A palavra Tuning vem do inglês e significa algo como personalizar ou otimizar. A tunagem vai muito mais adiante do que somente aumentar a velocidade nos velocímetros também é uma forma de deixar o carro com o visual que você sempre desejou. A seguir vamos explicar um pouco mais a respeito de como o tuning pode transformar o seu carro e te ajudar a deixa-lo personalizado.
Alterações
A palavra-chave que está ligada a tining é com toda certeza a palavra alteração. Para muitas pessoas o car tuning (personalização de carros) é uma espécie de passatempo. Basicamente se trata de fazer alterações de características que são inerentes ao veículo de maneira que ele se torne um carro personalizado.
Em geral o objetivo do tuning é dar um pouco da personalidade do dono. Pode ser uma prática realizada para agregar mais valor a um carro além de potencializar algumas características de segurança e desempenho. Um carro que passa por tuning se torna um carro único e diferenciado.
A Prática de Tuning
Essa prática pode ser realizada em praticamente em todas as partes de um carro como as suas rodas, pneus, motor, escapamento, áudio, carroçaria entre outros. Uma curiosidade é que em busca da personalização algumas pessoas chegam a investir um valor mais alto que o valor do próprio carro. Esse valor é gasto em peças e na mão-de-obra, quem não tem experiência com carros deve contratar um profissional para fazer as alterações.
Dentre as peças que podem envolver esses gastos estão acessórios como neon, parachoques, sistemas de NO2 (óxido nitroso) entre outros. Os componentes que são trocados podem chegar a ter um valor acima do valor do carro porque são peças que não são desenvolvidas para aquele carro especialmente ou mesmo porque são peças com um caráter único e exclusivo.
Além da Beleza
Muitas pessoas acreditam que a prática do tuning tem a ver somente com a aparência do carro, ou seja, com o objetivo único de torna-lo mais bonito, contudo, não é bem assim. As alterações que são feitas com o objetivo de personalizar o carro devem também adicionar novas características que tornem o carro mais potente sem deixar de lado a segurança e o comportamento.
As mudanças realizadas nos carros tunados podem ter inspiração em competições como o Campeonato de Super Turismo Europeu ou então a Stock Car. Essas competições tiveram um papel crucial na disseminação do tuning a nível mundial. A franquia de filmes “Velozes e Furiosos” também teve grande participação na criação do status de importância do tuning.
O Início de Tudo
O tuning começou a se disseminar na França, as pessoas começaram a comprar peças e fazer mudanças das mesmas em suas carros. O mais curioso é que os carros em questão em geral eram carros de pessoas mais humildes que faziam modificações pelo prazer de mexer no carro e ter uma “máquina” mais pessoal.
Hoje em dia o tuning é um conceito bem diferente uma vez que a prática passou a ser associada com pessoas com maior poder aquisitivo e carros esportivos. A prática é mais difundida em países como Japão, França e Estados Unidos. Quem investe nessa personalização geralmente tem mais dinheiro para tal.
Tuning Brasileiro
Em nosso país o tuning se tornou mais conhecido e praticado a partir da franquia de filmes “Velozes e Furiosos”. Antes dos filmes a modificação de carros era algo limitado e pequeno devido a pouca disponibilidade de acessórios e equipamentos. Também não havia a cultura de tunagem em nosso país.
O foco estava em competições de som automotivo antes do brasileiro conferir todo o visual e velocidade dos carros do filme “Velozes e Furiosos” lançado em 2001. Foi com o passar do tempo que as mesmas pessoas que estavam interessadas em competições como arrancada começaram a se interessar por outros tipos de competições especialmente a estética. Dentre os acessórios que mais agradaram aos brasileiros foram as rodas, xênon, suspensão e neon.
Depois da estreia do filme no Brasil passaram a surgir nas bancas diversas publicações com foco em modificações de carros. Os carros passaram a ser preparados para ter mais força, beleza e velocidade. As publicações ajudaram a tornar o carro estético e modificado o novo sonho de consumo do brasileiro que sempre foi apaixonado por tunagem.
O Mercado de Tuning
O tuning foi ganhando cada vez mais espaço na mídia e nos carros de maneira que o mercado acabou sendo expandido. Os setores que passaram a ter mais ganho com isso foram os de peças e acessórios. O setor de serviços também foi aquecido especialmente nos casos de alterações mais difíceis de fazer por si mesmo no carro.
Atualmente já existem sites e lojas especializados nesse segmento. Lojas que possuem departamentos voltados a um público que está em busca de ter um carro mais completo e diferenciado. Trata-se de uma atividade bastante dinâmica e que movimenta muito dinheiro de maneira que quem tem alguma atividade direcionada nesse sentido tem muito a ganhar.
A Internet e o Tuning
As novidades em termos de tunagem surgem com grande rapidez e a difusão da internet contribui para que essas novidades cheguem ao grande público. Os meios de comunicação em especial os sites especializados em assuntos automobilísticos tem grande participação nessa rapidez.
Um dos públicos que mais tem se mostrado afeito a questão do tuning é o público jovem que por sua vez é também um público que tem grande interação na internet. Com o crescimento da atividade de tunagem no mundo como um todo foram criados fórus e clubes com interesse voltado especialmente para essa questão.
Tuning no Mundo
Atualmente o mundo todo conhece e tem adeptos da prática do tuning, como já dissemos acima os países que mais se destacam são Estados Unidos, França e Japão. Contudo, outros países merecem ser citados como países em que o tuning tem se desenvolvido como Alemanha e Portugal. É interessante observar como a tunagem tem uma certa padronização em cada país, cada cultura assimila a modificação dos carros de uma maneira bem diferente. E você também é adepto da prática do tuning?
É quase impossível não admirar um carro tunado cruzando a nossa frente no trânsito e pelas ruas de qualquer cidade. Nos vemos tão envolvidos com a beleza de alguns modelos que não resistimos, damos o braço a torcer e viramos o pescoço para notar os detalhes, quando até mesmo chegamos a arriscar a sacar o celular e tirar algumas fotos, no melhor estilo tiete.
Apesar dos carros tunados terem mais evidentes a sua estética externa, com pinturas e acessórios que incrementam e diferenciam o visual dos carros, muita coisa fica dentro deles, e são equipamentos que também contribuem para deixar o possante ainda mais bonito.
Os velocímetros, por exemplo, são equipamentos que ganham status de preferidos por quem gosta de tuning, pois além de serem funcionais e desempenharem papel importante na demonstração de informações para o piloto, ganham um requinte extra com luzes neon, dispositivos digitais e lugar de destaque no painel do carro.