Rolamentos

Único responsável para que motores elétricos, mecanismos de rodas como patins possam trabalhar com o menor atrito possível, e possibilitando assim que o sistema trabalhe de uma forma mais silenciosa, os rolamentos são peça importante da indústria mecânica.
Os rolamentos são parte importante desse tipo de indústria justamente por proporcionar o trabalho de mecanismos que não aguentariam muito tempo a pressão e o desgaste, ou seja, teriam de ser substituídos periodicamente, além de tornar mais simples a engenharia de montagem dos mesmos e fazer um bem danado aos ouvidos, ou será que você já imaginou o quanto desagradável seria andar de automóvel, por exemplo, sem que houvesse o rolamento da roda?

Rolamentos

Princípios

A principal vantagem que o rolamento trouxe é a de que uma vez que se precise de um movimento, é melhor que seja de forma suave, ou seja, que se rode ou gire sobre uma superfície do que se desgaste, como arrastando.
O rolamento é composto então de um conjunto de esferas que são acopladas dentro de duas superfícies lisas, que por sua vez são as responsáveis pelo movimento que o rolamento proporciona. A sustentação da carga é por sua vez parte da responsabilidade das esferas, que neste caso deve distribuir o peso para que não haja o desgaste prematuro das peças.

De Esfera

Os Tipos de Carga

Quanto ao tipo de carga a que podem ser submetidas, os rolamentos sofrem cargas radiais e axiais. Para que se entenda cada uma das forças, a axial é aquela que vai distribuída a partir de um eixo central e a radial é a que distribui sua força de um centro para fora, ou ainda, um misto das duas forças.
Num motor elétrico e em estruturas que se baseiam em polias, a carga recebida pelo rolamento é de origem radial, e que é proveniente da tensão recebida por uma ou mais correias que compõem o mecanismo.
Já a carga de cunho axial é encontrada principalmente nos bancos de padaria e cadeiras giratórias, onde a força motriz do mecanismo é concentrada num ponto só (o assento) e assim se faz a carga necessária para o funcionamento da força radial.
Falamos também da força mista entre a carga radial e axial é onde encontramos o exemplo do rolamento encontrado no cubo da roda de seu carro, onde o rolamento suporta a força axial exercida pelo peso do seu carro e através de uma estrutura baseada nos mancais finos que são responsáveis por exercer a carga radial necessária ao veículo durante as curvas.

Tipos de Rolamentos

Há uma variedade de tipos de rolamentos existentes, cada um com um determinado propósito. O rolamento de esferas é o mais comum que existe e suporta tanto cargas axiais como radiais, devendo suportar cargas de pequeno porte.
Outro tipo bastante aplicado na indústria é o rolamento de rolos, onde há um cilindro deslizando no lugar das esferas e é utilizado em aplicações que necessitam de grande carga radial, como em esteiras de transporte.

Rolos

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *