A Citroën é uma empresa automobilística francesa com sede em Paris, seu nome, como de muitas empresas no mundo, leva o sobrenome de seu criador o engenheiro André Citroën, que se formou na Escola Politécnica de Paris, a mais famosa faculdade de engenharia da França. A empresa foi fundada em 1919.
História
O seu fundador trabalhava para o Governo francês construindo armas para o exército durante a Primeira Guerra Mundial, mas quando a guerra terminou André Citroën ficou com sua fábrica parada por não ter o que produzir, foi então que em 1919 que começou a fabricar automóveis.
O Senhor Citroën como um esperto vendedor utilizou a Torre Eiffel com um letreiro gigante e iluminado para fazer propaganda de sua empresa, com o feito acabou entrando para o Livro dos Recordes como o maior cartaz de propaganda do mundo. Também patrocinou viagens com seus carros pela África e Ásia, para mostrar a resistência de seus veículos com o sistema de tração Kegresse.
Cinco anos depois de sua criação, a Citroën fez uma parceria com o engenheiro americano Edward G. Budd, ele produzia aço para fabricantes de automóveis e seu primeiro grande cliente foi a Dodge, foi quem ajudou a companhia a produzir seu primeiro automóvel totalmente de metal na Europa.
Quando os carros começaram a ser produzidos totalmente de metal, a Citroën se atrasou em relação às outras empresas e com seus veículos ainda com componentes de madeira seus modelos eram considerados ultrapassados, mas por ainda conter partes de madeira a empresa vendeu muitas unidades, devido o baixo custo e leveza do veículo eram os pontos forte da marca.
Para recuperar o tempo que perdeu André Citroën resolveu criar um modelo inovador, algo diferente de todas as outras marcas em relação a carros para competição e criou o Traction Avant. O novo carro tinha estrutura monobloco, direção frontal e suspensão independente nos pneus dianteiros. Foi Edward Budd que fez o protótipo em 1934.
Para ajudar a se expandir a Citroën e a Peugeot cooperarem na compra de equipamentos e materiais para a construção de seus produtos, dois anos depois de cooperação foi encerrado as negociações.
Citroën no Brasil
A empresa chegou ao país em 1991, importava seus veículos de Paris, como o Xantia, Xsara e Xm. Só no ano de 2000 foi construída a fábrica da Citroën no estado do Rio de Janeiro, trazendo toda a infraestrutura de sua fábrica cede.
O primeiro veículo fabricado no Brasil foi o Xsara Picasso, e três anos depois começou a ser fabricado o modelo C3, o modelo C4 Pallas é fabricado na fábrica do Rio e da Argentina. Hoje em dia a fábrica produz veículos e motores flex para a exportação, principalmente para países do Mercosul e Europa.
Por Matheus Prado