Teto Solar para Carros

Um teto solar de automóvel é uma abertura fixa ou operável (deslizante) numa cobertura, que permite que a luz ou o ar fresco entre no compartimento de passageiros. Os tetos solares podem ser operados manualmente ou movidos a motor, e estão disponíveis em diversas formas, tamanhos e estilos.

Teto Solar

Teto Solar

Os tetos solares, por definição são opacos e deslizam para permitir que o ar fresco venha dentro do habitáculo. Hoje, a maioria das opções de teto solar apresentam um painel de vidro e às vezes são comercializados como teto lunar, um termo introduzido em 1973 por John Atkinson, gerente de marketing da Ford.

A Abertura do Teto

Abertura do Teto Solar

Abertura do Teto Solar

Os sistemas de abertura de teto pode ser manual ou elétrico, enquanto que a maioria dos sistemas é elétrica ou eletrônica. Os tetos solares manuais podem ser acionados por alavanca, como a alavanca de vidros, manual ou operado por sistemas deslizantes. Os sistemas de teto solar elétricos são geralmente acionados por um motor e apresentam alguma forma de deslizamento de abertura. A maioria desses sistemas hoje são elétricos e tem embutida uma combinação ou uma configuração tipo alçapão, depois de aberto.

Como Podem Ser Instalados os Tetos Solares

Instalação Teto Solar

Instalação Teto Solar

Os sistemas de teto solares podem ser um equipamento original vindo junto com o veículo em sua fabricação, ou ser um opcional de fábrica, ou seja, fornecido pela fabricante do veículo mediante um pagamento superior à versão normal comercializada, conhecida como standard, ou instalado por um profissional da concessionária ou ainda em estabelecimentos especializados, para atender clientes no varejo. Uma vez que o veículo sai da linha de montagem, a opção de fábrica não pode mais ser integrada à cobertura do telhado, fazendo apenas a opção de reposição, caso o vidro venha a se quebrar, por exemplo.

Tetos solares abertos em algumas ocasiões levaram a quebrar-ins usando crianças pequenas, para brincadeiras como o preenchimento interior de um carro com amendoim isopor.

Conteúdo

Os sistemas de teto solar estão disponíveis em diversas formas, tamanhos e estilos, e são conhecidos por muitos nomes diferentes. Os termos geralmente aceitos na indústria são as seguintes:

Os tetos solares tipo janela são simplesmente um painel operado manualmente, através de inclinação. A ação de basculamento proporciona uma abertura no telhado, ou uma abertura completa quando o painel é acionado. Esse tipo de dispositivo pode ser instalado na maioria dos veículos, e são relativamente baratos. Os exemplos deste tipo de dispositivo incluem painéis de metal, que geralmente são instalados apenas nas oficinas de personalização e os tetos solares provenientes de fábrica tem sua composição em acrílico.

Teto Solar Spoiler

Teto Solar Spoiler

Teto Solar Spoiler

Este tipo de teto solar combina as características do tipo alçapão com os de um sistema de teto retrátil. Eles inclinam para proporcionar maior ventilação, exigindo pouco espaço livre para que o teto solar possa ser acionado. Este tipo de teto solar normalmente não fornece abertura muito grande, como outros sistemas de teto solar. A maioria dos tetos solares atuais possuem acionamento elétrico, com recursos opcionais que melhoram a funcionalidade do dispositivo.

Teto Solar Embutido

Teto Solar Embutido

Teto Solar Embutido

Os sistemas de teto solar embutido possuem um painel que desliza entre a estrutura do teto solar e linha de correr interior, exigindo uma certa perda de espaço, mas fornecendo uma abertura total do teto solar. Os tetos solares embutidos não podem ser instalados em todos os tipos de veículos, pois o painel deve deslizar e armazenar completamente dentro do teto do veículo. Historicamente, os tetos solares eram um painel de teto de metal pintado para corresponder à lataria do teto do veículo, mas a maioria hoje é composta de vidro ou acrílico, proporcionando melhor estética, maior ventilação e menores inconvenientes.

Tetos Solares Dobráveis

Tetos Solares Dobráveis

Tetos Solares Dobráveis

Os tetos solares dobráveis não são conhecidos aqui no Brasil, pois são uma tradição européia. Eles oferecem a conveniência e o conforto do teto solar, com uma abertura retrátil, tipo a capota retrátil de modelos conversíveis. O painel é feito de tecido (muitas vezes de vinil), que se dobra para trás enquanto faz o deslizamento para abrir. Depois de uma longa ausência nos mercados europeus e norte-americanos, os tetos solares dobráveis vêm experimentando um ressurgimento nesses mercados com várias novas opções instaladas de fábrica.

Tetos Solares Deslizantes

Tetos Solares Deslizantes

Tetos Solares Deslizantes

O sistema de teto solar deslizante são montados em sistema de trilhos topslider têm sido uma opção de fábrica muito popular nos modelos montados na Europa há muitos anos. Um grande painel de vidro se abre correndo em trilhos em cima do telhado, sem perda de altura livre da peça. A maioria apresentam um defletor de vento integrado, para eliminar o barulho que o atrito do vento faz ao se movimentar. Um dos exemplos mais clássicos deste tipo de teto solar, são os táxis que circulam em Londres, que são todos equipados com esse tipo de equipamento.

Teto Solar Panorâmico

Teto Solar Panorâmico

Teto Solar Panorâmico

Os sistemas de teto solar panorâmico são um novo tipo de teto solar, composto de um grande painel que oferece abertura acima dos assentos dianteiros e traseiros e os painéis de vidro podem ser operáveis através dos comandos elétricos, ou fixos, sem abertura alguma, apenas funcionando como uma janela panorâmica.

Os Usos do Teto Solar

Quem pensa que o teto solar é um equipamento que, ao contrário do que muitos pensam, pode ser muito útil no frio, em países onde qualquer raio de sol que provenha pelas janelas do veículo é muito bem vindo. Esse acessório foi utilizado pela primeira vez na Alemanha, num carro da Mercedes Benz, num sistema de teto solar de lona, que foi chamado inicialmente de ragtop.

Teto Solar

Teto Solar

Já no Brasil, a invenção demorou quase 28 anos para chegar. Em 1965 a Volkswagen instalou em seus Fuscas a novidade, sendo este o primeiro carro brasileiro a possuir esse tipo de dispositivo. Esse tipo de dispositivo sofreu um grande preconceito dentro do mercado nacional em seu início, visto que o carrinho foi chamado de Cornowagen, nem precisa dizer o porque do apelido, certo? Enfim, o acessório se tornou popular aqui na metade dos anos 80, e hoje existem muitos modelos que saem de fábrica com esse dispositivo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • para instalar teto solar no c3 quanto fica

    marcos 16 de novembro de 2013 9:02
  • Olá bom dia!

    Tenho um Ford Focus 2003 com teto solar manual (manivela) gostaria de saber se é possível alterar para teto solar embutido (elétrico) e quanto custaria isto, incluindo a mão de obra e peças?

    Fernando 22 de janeiro de 2014 9:16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *