Show de Manobras em Curitiba

Você já pensou na sua vida sem um automóvel?  Não temos muita noção de como outras gerações viveram sem ter um meio de locomoção tão mais simples como o nosso. De início sabemos que não havia muitas maneiras de transportar pessoas e mercadorias, disso surgem algumas necessidades para conseguir transportar com maior qualidade e quantidade.

História Do Automóvel

Antes do ser humano começar a pensar em alternativas, ele mesmo carregava suas mercadorias. Com a ideia da utilização de animais para carregamento algumas atividades puderam melhorar e o cavalo foi o animal mais importante para o desempenho desse meio de transporte primitivo. Juntamente com o cavalo era necessário algo que pudesse sustentar maior peso, mas que não prejudicasse tanto o animal. 

Para isso a roda foi essencial, as carruagens e a brigas romanas. Até os dias atuais o conceito básico da roda ainda é usado, cada vez com mais eficiência. Com a industrialização as pessoas desejam cada vez mais velocidade e menores tempos para atravessar grandes distâncias.

Foram muitas invenções necessárias para que possuíssemos tecnologia suficiente para produção de carros como conhecemos hoje. O grande divisor de águas é sem dúvida o motor a combustão. Já que o motor a vapor não conseguia fazer grandes trajetos sem repor o carvão e tinha necessidade de um grande espaço para colocar os carvões. Foram tantas tentativas por parte dos inventores, o primeiro automóvel foi desenvolvido em 1771 e logo em seguida já houve uma batida, mesmo com o carro não passando dos 15 km/h. Em 1834, o carro já chegava a 27 km/h e infelizmente matou a primeira pessoa em uma acidente.

Esses primeiros veículos eram a vapor e isso o deixava totalmente complicado devido ele conseguir se locomover somente por 100 metros. Depois do motor a combustão, Henry Ford conseguiu alterar alguns componentes que poderiam ser utilizados nos carros e assim fabricou o primeiro automóvel com esse motor, revolucionando todo o mercado automobilístico.

Com o tempo muitas outras famílias, que já possuíam fábricas de outros produtos resolveram investir nos automóveis. Essa modificação foi incrível, trazendo dezenas de modernidade para a população. A Inglaterra que tinha ficado um pouco para trás, tentou logo correr atrás para  não perder a corrida das marcas mais famosas. 

Enquanto isso nos Estados Unidos, a disputa se manteve bem acirrada entre General Motors, que se tornou a atual Chevrolet, com a Ford e outras marcas que foram surgindo ao redor do mundo. 

General Motors

General Motors

O que torna a indústria automobilística tão especial é o quanto ela consegue empregar pelo mundo afora, o quanto eles modificaram a maneira de produzir é um fato surpreendente. Sempre estudamos sobre o Fordismo e o Toyotismo, vindos das próprias máquinas, mas você realmente sabe o que cada um significa?

Fordismo

Modo de fabricação que tentava produzir o máximo possível através de linhas de montagem que foram a principal forma de gestão do começo do século XX até o fim da década de 80. O intuito é que fossem produzidos mais e mais automóveis e com isso diminuíssem os custos e o lucro de Henry Ford fosse alto.

Tentava usar das máquinas semi-automáticas para conseguir um carro pronto em poucos minutos. O operário se tornou basicamente uma peça da produção onde fazia somente uma função, mas mesmo assim Ford aumentou o seu salário a fim de que o próprio funcionário conseguisse comprar um carro de sua linha.

O primeiro carro a ser produzido nesse modelo foi no ano de 1914 e trouxe muitos investimentos, principalmente para novas instalações industriais e ainda sim conseguindo tornar um carro mais acessível para a sociedade. Infelizmente a qualidade também não era das melhores devido a todo o processo de barateamento.

Logo os carros da Ford se difundiram por todo mundo, garantindo muito lucro para a empresa, sendo produzido somente o modelo T na cor preta para a padronização. Isso influenciou em todo o país e em toda a economia melhorando a vida de muita gente e de outros setores como o siderúrgico e o têxtil.

Ele entrou em declínio no final dos anos 60 com o aumento de outras marcas e principalmente com um novo modelo de gestão mais eficiente, o Toyotismo.

Toyotismo

Toyotismo

Toyotismo

Era um modelo de fabricação bastante interessante para época, onde diversos países passavam por crises de muitos produtos padronizados e poucas pessoas querendo comprar, gerando grande desperdício e com isso muita insatisfação dos clientes.

A Toyota nasceu no Japão mas se difundiu principalmente por seus princípios de produzir somente o necessário de acordo com que o cliente desejar. Mesmo ainda tendo empregados especializados, eles sabem realizar outros processos para que a falta de um prejudique toda a produção. Além disso prega a total qualidade do produto, como não há desperdício os custos nem sempre saem tão caros.

Girava em torno do Just in Time que era a produção no tempo certo e no Lean que seria o zero desperdício.

Automobilismo No Brasil

O primeiro carro a chegar no Brasil teve como proprietário Henrique Santos Dumont e o primeiro acidente de automóvel ocorreu com o escritor Olavo Bilac alguns anos depois. Somente na década de 30 e 40 que começaram a investir em rodovias, já que cada vez mais o sucesso vinha junto com as indústrias. Cada vez o número de carros aumentavam e o de acidentes também.

Durante o governo de Juscelino Kubitschek houve um grande incentivo para que as montadoras viessem se estabelecer em nosso território, a Ford se estabeleceu aqui em 1919, General Motors 1924 e a Volks que também foi umas das mais importantes e logo ganhou o povo com o fusca e a brasília. Outras foram chegando aos poucos e com isso os investimentos em estradas aumentaram, deixando de lado as ferrovias que eram tão importantes na época e ainda deveriam ser. 

De início era bem básico, somente a montagem mesmo, com os componentes vindo todos do exterior, somente mais no final do século XX que algumas delas começaram a se desenvolver totalmente no Brasil, criando modelos específicos para nós.

Show de Manobras Em Curitiba

Em todo lugar do mundo existem pessoas corajosas, que gostam de se aventurar.  Os automóveis são um dos preferidos, fazendo rali ou então manobras por aí. No Brasil não é diferente, temos diversas competições seja de corridas ou então shows de manobras. Na cidade de Curitiba todos os anos há um festival de arrancadas que é considerado o evento oficial brasileiro, onde tem diversas manobras como mostrado no vídeo abaixo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Shows

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *