É uma ferramenta de serviço que permite que o operador coloque uma carga em uma transmissão, uma vez que foi retirado do veículo. Com o uso de um dinamômetro, a transmissão de um veículo é diferenciada, bem como os componentes de transmissão, como o corpo de válvula e o conversor de torque podem ser devidamente explorados durante toda a faixa de velocidade. As deficiências podem ser detectadas antes que a transmissão é reinstalada e uma avaliação real das condições de funcionamento de uma transmissão pode ser realizada. O dinamômetro é o teste de qualidade final antes de uma transmissão ser colocada em serviço.
O principal componente de um sistema de transmissão é o dinamômetro da bancada da transmissão. O banco de transmissão consiste no estande, um dos principais motores (elétrico ou hidráulico), e uma unidade de absorção.
Os dinamômetros usam uma variedade de fontes de energia como forças vivas, mas as unidades hidrostática e o acionamento de motores elétricos são dois dos mais comuns utilizados.