Caminhão Mercedes 1620

A Mercedes-Benz é uma das empresas do segmento automobilístico mais diversificada em relação ao seu portfólio de produtos. Um dos braços que merece destaque é o da produção de caminhões. No Brasil a produção dos caminhões da empresa se dá na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo desde o ano de 1956. Um dos expoentes dentre os caminhões é o Mercedes 1620.

Entendendo a Nomenclatura dos Caminhões Mercedes

Os nomes dos caminhões da Mercedes-Benz seguem uma lógica bastante simples de compreender. As duas dezenas que nomeiam cada caminhão se referem, respectivamente, ao peso bruto legal do veículo e a potência aproximada. No caso do caminhão 1620 o ‘16’ se refere as 16 toneladas da versão que possui eixo traseiro e o ‘20’ se refere a potência aproximada de 200 cv.

Conhecendo Melhor o Caminhão Mercedes 1620

Esse caminhão é um HPN que tem sua produção em território nacional, como explicamos os números 1620 se referem ao seu peso (16 toneladas) e a sua potência (200 cv). Porém, esse caminhão pode ser encontrada em três versões diferentes sendo que a de 204 cv foi a primeira.

Depois de passar por um processo de evolução o caminhão ganhou uma versão de 211 cv que atualmente existe apenas com a denominação “Classic” e com modificações para que possa atender as exigências antipoluição mesmo mantendo o seu motor mecânico de volta. Por fim em 2006 surgiu a versão mais atual do caminhão Mercedes 1620 com motor eletrônico de 231 cv para que estivesse mais adequado aos quesitos antipoluição.

Por Que o Nome Não Mudou?

Observando as regras de nomenclatura da Mercedes-Benz seria natural que a versão mais atual desse caminhão recebesse o nome de 1623, contudo, isso ficaria distante do padrão estabelecido pela marca. Foram criadas duas versões 4×2 (toco) e 6×2 (trucado) que também não se alinhava com a lógica de nomenclatura e que ficou conhecido como 1622. Essa versão não obteve sucesso comercial, o caminhão Mercedes 1620 é o mais vendido da montadora.

O sucesso de vendas explica por que esse caminhão é um dos poucos modelos da Mercedes-Benz que é produzido com cabine semiavançada tendo o seu habitáculo do motor adiante da cabine. Esse é um dos caminhões clássicos e tradicionais que ainda são produzidos pela Mercedes-Benz assim como os modelos LS-1634, 710 e L-1318.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caminhões e Carretas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *