Carros Turbo

Décadas atrás, o uso de turbo compressor era um item muito pouco conhecido e poucas pessoas que o utilizavam.  Naquela época um conjunto turbo era associado de grande investimento e poucas pessoas eram sequer capazes e capacitadas para instalação. Assim com o passar dos anos, a importação tornou-se mais fácil, fazendo com que o turbo ficasse mais acessível, graças à flexibilidade da importação. Então as antigas receitas de alterações mecânicas foram deixadas de lado dando lugar a implantação do turbo, pois isso é uma solução mais simples. Em paralelo a isso, empresas do Brasil começaram a produzir conjuntos, adequando-se seus produtos aos veículos nacionais de forma mais precisa.

Jogos

Turbo Vs Metodos Auxiliares

Hoje em dia, a principal forma de se extrair maior potencia do motor sem grandes modificações internas é instalar uma turbina no mesmo. Com o turbo é possível dobrara a potência do motor, sem nenhuma outra modificação. Mas existe o outro lado, as peças internas, podem (mas nem sempre) ter sua durabilidade reduzida a um nível considerável. Visando isso, é crucial a escolha de um bom profissional pra instalação e o bom acerto do motor, para evitar desgaste ou quebras prematuras, para você não ficar na mão.

Existem duas formas de se extrair potencia extra do motor. A primeira é por diversas maneiras como aumento do tamanho do cabeçote, aumento da cilindrada, comando de válvulas, afinação da carburação, ignição.  A utilização desses “caminhos”, anteriormente citados, em conjunto produz resultados, porém o custo é alto e dá trabalho, e ainda mais requer mais especialização e conhecimentos técnicos.

Carros Turbo

Principio do Funcionamento do Turbo

Não existe nenhuma mágica envolvendo o turbo do carro.  O seu princípio e funcionamento são muito simples. Basicamente, podemos apresentá-lo por duas formas: os caracóis. O primeiro componente normalmente chamado de parte “quente” ou simplesmente turbina. Nessa parte existe uma hélice que movimenta pelos gases de escape, tal hélice é ligada a um eixo que irá acionar a segunda hélice da parte fria, ou caracol, que utiliza uma geometria apropriada de pás, que aspira grandes quantidades de ar para o seu interior. Como o próprio nome diz o compressor tem o papel de comprimir o ar e injeta-lo dentro do morto e é aí que surge a mágica. Quanto maior a quantidade, maior a quantidade de combustível necessário, e por tanto, maiores explosões dentro dos cilindros, dando assim a tão querida potência extra.

Tuning

Pontos de Atenção

As turbinas dependem muito do giro do motor. Turbinas pequenas têm respostas mais ágeis, mas não são próprias para pressões elevadas. Usar turbinas pequenas, para viagens pode ser desconfortável, pois elas estão sempre cheias e o motorista não consegue andar numa rotação compatível como transito, isso faz com que consuma muito combustível e além do que a vida útil da turbina diminui. Outra questão, tão importante quanto o tamanho é a pressão. Ela determina tanto a potencia quanto a vida útil do kit. Para um motor originalmente de gasolina, deve-se utilizar pressão de no máximo 0.8 bar sem problemas. Já num carro a álcool não deve passar de 0.4 bar.  Tal fato deve de que o motor a álcool é tem uma taxa de compressão maior que os motores a gasolina.

Ficou claro, que um turbo não é tão simples e existem outros pontos a se falar também, mas quem sabe num próximo post.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros Tunados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *