Exposição de Motos

Não é novidade para ninguém que os automóveis vieram para facilitar a vida das pessoas no nosso planeta. É praxe do ser humano tentar conseguir adaptar tudo o que for possível para ajudar em suas tarefas diárias. Podemos observar isso de maneira bastante fácil na época que os nossos primeiros ancestrais começaram a habitar o nosso planeta: vale lembrar que, naquela época, tudo era muito mais difícil de se conseguir, tal como a alimentação e se defender dos animais e dos fenômenos da natureza.

Mas qual foi o pontapé inicial para que os seres humanos começassem a perceber que adaptar a natureza para as suas demandas seria uma coisa acertada? Bem, segundo os pesquisadores, naquela época, era muito difícil pegar os animais numa caça, já que os seres humanos não tinham muita força contra os animais selvagens. Foi a partir daí que ele começou a ter uma noção maior sobre poder construir coisas utilizando a própria natureza para isso: as machadinhas e as lanças começaram a surgir de uma maneira artesanal.

A Evolução

Depois de milhares de anos, onde esses itens foram sendo cada vez mais aperfeiçoados, chegou a hora de tentar criar um dispositivo que pudesse ajudar os nossos ancestrais a carregarem grandes e pesados objetos de um lado para outro. Durante esse experimento, foi criado o conceito que é hoje amplamente usado em vários lugares: a roda. Inicialmente, a roda nada mais era do que um tronco de uma árvore tombada que, colocada embaixo dos objetos, os fazia deslizar de forma melhor pelo terreno. Além disso, ajudava no transporte nos rios também, pelo fato da madeira boiar na água.

Inclusive, muitos acreditam que os grandes monumentos da antiguidade foram construídos utilizando o princípio da roda, carregando os grandes objetos de um lado para outro. Com o passar do tempo, a tecnologia foi chegando na roda também e, assim, ela foi adquirindo a forma que conhecemos hoje. E, a partir da criação da roda, surgiram os primeiros meios de transporte que foram os percursores dos veículos que temos acesso hoje.

Podemos dizer sem sombra de dúvida que as carroças e charretes foram os primeiros veículos que vieram para os seres humanos  e abriram a porta para a indústria inovar e, assim, conseguir desenvolver os veículos que possuímos hoje.

Não podemos nos esquecer, também, que as rodas também equipam uma classe de veículos que está cada vez mais presente em nosso cotidiano: as motos! E, no nosso artigo de hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre as motos, bem como, também, um vídeo sobre exposição de motos. Confira a seguir:

A História Das Motos

As motocicletas foram vistas como a evolução natural das bicicletas que temos conhecimento, já que, esses veículos de apenas duas rodas já faziam sucesso antigamente, por não depender de um animal para ser a tração principal deste, ficando a cargo somente do próprio ser humano em suprir energicamente a bicicleta.  Aliás, é um dos instrumentos de exercícios mais recomendados para quem quiser estar em dia com a balança.

Em uma definição mais técnica, a moto é um veículo que possuí duas rodas e tração traseira,  que é dotado de um motor que pode propiciar a sua auto locomoção, bem como, também, pode desenvolver velocidade de cruzeiro com uma relativa segurança e um conforto maior que o da bicicleta, já que não é necessário que o corpo humano faça esforço para poder manter esse veículo em funcionamento.

Uma das grandes vantagens que a moto apresenta é, justamente, conseguir economizar combustível, por gastar minimamente, bem como, também, ser mais rápido que o automóvel, além de ter um preço de manutenção bastante baixo. Isso não diz que todas as motos são econômicas, é bem longe disso: algumas motos podem até gastar mais do que veículos que já são de conhecimento do grande público por serem “beberrões” demais.

O Século XIX

Os conceitos que viriam a ser utilizados nas motos surgiram durante o século XIX, quando foi obtida a tração traseira, que possibilitou grandes avanços nesse sentido. Mas existia um problema que passaria a ser solucionada com a criação das motocicletas: estamos falando das rodas: naquela época, elas eram feitas de madeira ou de ferro, o que aumentava e muito o peso do automóvel.

Michelin

Michelin

Mas pesquisadores começaram a pesquisar uma maneira de deixar a roda mais leve e que não pudesse influenciar negativamente no peso da motocicleta.

Foi aí que dois irmãos pesquisadores, André e Édouard Michelin desenvolveram um tubo de borracha que poderia ser inflado e acoplado à roda de madeira ou de ferro. Nascia, aí, o pneu que conhecemos hoje. Nascia, também, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo: a Michelin.

Nos EUA

Nos Estados Unidos, fora criada uma versão da motocicleta que, entre os seus principais atributos, estava um motor de cilindros que era movido à vapor, tal qual os trens. Pode ser considerado como a primeira moto da América por conta de seu motor, já que, ao vivo, ela era uma bicicleta comum mesmo.

O motor de combustão interna, adotado tempos depois, foi o que prevaleceu e fez com que a moto chegasse ao status que possuí hoje. Durante o século XX, diversos desses veículos chegaram ao mercado, tanto doméstico quanto o de esportes, já que era bastante comum o uso das motos para diversos tipos de competições. Em 1902, foi criada a motoneta, que passou a ser conhecida no mundo inteiro pelo seu nome “Vespa”, que é vendido até hoje como uma moto clássica.

As motos europeias eram mais famosas que as estadunidenses por possuírem pesos mais leves e, assim, sendo mais confortáveis para dirigir.

Confira, a seguir, um vídeo sobre a exposição de motos:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Motos · Salões

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *