Os brasileiros são loucos por carros, isso ninguém mais questiona. Seja pelas ruas das cidades, onde é possível encontrar verdadeiras obras de arte sobre quatro rodas circulando em forma de carros personalizados e tunados, seja nos domingos pela manhã quando aficionados por velocidade passam horas acompanhando os Grandes Prêmios de Fórmula 1, podemos compreender a paixão dos brasileiros por automobilismo.
Dentro deste segmento, outra paixão são os veículos antigos e neste setor, o nome Vemag é sinônimo de automóveis clássicos. A história da Vemag começou no ano de 1952, na cidade de São Paulo, que nesta época já tinha larga experiência na montagem de veículos Studebaker, caminhões Scania Vabiss e tratores Ferguson.
Mas o símbolo maior da Vemag foi, sem dúvida nenhuma, a perua F-91, derivada do sedã alemão e equipada com mecânica DKW e que possuía formas e faróis arredondados e uma curiosidade: portas que se abriam no sentido contrário. O apelido do modelo era “Risadinha”, graças a sua grade dianteira com barras que lembravam uma boca sorrindo.