Temos vários tipos de análises que são feitos em vários países do mundo, mas aqui no Brasil é assim: Brasileiro paga por cilindrada. Este texto vai servir a você fazer a escolha da melhor esportiva, a que se adapte às suas necessidades e que te faça realmente pleno na condução. Nessa categoria temos dois tipos principais de motos: as esportivas e as chamadas de “naked”, sinônimo em português de nua, ou seja motos nuas. Nas motos esportivas as principais características são o motor com vários cilindros (3 e 4), suspensões rígidas para aumentar a dirigibilidade, freios mais potentes com discos duplos e pneus mais largos, com alta aderência. Já nas naked, o diferencial é que elas não oferecem a mesma beleza das esportivas, pois são despidas de qualquer carenagem, para aumento da performance e definir o estilo guerreiro da estrada. Mas há de haver exceções e também temos algumas motos trail, que são aquelas mais altas, com mais agressividade para terrenos de terra e trilha, bem como algumas custom, que são aquelas motos estilo harley-davidson.
É claro que já deve estar na ponta da língua a pergunta: mas então qual a melhor? A resposta mais correta para essa pergunta é o depende, pois cada uma das categorias, apesar das cilindradas serem idênticas, tem um tipo de uso e no final das contas, é você quem vai pilotar e sabe melhor do que ninguém os caminhos que vai seguir. Vamos agora expor algumas opiniões comparativas sobre os tipos de motos de seiscentas cilindradas:
Dirigibilidade em Trecho Urbano:
Se você passa a maior parte do seu tempo andando em trechos urbanos, com muito congestionamento e precisando de andar nos corredores, a melhor escolha seria uma naked, pelas medidas menores, mais despojamento de acessórios e carenagens e maior mobilidade, por Ter o menor peso das outras três categorias.
Dirigibilidade em Asfalto:
Aí você se encaixa na categoria das esportivas, pois a estabilidade gerada pelo seu peso, aliada a uma maior aderência dos pneus e o melhor aparato cilíndrico dos motores desta categoria, que chegam a Ter até 6 cilindros (!) provocam um melhor desempenho, autonomia e segurança em relação às outras, por não sofrer com as vibrações típicas dos modelos com 1 ou 2 cilindros, submetidos a forte vibração quando exigidos por longos trechos, o que geralmente acontece nas estradas.
Dirigibilidade em Trechos de Terra:
Nessa condição em especial você deve escolher uma trail, pois seus pneus, desenho e altura são plenamente adequados para este tipo de terreno. Com motor de torque pesado em marchas lentas é a maior discrepância encontrada entre os outros tipos de modelos de 600 cilindradas, fazendo as outras comerem poeira.