Quando chega o momento de trocar os pneus do seu Fusca você leva em consideração os diferentes tipos que existem no mercado? Você sabe quais são as opções mais indicadas para o seu Fusca especificamente? Se as respostas foram ‘Não’ saiba que está na hora de pensar melhor sobre isso. A escolha dos pneus corretos proporciona mais segurança e evita uma série de problemas mecânicos que podem tirar a sua tranquilidade.
Pneus Diagonais X Pneus Radiais
A seguir você poderá conhecer melhor as diferenças entre esses dois tipos de pneus para que possa então ter uma opinião formada sobre qual o melhor para o seu Fusca.
Pneus Diagonais (Pneus Convencionais)
De maneira geral podemos dizer que são os pneus convencionais, a nomenclatura de diagonais se deve ao fato de que os cordéis de nylon usados para formar a sua carcaça estão dispostos formando um desenho diagonal. Trata-se de um pneu que oferece mais resistência a impactos laterais pelo fato de ter melhor flexibilidade.
Porém, essa mesma flexibilidade é responsável pela instabilidade desse tipo de pneu. Durante a rodagem esses pneus costumam ter um comportamento mais macio que pode causar em alguns casos maior consumo de combustível. Outro ponto a ser observado é que em geral esses pneus são ‘tubetype’ – pneus que devem ser utilizados com câmaras de ar.
Pneus Radiais
O nome desse tipo de pneu também vem da forma como os seus cordéis de nylon são dispostos na carcaça do pneu, radialmente. Nessa categoria estão os pneus mais modernos que se baseiam em mais tecnologia. A banda de rodagem dos pneus radicais é mais rígida e tem maior durabilidade, em alguns casos chega ao dobro de durabilidade.
Um tipo de pneu que oferece mais estabilidade particularmente em altas velocidades, mas que também é demasiadamente frágil em suas laterais. Os pneus radiais em grande parte dos casos são ‘tubeless’, isto é, não precisam de câmara de ar. Pneus sem câmara de ar não murcham totalmente de uma vez, são passíveis de passar por reparos.
Escolhendo Pneus para Fusca na Prática
Entender as diferenças entre pneus diagonais e radiais é importante, contudo, também é necessário saber como usar essas informações a seu favor na hora de determinar quais serão os pneus do seu carro. Para entender melhor o processo de escolha vamos tomar a descrição de um pneu como exemplo:
165/80R15 86 S (pneu do Fusca Itamar)
Algumas pessoas podem ter ficado confusas com essa sequência de números e letras. Cada componente desse código tem um significado para descrever características do pneu em questão.
165
O primeiro número da sequência se refere a largura do pneu em mm.
80
Já essa informação se refere a altura do perfil do pneu e o percentual na largura (sendo assim é 80% de 165).
R
A letra indica que o pneu é radial.
15
É a numeração que indica o aro do pneu.
86
Informa qual é o índice de capacidade de carga que o pneu aguenta.
S
Refere-se ao índice de velocidade que o pneu suporta.
Na internet você encontra as listas de índices citados para que possa fazer a conferência. Lembramos que as informações de cada pneu são válidas para os casos em que o pneu apresente o máximo de pressão indicado pelo fabricante. No Manual do Proprietário do seu veículo você encontra as informações sobre os tipos de pneus mais indicados. O mais importante de ficar claro é que a escolha de pneus para Fusca vai além de somente observar perfil, altura e aro.
Pneus Diagonais de Fusca
De maneira geral os pneus diagonais originais de Fusca são encontrados com as seguintes medidas: 5.60-15, esmiuçando essas informações temos:
5.60
Essa numeração se refere as medidas dos pneus em polegadas.
Perfil
No caso dessa informação não estar representada na forma de número nesse código alfanumérico indica que é 100%. Essa informação está subentendida.
15
É o aro do pneu.
Conheça os Objetivos do seu Fusca
Até aqui te explicamos as diferenças entre pneus radiais e diagonais e como interpretar as informações presentes nos códigos de cada produto. A partir daqui vamos te ajudar a entender quais são as melhores escolhas para o seu Fusca. Não há uma regra de escolha porque os pneus perfeitos dependem de quais são os usos que se pretende dar para o carro.
Pneus 5.60-15
Os pneus diagonais originais de Fusca são o 5.60-15, com exceção do modelo Fusca Itamar que começou a ser fabricado a partir de 1993. No momento encontramos algumas opções de pneus para Fusca como Pirelli Tornado Alfa, Firestone Campeão Supremo e Maggion Falco F2. Os pneus da Pirelli em geral são os melhores, contudo, também são mais caros.
Dê preferência para eles nos casos em que o seu Fusca seja usado em lugares com estradas ruins. Como são pneus diagonais oferecem mais resistência e uma tração mais intensa em estradas de terra. Também se destacam pelo fator estético que permite um perfil mais elevado que os demais pneus.
Pneus 165R15
O pneu radial original do Fusca Itamar é produzido hoje em dia somente pela Kelly Metric que é uma marca da Goodyear. Pelo fato de ser pneu mais moderno oferece mais durabilidade, contudo, tem mais dureza. Com esses pneus o carro tende a ficar com a direção mais pesada. Trata-se de um pneu que oferece boa vantagem para quem deseja rodar bastante em estrada. Tem como principal vantagem não precisar de câmara de ar.
Pneu Maggion Militar 5.60-15
A fabricante define esses pneus como agrícolas, eles oferecem excelente tração para lama, mas não em um desempenho tão bom no asfalto de maneira que não é tão interessante para quem pretende um uso mais urbano. É bom conversar com o mecânico antes de usar esses pneus para ter uma ideia se o seu Fusca suporta a pressão deles.
Pneu Radial Para Fusca
Muitas pessoas acham que qualquer pneu que usamos nos veículos é apropriado desde que estejam novos. Mas não é bem assim, quando falamos sobre pneus envolvemos a segurança inteira do veículo. Ter conhecimento sobre as particularidades de cada pneu é muito importante e além disso facilitara numa próxima troca. Dentre os dois tipos estão os pneus diagonais, também conhecido como convencionais são geralmente os pneus mais antigo. E os pneus radial que possuem uma tecnologia e construção mais moderna.