Feira da Mecânica

Origem

Com o Plano de Metas para modernizar o país no otimismo econômico do governo de Juscelino Kubitschek, nasce em 1959 no Brasil a Feira da Mecânica Nacional. Caio Alcantara Machado, fundador da Alcantara Machado Feiras de Negócios, tomou a iniciativa de organizar a feira, sob o apoio de Einar Kok, o presidente do Sindimaq (Sindicato da Indústria de Máquinas do Estado de São Paulo).

Eventos

Eventos

Entre 14 e 29 de novembro deste ano (1959), ocorreu o primeiro evento, no Pavilhão da Indústria, localizado no Parque do Ibirapuera – São Paulo. Nesta edição, foram reunidas 220 pessoas que expuseram suas máquinas, e cerca de 200 mil visitantes, que se atraíram pela possibilidade de conhecer o que se produzia no Brasil, que naquela época, se baseava nos setores metalmecânico, elétrico, eletrônico e de transportes, e mais outros. A próxima edição ocorreu em 1961 durante duas semanas inteiras, e contou com 229 expositores e cerca de 150 mil visitantes melhor qualificados, e assim, começava a exercer o seu papel de promotor de negócios. Essa diferença de aproximadamente 70 mil se deu pelo fato de já não mais haver a curiosidade como atrativo.

Anhembi

Foi na quarta exposição, em 1963, que se iniciou a participação de expositores internacionais. No caso, três empresas argentinas e uma mexicana. Nesta feira, houve uma área individual para a 1ª Feira da Indústria Eletroeletrônica – a FIEE. Ela foi então, o iniciador da chamada Feira Internacional da Indústria Elétrica e também da electronicAmericas. A Feira da Mecânica Nacional começou a usar essa freqüência de dois anos, sendo realizada no Ibirapuera mesmo até 1966. Já em 1972, a Feira começou uma nova fase e se transferiu para o Pavilhão de Exposições do Anhembi. Com 270 expositores e uma duração de 10 dias, ela se tornou setorial, não sendo mais aberta, mas destinada apenas ao público profissional.

Em 1976, quando já tinha 493 expositores e tendo de dividir o pavilhão do Parque Anhembi com a Feira da Indústria Eletroeletrônica, a Alcantara Machado anunciou então, a separação dessas duas feiras, além da parte de refrigeração e ar condicionada – que gerou a atual Febrava (Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar). A separação se realizou em 1978, sendo possível a setorização das exposições Mecânicas. Um acontecimento marcante aconteceu durante a 13ª edição, no ano de 1980, quando foram agrupadas máquinas-ferramenta em um espaço específico, surgindo assim, o seu terceiro embrião, que ficou independente só em 1989, chamado hoje de Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura – Feimafe. Seis anos depois, 1986, os fabricantes de máquinas para plásticos causaram o surgimento de outro embrião da feira, gerando a Feira Internacional da Indústria do Plástico (Brasilplast), em1987.

Hoje

Cerca de 1992, quando estava com 922 expositores, dos quais 635 são brasileiros e 287 estrangeiros, o evento Feira da Mecânica se preparava para se mudar para abrangência não só nacional, mas também internacional. Isso se concretizou em 1994, na 20ª edição, quando, quanto ao nome, passou de Feira da Mecânica Nacional para Mecânica – Feira Internacional da Mecânica.

Feira da Mecânica

Foi a Mecânica que deu origem às feiras industriais no Brasil. Estes eventos nasceram na era da grande produção. E hoje, dentro da globalização e numa era de produção personalizada, o evento se tornou um dos mais importantes deste setor na América Latina e um dos mais tradicionais do mundo todo. O último evento, o 28º, aconteceu nos dias 11 a 15 de maio, no Parque de Exposições do Anhembi, com uma visitação exclusiva para industriais, comerciantes, compradores e técnicos do setor e afins, sendo proibida a entrada de menores de 16 anos. Lá, foi recebido um total de 117.734 visitantes e 1.969 expositores.

Mais informações ou dúvidas, acesso o site da Mecânica: http://www.mecanica.com.br/

Samuel

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Feirões

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *