Ter um carro sempre foi o sonho de muitas pessoas, que visam parar de depender de transportes públicos e outros transtornos acarretados pela falta de uma condução própria. E, hoje, os meios para adquirir o primeiro carro estão facilitados, o que permite que muitas pessoas, que antes não poderiam nem sonhar ter um automóvel, possam escolher um que adaptem ao seu gosto e, principalmente, bolso.
E, ultimamente, os carros que estão sendo projetados e fabricados vêm com bastante tecnologia, tudo isso resultado de um intenso investimento em novos métodos para deixar as viagens nos carros mais seguros e confortáveis. Por exemplo, o investimento em tecnologia na direção, deixando os automóveis mais autônomos em relação ao motorista, visa tornar a viagem mais segura e com maior conforto aos passageiros.
Muitas montadoras, como a Mercedes, uma das mais conceituadas no mundo, estão investindo cada vez mais em tecnologia. Seus últimos lançamentos incluem direção simplificada e robusta e, ainda, a adoção de painéis e centrais multimídias interativas, o que deixa a sensação de dirigir muito mais tecnológica e prazerosa.
Mas, antes de se aventurar em procurar um veículo para chamar de seu, é necessário que a pessoa interessada, caso queria realmente dirigir, tenha uma carteira de habilitação, a famosa CNH. Todos sabem que, no Brasil, ela é obtida pelas pessoas com mais de 18 anos, depois, claro, de passar por várias aulas teóricas sobre as regras e infrações de trânsito, bem como se dedicas às aulas práticas nos automóveis próprios das autoescolas, para que, no dia do exame final, você possa obter a sua carteira de habilitação. E, uma das maiores dores de cabeça para quem faz aulas de direção é, justamente, a baliza, que é o ato de retirar um carro de uma vaga e recoloca-lo sem causar nenhum dano ao veículo e aos objetos em sua volta.
Nesse post, será abordado um pouco sobre o caminho a ser percorrido até a tão sonhada carteira de motorista, além de dicas sobre como fazer uma baliza com perfeição. Confira.
O Que É Necessário Para Se Ter Uma CNH?
Para começo de conversa, é necessário que o candidato a ter uma CNH precise ter atingido a maioridade, ou seja, tenha completado 18 anos, saiba ler e escrever e, também, tenha noções sobre a sua responsabilidade sobre possíveis infrações de trânsito. Tendo todos esses requisitos, o candidato deve se dirigir até um Centro de Formação de Condutores – CFC, que são as autoescolas, e dar entrada na documentação necessária. Antes de realizar as aulas teóricas, o candidato precisa passar por uma avaliação psicotécnica, no qual irão ser avaliadas suas capacidades mentais, pessoais e visuais, para poder ser atestado, enfim, a sua aptidão para dirigir.
Depois de aprovado nos testes psicológicos, o candidato pode começar a frequentar as aulas teóricas, que têm uma carga de 45 horas. Depois de cumprir essas 45 horas, o candidato pode solicitar fazer a prova teórica, que será marcado de acordo com as disponibilidade do Detran da cidade.
Para que o candidato seja aprovado, é necessário fazer 21 ou mais pontos na prova, sendo que nesse teste contém várias perguntas que variam desde o cotidiano no trânsito até regras qu envolvem infrações e placas.
Aprovado no teste, o candidato terá acesso à LADV, que irá permitir que ele possa conduzir o veículo da autoescola na companhia do seu instrutor de preferência. Mas antes de dirigir o carro, será necessário passar por cinco aulas no simulador, que irá ser o primeiro contato dele com uma situação simulada de direção. Só depois da realização dessas cinco aulas, é que ele poderá, de fato começar a dirigir um carro de verdade.
Serão 20 aulas de direção, no qual ele deverá se acostumar com a direção do veículo, com as placas de automóveis, as leis do trânsito e, claro, conhecer bem o funcionamento do veículo. Além dessas funcionalidades, é necessário que ele aprenda a realizar a baliza, que é uma das manobras cobradas no exame prático. Vencida as 20 aulas, o condutor tem a chance de escolher comprar mais aulas, caso não se sinta preparado ou já marcar o exame de direção.
Ao chegar o dia do exame, será necessário que ele vá de sapato confortável, calça e uma camiseta. Os examinadores, que geralmente são policiais civis, é que decidem o que será cobrado no exame. A baliza, logicamente, sempre estará presente. É no percurso que a coisa muda de figura. Um examinador pode, por exemplo, pedir a manobra da “ré paralela”, na qual você para o carro de ré utilizando somente a embreagem, ou pode, simplesmente, pedir uma volta simples pelo quarteirão, obedecendo, é claro, os limites de velocidade, a utilização correta das marchas e, claro, a utilização dos espelhos retrovisores, que são as maiores reclamações dos examinadores ao reprovar potenciais donos de carteira.
Geralmente, o Exame prático começa com a baliza, que é, geralmente, o terror dos alunos. Se o aluno for aprovado na baliza, ele tem o direito de seguir para a próxima e última etapa do exame, que é a do percurso. Caso ele não consiga fazer a baliza, o mesmo é reprovado e deve pagar nova taxa, depois de quinze dias, para poder realizar novamente o exame.
Depois da aprovação na baliza, o candidato segue para o percurso, no qual, como já dito anteriormente, pode ser cobrado de várias formas. O examinador quer observar a sua destreza no trânsito, se, realmente, ele possui atenção necessária para dirigir pelas ruas e estradas. E, se ele perceber que o candidato possa estar nervoso, ele pode vir a pedir algumas coisas que, normalmente, ele não pediria. Portanto, na hora do exame, o importante é estar relaxado e concentrado. Como dito, ele pode cobrar manobras simples ou complexas. Se você conseguir passar por esse estágio, parabéns! A permissão chegará em uma semana.
A Baliza
A baliza, como muitos sabem, dá uma dor de cabeça tremenda. E, para você, que está com dúvidas de como prosseguir com essa importante manobra, assista ao vídeo a seguir, que pode te ajudar com os movimentos necessários para a realização da manobra: