Se pudéssemos comparar os amortecedores de um veículo quanto a sua função com alguma parte do corpo humano, poderíamos classificá-los como os joelhos do carro.
O amortecedor, assim como nosso joelho, traduz e reduz os impactos do deslocamento pelo terreno, amenizando os efeitos e garantindo conforto e segurança, apesar das irregularidades do caminho.
Desta forma, manter os amortecedores do veículo em perfeitas condições de funcionamento é imprescindível para uma dirigibilidade sem problemas, tornando-se um item básico de segurança, uma vez que um mau funcionamento do sistema de amortecedores pode comprometer a direção, torná-la inoperante e causar acidentes.
Em conjunto com outros componentes da suspensão, os amortecedores têm a função de controlar as oscilações da mola, contribuindo para manter o contato perfeito dos pneus com o solo.
Os fabricantes recomendam a troca dos amortecedores a cada 30 mil quilômetros rodados, mas esta recomendação pode variar de acordo com o terreno em que se dirige com maior frequência, assim como também a maneira de conduzir o veículo.