Os chineses estão em todos os lugares. Pelo menos em todos os mercados. Se antes o país asiático era um mero exportador de matéria-prima e produtos sem valor agregado, agora além de exportadores de produtos manufaturados, eles conseguem se inserir em qualquer mercado e desbancar marcas velhas no mercado.
Um exemplo é quanto ao mercado automobilístico. Os chineses estão vendendo carros muito abaixo do preço de suas concorrentes americanas, italianas e alemã aqui no Brasil.
O J5, da chinesa JAC é um bom exemplo. O sedã médio da chinesa veio para competir com figurões como o Vectra, Sentra, Corolla e Civic. Com um preço médio de R$60 mil reais, completo de fábrica e com seis anos de garantia, o carro chinês veio para desbancar o receio dos brasileiros em comprar um carro de uma marca ainda desconhecida no mercado nacional. O carro possui um câmbio manual de cinco marchas, motor 2.0 flex de 16 válvulas, atingindo 188km/h de velocidade máxima.
Essa foto do J5 vermelho na penúltima fileira tá massa. Caramba, que carro lindo. Eu li ficha a técnica do carro também, ele é realmente grandão… O motor é 1.5 e tal, mas na cidade náo tem problema. Se tivesse um carrão desse ia é querer exibir ele, não levar ele pra praia pra enferrujar!