O campeonato automotivo mais charmoso e famoso do Mundo está prestes a recomeçar. A temporada 2010 da fórmula 1 começa no dia 14 de março, e algumas novidades prometem tornar a categoria ainda mais competitiva e emocionante.
Uma das grandes mudanças para este ano é o fim dos reabastecimentos, agora o pit stop é exclusivamente para trocar pneus ou para resolver algum eventual problema. Com isso, as potentes máquinas tiveram que ser adaptadas, os tanques ficaram maiores e os carros mais compridos. O peso dos carros, logicamente, também aumentou, de 605 kg para 620kg. Porém, agora é expressamente proibido divulgar o peso antes do inicio da prova.
Outra mudança foi imposta em relação aos pneus. Os pneus dianteiros diminuíram de 270 milímetros para 245 milímetros. Para a FIA, Federação Internacional de Automobilismo, esta mudança nos pneus vai gerar um maior equilíbrio na aderência dianteira e traseira dos carros.
Mudança significativa na pontuação
O sistema de pontuação foi significativamente alterado. Antes somente os oito primeiros pilotos a cruzarem a linha de chegada marcavam pontos. Em 2010 os dez primeiros colocados marcarão pontos. Segue uma tabela para ilustrar as diferenças de pontuação.
Sistema de Pontuação
Posição 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º
Antigo 10 8 6 5 4 3 2 1
Novo 25 18 15 12 10 8 6 4 2 1
No ano de 2010, veremos novas equipes no circo da fórmula um. A Mercedes que voltas as pistas como construtora depois de 55 anos de sua saída. A Lótus F1Racing, que também já teve passagem na categoria, inclusive com Ayrton Senna como piloto, retornando após 16 anos de sua saída. HRT F1 Team é outra equipe, esta porém nunca teve passagem na principal categoria do automobilismo mundial. Inicialmente a HRT seria chamada de Campos, mas com a compra do time por um grupo de investidores espanhóis a equipe foi denominada de Hispania Racing Team. A Virgin Racing fecha o grupo de novas equipes no ano de 2010.
Aumenta a Chance de Título Brasileiro
Mais dois brasileiros se juntam aos pilotos Rubens Barrichello e Felipe Massa. Lucas Di Grassi e Bruno Senna, sim o sobrenome é o mesmo, Bruno é sobrinho de Ayrton Senna, mais vitorioso piloto brasileiro na categoria. Luca Di Grassi correrá pela equipe Virgin Racing e Bruno Senna pela HRT F1 Team. Porém devemos depositar as esperanças em Felipe Massa e Rubinho, suas equipes são melhores estruturadas, logo, possuem mais chances de ganhar.
O Alemão Voltou
A maior das novidades, no entanto, não é as modificações feitas nos carros ou as novas equipes, ou ainda, o diâmetro dos pneus. A maior das novidades para 2010 é o retorno do maior campeão de todos os tempos, Michael Schumacher. Ele correrá pela equipe Mercedes com a companhia do compatriota Nico Rosberg e a parceria com o diretor de equipe Ross Brawn. Esta parceria fez muito sucesso certo por onde passou. Basta saber se com 40 anos Schumacher tem condições de conquistar seu nono título mundial.
Façam suas apostas pois motores vão começar a roncar.
Everton Bohn