Tuning do BMW M5

Não é novidade para ninguém que os carros fazem parte da vida das pessoas. Nesse sentido, a origem dos automóveis só teve um aval da humanidade quando esta percebeu que, realizar algumas atividades demandava muito, mas muito esforço e tempo. Como nós somos dotados de um cérebro que pode raciocinar a níveis nunca antes vistos, é natural sempre buscarmos facilitar o nosso trabalho.

E, nesse sentido, algum ser humano, milhares de anos atrás, descobriu que, objetos que pudessem ser rolados conseguiam ir mais longe, dependendo de menos recursos físicos e também econômicos. Desse pensamento, a roda surgiu: na verdade, eram grandes tocos de madeira que era colocados embaixo dos objetos que se desejava que fossem movidos de um local para outro. Com o tempo, perceberam que a construção de rodas era mais fácil do que usar um toco de madeira para tal. E, assim, as rodas começaram a ganhar a confiança do ser humano.

A Roda

Basicamente, podemos dizer que a invenção da roda é, para os seres humanos, o mesmo que a descoberta do fogo, já que, naquela época, não se conhecia nenhum método para que se pudesse fazer com que os objetos pudessem ser mais facilmente carregados de um lado pra outro. Inclusive, os historiadores acreditam que as pirâmides só puderam ser construídas com a utilização das rodas, que fizeram possível a movimentação dos enormes blocos de pedra que ornamentam algumas partes do Egito antigo.

Alguns blocos costumam pesar mais de dez toneladas, o que deixa ainda mais intrigante a missão de definir como as pirâmides foram erguidas (muitos acreditam que foram extraterrestes os responsáveis por tais obras).

Mas, voltando aos veículos, eles foram a prova viva de que o ser humano sempre buscou melhorar e deixar a sua vida mais prática, para quase todo tipo de serviço que ele possa vir a fazer. Nesse aspecto, não podemos deixar de notar o quanto a genialidade humana nos fez conseguir chegar onde estamos, hoje.

Quem pensaria, há 100 anos atrás, que um dia poderíamos ultrapassar as barreiras do nosso Sistema Solar? Hoje isso é possível, haja vista que o primeiro artefato humano está hoje nos confins do Sistema Solar: estamos falando da espaçonave Voyager, que, lançada em 1977, ainda hoje manda sinais à Terra e, segundo seus dados, ela se encontra hoje a 1 Unidade Astronômica de distância do nosso planeta, algo que pode ser convertido facilmente para um bilhão de quilômetros de distância.

A Ciência E A Humanidade

Além dos ganhos científicos, a nossa humanidade sempre reinventou os meios de transporte, que começaram com o uso de veículos com tração animal (ainda sendo utilizada nos dias de hoje), passando depois para o desenvolvimento de uma tração que não dependia mais do uso de animais para funcionar: nascia aí o motor à vapor, funcionando, basicamente, na queima de carvão e lenha, motor esses que foi crucial para a criação de um novo modal de transporte: o ferroviário.

Anos mais tarde, quase no fim do século XIX, é que as pessoas começaram a perceber a necessidade de se desenvolver um motor menor, mas com capacidade de desempenho superior. Foi aí que os motores à combustão surgiram, e começaram a equipar não somente os nossos carros, mas também diversos maquinários empresariais. Foi a partir daí que o automóvel começou a aparecer, de fato. Deve-se agradecer a ninguém mais ninguém menos do que o engenheiro Henry Ford que, apesar de não ter sido o inventor oficial do carro que conhecemos hoje, as suas atitudes para com os veículos foi de uma nobreza extremamente incrível: ele sempre acreditou que os carros deveriam ser acessíveis para todas as classes sociais e, para isso, desenvolveu um modelo no qual as pessoas poderia comprar e não se endividarem mais tarde.

Henry Ford

Henry Ford

Além desse projeto, Ford desenvolveu uma maneira de sua empresa produzir muito mais em um espaço de tempo: criou a linha de produção, onde as pessoas tinham uma única especialização para poderem trabalhar somente naquilo, com o propósito de criar várias peças iguais para vários outros carros. Com isso, Ford conseguiu a proeza de diminuir o tempo estimado para a produção de seus veículos de doze horas para míseros quarenta segundos! Isso também foi determinante para que Ford conseguisse oferecer o seu veículo pelo módico preço de 900 dólares.

E assim foi o início da indústria automobilística nacional, com o aparecimento de diversos tipos de empresas que estavam dispostas a brigar entre si em busca da preferência do público. Uma delas é a BMW.

A BMW

A BMW nada mais é do que uma empresa reconhecida no ramo dos carros de luxo, justamente por oferecer modelos requintados que destoam de diversos modelos mais comuns nas ruas. A companhia foi fundada na Alemanha, um ano antes da Primeira Guerra Mundial eclodir, em 1917. Por conta de seus carros, é uma das principais marcas de esportivos luxuosos de todo o planeta, guardando sob o seu manto industrial as marcas Mini, Rolls Royce, Motor Cars e, claro, a própria BMW.

A BMW prova e muito o seu valor com os veículos de várias maneiras. Uma delas é, por exemplo, o apreço da população por carros da BMW que são mais antigos: mesmo com uma idade avançada, os modelos não perdem o seu valor exageradamente, além de sempre ter fãs e colecionadores da marca dispostos a desembolsarem altos valores pelos modelos.

Os Diferenciais da BMW

Um dos diferenciais da BMW para o resto de seus concorrentes é, justamente, a peculiaridade que reside no ato de a empresa planejar, fabricar e vender ela mesma seus produtos, sem, necessariamente, precisar de um mediador para ficar a cargo de alguma função. É assim, também, que a política da companhia chega às demais marcas que estão sob o seu controle, também.

Antigamente, era sob sua administração que a Land Rover chegou hoje ao que é ao mercado, apresentando um grande conceito de luxo com desempenho. No entanto, quem cuida da marca atualmente é uma montadora indiana, a Tata Motors.

Caso queria conhecer um BMW M5 tunado, confira o vídeo a seguir e, se você já curte as artes de Tunning, se delicie.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros Tunados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *