Dicas para Motociclistas no Trânsito

Nos dias de hoje está cada vez mais difícil fazer tráfego de motos em grandes metrópoles. Não bastam as ruas esburacadas e a falta de segurança nas ruas contra bandidos que estão à espreita para roubar a moto ou o motociclista, também existe a falta de caridade de motoristas de carros que não se preocupam com quem está em cima de moto e sofre menos proteção. Conheça dicas para motociclistas no trânsito e trafegue com maior cuidado no sentido de assegurar a integridade física.

Uso de Capacete: Dicas para Motociclistas no Trânsito

Especialistas apontam que o primeiro ponto a se considerar no sentido de ter segurança nas pistas está em usar apenas qualidade no equipamento, seja nas peças que compõe a moto ou nos modos de defesa que se encontram nos vestuários.

No trânsito brasileiro está proibido usar motocicleta sem estar com capacete na cabeça, quem não coloca esse tipo de defesa fica suscetível em recebem multas de trânsito. Sem contar que a polícia pode parar quem bem entender por causa da problemática, mesmo quando o veículo se encontra com condições e documentação em dia.

Existem diversos tipos de desvantagens em não usar o capacete, como receber danos por pedras ou outros tipos de formatos sólidos, ou mesmo deixar de protege a cabeça no momento de queda. Como se sabe, existem maiores perigos em trafegar de moto no sentido de defesa do corpo de condutores e passageiros. Em termos práticos quem está em cima da moto precisa portar o capacete.

De acordo com especialistas em segurança a motociclistas existe a necessidade de usar capacetes com material de qualidade que assegura a vida de condutores e passageiros no momento do acidente. Tenha em mente que a sua integridade física depende do equipamento e por esse motivo procure não economizar ao comprar o capacete.

Nos dias atuais a melhor forma de comprar capacete de qualidade consiste em apenas adquirir produtos do INMETRO, que em termos práticos foram testados e aprovados para serem vendidos no comércio. Sem o selo máximo da qualidade de produtos comercializados no país condutores não podem arriscar ao fazer a compra.

Em termos práticos além do selo de qualidade também existe a necessidade de comprar unidades com cores claras, de forma principal quando também acontece tráfego nos horários noturnos que com tempestades podem se tornar invisíveis a quem compartilhar o trânsito, colocando em risco de forma principal a vida dos motociclistas que trafegam e alta velocidade e podem ficar despercebidos. Não se esqueça de investir nos adesivos reflexivos também para aumenta a presença de imagem na pista.

Outro ponto que não pode ser dispensado no que tange ao uso do capacete entre motociclistas consiste no fato de sempre trafegar com a viseira abaixada. Tenha em mente de que nunca se sabe quando pequenos fragmentos atingem os olhos de condutores que por consequência perdera estabilidade quando estão em cima das motos. Se por algum motivo precisar fazer trafego com o visor levantado procure pelo menos usar os óculos especiais.

Cuidados ao Estacionar: Dicas para Motociclistas

Quando for estacionar não se esqueça de ativar o pé que serve como apoio para parar com segurança. Por mais que essa consiste em dica elementar, condutores com poucos anos de CNH podem se esquecer, de forma principal quando se está com pressa, o que acontece de forma pontual na rota de cada motociclista que trabalha com moto de forma profissional (motoboy).

Procure estacionar em local seguro e que tenha tráfego constante de pedestre. Se for perto de postos policiais, então é a melhor escolhe. Evite locais sombrios que não possuem luz e são conhecidos por causa do alto índice de roubos. Caso sofra a abordagem dos bandidos, não reaja, tenha em mente que comprar novo produto depois de acionar a polícia consiste no melhor caminho.

De Olho na Moto: Dicas para Motociclistas no Trânsito

É difícil ficar de olho de forma completa na mecânica da moto antes de partir. De forma principal quando a moto é usada diversas vezes por dia. De qualquer maneira, de modo principal de manhã quando motor ainda está quente e o condutor acabou de acordar existe a necessidade de observar com calma os pontos elementares, como o nível de pressão que existe nos pneus. Tenha em mente de que os valores devem estar corretos ao levar em conta que motociclistas são sustentados apenas por duas unidades.

Outro ponto que não pode acontecer na manutenção diária consiste no fato de observar as condições da corrente nos sentido de analisar se existe muito aperto ou excesso de folga, duas situações que colocam não apenas a mecânica da moto em cheque como também o equilíbrio em cima da moto.

Por vezes, em consequência natural do tráfego, existe a chance de faltar equilíbrio para motociclistas. Combustível, sistema de eletricidade e frenagem também são demandas a serem observadas de forma diária no sentido de saber se existem problemas antes de ligar o veículo.

Freios! Dicas para Motociclistas no Trânsito

Não se esqueça de usar o freio dianteiro e traseiro, não de forma simultânea, mas de acordo com as principais demandas que surgem na pista. Um dos pontos necessário para fazer o tráfego com moto de forma segura consiste no fato de jamais frear com a dianteira de maneira brusca, em principal nos casos em que se está com alta velocidade. Isso evita com que o peso recaia ao ponto de empinar à frente e jogar moto e motociclistas para longe da pista.

Dia de Chuva: Dicas para Motociclistas no Trânsito

Não é necessário ser especialistas para compreender que de fato os dias chuvosos são perigosos para motociclistas. Por esse motivo que em ocasiões do gênero quem está no comando da moto não deve pensar duas vezes em acelerar com cuidado máximo e frear nos momentos corretos no sentido de evitar as derrapagens. De acordo com orientações em nível profissional o melhor caminho consiste em parar em local com cobertura e esperar um pouco até diminuir a força da chuva.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Motos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *