Os insulfilmes automotivos, além de garantirem um incremento na beleza com um visual mais atraente para o veículo, também têm características de segurança, garantindo climatização com redução considerável da temperatura interna do veículo, rejeição de raios solares do tipo UV com diminuição da luminosidade e laminação do vidro.
O insulfilm é fabricado com componentes como poliéster, resina anti UV e antirisco, adesivo de aplicação e película de proteção do adesivo destacável.
Além da proteção dos vidros laterais e traseiro dos veículos, hoje é possível encontrar o produto destinado vidro frontal do veículo, fornecido em tamanhos pequeno e grande, que ajudam na proteção da visão do motorista contra a incidência frontal dos raios solares.
Apesar da polêmica em torno dos insulfilmes e sobre a sua legalidade, vale ressaltar que segundo o Conselho Nacional de Trânsito, CONTRAN, o insulfilm automotivo é permitido desde que observadas as porcentagens de transparência, que são de 28% a 100% nos vidros laterais traseiros e também no vidro traseiro, e de 70% nos vidros laterais dianteiros, assim como de 75% a 100% no vidro frontal.