Ficha Técnica – Scania 143

Sempre procuramos saber mais sobre os veículos antes de possuí-los, tentando entender mais seu funcionamento, suas características a fim de não comprar nada que seja de baixa qualidade, além de não pagar mais caro do que deve ser pago.

Isso serve tanto para automóveis quanto para caminhões, ônibus. Sendo muito importante procurar um pouco mais sobre a marca e o modelo procurado. O modelo a ser apresentado com mais detalhes é o Scania 143, e para isso é interessante saber mais sobre como a Scania começou e como ela se sustenta até hoje.

Scania

É uma das empresas mais antigas do mundo no segmento de caminhões, ônibus e motores diesel para veículos marinhos e estacionários, sendo conhecida como Scania AB. O nome tem origem na forma latina de nomear a província sueca chamada Skane. É de origem Sueca e foi fundada em 1900, possuindo sua sede hoje em Södertälje, Suécia. Hoje já é uma empresa mundial possuindo filiais na Oceania, na África, na América Latina, Ásia e principalmente na Europa, sendo cerca de mais de cem países no mundo representado.

Scania 143 Cor Preta

Scania 143 Cor Preta

A sua fundação se deu com outro nome, que inicialmente era Maskinfabriks AB Scania, e de início sua sede era em outro cidade chamada de Malmo também na Suécia. Com alguns anos de criação ela se associou com outra marca local chamada de Vabis e depois disso foi no ano de 1969 se uniu a outra marca chamada de Saab, a qual durou até 1995.

Depois disso a Scania se manteve sozinha até o ano de 2008 quando foi acrescentada ao Grupo Volkswagen, por ter aumentado seu número de ações se tornando acionista majoritário, chegando em 68,60%, tendo assim o maior poder votos controlando a empresa. Com isso percebeu que a empresa cresceu bastante sendo avaliada em 2011 em 6,7 milhões de euros.

A linha de produtos da Scania é bem vasta, porém é bem centralizada em um objetivo que é o transporte. Com isso ela motores a diesel para veículo, uso industrial, marítimo, construção civil, máquinas agrícolas e o principal que são os caminhões e chassis para ônibus.

Vemos muito em estradas caminhões que são da Scania, sendo que o forte da marca são os modelos pesados e extra pesados. No brasil os caminhões vieram ser produzidos somente 1957, antes disso existia algumas importações apenas. Demorou para a Scania conseguir sair do próprio país. Hoje em dia tem fábricas espalhadas pelo mundo todo.

Com a montagem da fábrica no Brasil, de tempos em tempos alguns modelos eram reformulados e outros mudados de lugar. Nos anos 70 e 80 por exemplo, o Brasil só fabricava chassis de ônibus e cavalos mecânicos para caminhões que suportavam cerca de quarenta toneladas. Hoje já é fabricado de tudo um pouco, focando mais nos caminhões semi-pesados.

Na scania a denominação de cada modelo é feita através das potência do motor e do tipo de cabine que ele possui. Antigamente o nome vinha da cilindradas que possuía. Assim em 2004 uma letra indica o tipo de cabine, sendo que se diferencia também se é ônibus e o local do motor ( traseiro ou dianteiro).

Scania 143 Cor Branca

Scania 143 Cor Branca

Logo depois a mudança chegou também nos nomes do ônibus, tendo a letra informada acima e mais a potência do motor.

Scania no América Latina

Curiosamente o Brasil foi o primeiro país em que a fábrica se estabeleceu fora da Suécia, em São Paulo, no bairro do Ipiranga. Somente uns vinte anos depois que abriu na Argentina e somente no final do século abriu no México. Esses centros atendem na total modernidade, sempre se atualizando seja em máquinas ou equipamentos de última geração ou seja na maneira de trabalho.

Fora esses três lugares comentados, a Scania ainda possui centros comerciais no Peru e no Chile, sendo mais de 145 concessionárias espalhadas por toda América Latina. Têm cerca de 4000 pessoas trabalhando na América Latina para a Scania, sendo cerca de 20% do que o Grupo recebe anualmente.

Depois de alguns anos, a fábrica se mudou para São Bernardo do Campo, sendo um local melhor e bem mais industrial. O primeiro modelo produzido no Brasil foi o L75 com motor importado e um terço das peças nacionais.

Ficha Técnica Scania 143

Foi lançado em 1991, sendo da série 3, com motor V8 de 14 litros, possui 450 cv de potência, câmbio melhorado em relação ao 142 foi fabricado até 1995 e depois disso ficou até 2000 sem ser produzido, voltando ao mercado com grandes melhoras, no motor principalmente.

Interior da Scania 143

Interior da Scania 143

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caminhões e Carretas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *