Retentores

Os retentores são objetos presentes em todos os lugares, contrariando a opinião de muitos. Tudo que se movimenta mecanicamente necessita de retentores e sem eles o mundo não girado pelos rolamentos.

Os retentores, juntamente com gaxetas e anéis têm a função principal de vedar líquidos, como óleos, graxas e outros líquidos: até mesmo água (em alguns casos). Eles também são usados com fim de evitar a contaminação desses líquidos, evitando a entrada de impurezas, além de proteger os rolamentos.

A Importância do Retentor

Existem óleos, graxas e outros tipos de fluídos encontrados no interior de uma máquina. Os retentores têm a função de reter esses fluídos para evitar a entrada de impurezas no interior das máquinas.

Essa retenção é também chamada de vedação, a qual ocorre entre um eixo rotativo e uma base estacionária, por meio de uma carga prévia da borracha do lábio de vedação, a qual pode ter ou não o auxílio realizado pela pressão da mola.

Vedação

Uma blindagem metálica é moldada com anel de borracha formando o retentor. O anel de borracha ainda possui uma seção que aloja uma mola helicoidal.

Utilização

O retentor também é conhecido como vedador de lábio porque é composto por uma membrana elastométrica, a qual tem forma de lábio, e por uma parte metálica, que se presencia na estrutura; esta parte metálica é parecida com uma mola, que permite sua fixação na posição correta para um bom funcionamento.

Automoveis

O retentor é colocado no meio de duas peças que realizam movimentos relativos entre si para que suportem variação de temperatura.

Elementos de um retentor básico

Os elementos de um retentor básico são quatro:
1. Membrana elastomérica (lábio)
1. a) Região do engaste do lábio
1. b) Região interna do lábio
1. c) Alojamento da mola
1. d) Região de cobertura da mola
1. e) Ângulo de óleo
1. f) Ângulo de vedação
1. g) Ângulo de ar

2. Mola de tração

3. Região interna do retentor, às vezes coberta por material elastomérico

4. Anel de reforço metálico (carcaça)

Substituição do Retentor – Cuidados e Dicas

Seguem quatro dicas de como substituir retentores para que não ocorra problema algum no ato.
* Quando for necessário desmontar o conjunto e nisso seja necessário desmontar o retentor ou seu eixo de trabalho, é recomendado trocar o atual retentor por um novo.

Trocar

* Sempre que um retentor for trocado, quando é mantido o eixo, o lábio do novo retentor não deve trabalhar no sulco do antigo retentor.

* Devem ser evitados riscos, sulcos, rebarbas, oxidação e outros elementos estranhos para que não ocorra uma danificação no retentor e nem acarreta vazamento.

* Quando for utilizado cola para garantir a estanqueidade entre o alojamento e o retentor, é necessário que haja uma verificação para que a cola não atinja o lábio do retentor, porque isso interferiria em seu desempenho.

Samuel Castro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *