seja conduzido com segurança.

No caso dos amortecedores, eles não podem conter corrosões, vazamentos e nem rachaduras. Normalmente, eles são substituídos durante a restauração, como medida preventiva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros Antigos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *