Em termos práticos acontece o boom de motos que são vendidas com a característica flex no sentido de o motor trabalhar com dois tipos de combustíveis e por consequência gerar menos poluição à atmosfera. Porém, também existem questões negativas a se considerar para esse tipo de modelo.
Prós Da Moto Flex
- Motoristas de moto flex podem se surpreender de modo positivo ao levar em conta os preços do etanol em comparação com a gasolina, de forma principal na região Sudeste do Brasil, local no qual se estabelecem não apenas as principais usinas como também as grandes safras da cana-de-açúcar.
- Motociclistas que possuem o costume de fazer o tráfego com motos em curtos espaços de distância no trajeto ganham vantagem no sentido de usar etanol e gastar menos com a queda de necessidade para fazer partidas, fato que consome combustível em excesso, independente do tipo, conforme aponta grande parte dos especialistas.
- De forma prática para acontecer menor nível de consumo em termos de etanol um dos segredos está em não esfriar o motor. Abastecer bastante e ter um plano para não existir paradas de forma constante faz com que se estabeleça a temperatura, o que de forma resulta em economia inclusive em longos trajetos. Interessante notar que o consumo pode se tornar econômico inclusive nos momentos em que o clima se encontra frio.
- De forma prática a grande parte das motos com motor do tipo flex são modernas e fazem parte de novas safras com sistemas que poluem menos o meio ambiente, seja por uso de etanol ou em consequência da estrutura da motorização. Na prática a vantagem consiste nos sistemas avançados de injeção eletrônica que ajudam na partida inclusive nos dias frios do ano.
- Por causa da presença de sistemas avançados em termos de injeção eletrônica não existe a dependência do carburador. Nesse sentido os sistemas são capazes de se adaptarem com menos dificuldade quando a moto recebe combustível desqualificado, fato que acontece de forma usual em terras nacionais.
- Não se pode ignorar o fato de que as motocicletas do tipo Flex apenas podem existir nos momentos que possuem estruturas baseadas na injeção eletrônica. Os carburadores possuem vantagens quando estão novos, a partir do momento que se envelhecem começam a surgir problemas consideráveis para o orçamento doméstico.
- Com pouca fiscalização por parte das autoridades fiscais aumenta o número de postos de gasolina que possuem combustíveis adulterados com menos gastos em favor de maior lucro por parte dos proprietários do estabelecimento. Vale ressaltar que quando a gasolina está desqualificada existem maiores danos de acontecerem problemas na parte interna do sistema. O excesso de solventes e estruturas químicas prejudica a vida útil e desempenho da moto. Por outro lado, os tipos de adulterações no álcool representam fatos que trazem menos danos à estrutura da motorização.
Contras Da Moto Flex
- Quem tem esse tipo de modelo e mora longe da região Sul ou Sudeste pode se surpreender com os preços do etanol ao levar em conta que os valores por litro se modificam de acordo com a entressafra da cana. Em termos gerais o preço será menos do que a gasolina. Porém, existe a necessidade de fazer contar por litro e procurar os postos que ofertam preços baratos e qualidade alta no etanol.
- De acordo com grande parte dos especialistas a economia ao usar etanol pode ser enganosa, de forma principal ao levar em conta que modelos flex quando abastecidos com esse tipo de combustível possuem motores conhecidos por gastarem mais para fazer o mesmo tráfego que seria feito por moto que funciona a base de gasolina. Não se pode ignorar o fato de que o consumo acontece de forma excessiva independente do tipo de condutor.
- A tecnologia se encontra avançada nos dias atuais, porém ainda não existe método no qual faça o etanol consumir menos do que a gasolina. Nesse sentido, quem optar por fazer tráfego em longa distância ganha vantagem inclusive em termos econômicos ao abastecer com gasolina. Esse fato se faz necessário também ao levar em conta que vai acontecem menor necessidade de fazer paradas a abastecer em postos desconhecidos que podem ofertar combustível de baixa qualidade. Sem contar com a economia de tempo e menos chances de sofrer assaltos.
- Interessante notar que em longos caminhos a moto com etanol pode ter combustível gasto em excesso quando o motorista deseja para o automotivo em menos de uma hora. Em cada momento de necessidade a ligar o motor existe a demanda por se adequar aos níveis de temperatura, o que pode demorar e por consequência gastar maior nível de combustível.
- Ao contrário do que acontece com o anúncio publicitário de marcas de carros que fazem a propaganda de existir aumento de potência dos carros, o mesmo fato não acontece em termos de motocicleta. Não existem manuais ou anúncios que garantem o aumento da potência na estrutura de motorização, inclusive com os níveis de tecnologia da atualidade.
- Ao contrário dos carros, as motos que funcionam com base no sistema flex precisam de mistura do combustível ao levar em conta que a estrutura não tem tanque reserva no sistema para realizar a partida sem problemas. Nesse sentido, quem opta por trafegar com motos do tipo flex deve ter a preocupação de também obter gasolina no sistema para evitar futuras preocupações ao iniciar a partida. De acordo com especialistas a quantidade exata se encontra no manual do proprietário. Quem não tem esse tipo de documento pode salvar em forma de PDF na internet nos sites das montadoras ou procurar maiores informações nos fóruns de notícia que discutem questões do gênero.
- A regra de misturar os combustíveis de forma indispensável se aplica de modo principal nas épocas com maior temperatura fria do ano. Apenas com a presença de etanol a motocicleta simplesmente não vai realidade a partida. Ao levar em conta grande parte dos manuais vale ressaltar que ao respeitar a quantia exata na mistura não existem danos em termos de desempenho na estrutura da motorização.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier
Categoria(s) do artigo:
Motos