Fluido de Freio

Não importa que tipo de método você usa para adquirir um carro, comprar no lote, através dos classificados de carros em jornais ou mesmo online, você tem que mantê-lo em condições perfeitas para tirar o melhor proveito dele. O óleo sujo do motor, o fluido de transmissão e outros fluidos vencidos vão causar problemas para o seu carro, e se você ainda não pensou em mudar o seu fluido de freio, talvez seja hora. Ele representa a força para várias partes do sistema de freios, ou seja, quando você pisa no pedal, sabe que o comando tem de ser respondido na hora. Se não for assim, algo precisa ser bem inspecionado, ou então você estará em sérios apuros.

Sua segurança pode estar em jogo

A segurança é um assunto de grande importância, pois sua vida depende dela. Me pergunto quantas vezes você já pensou em trocar os muitos fluidos do seu carro, se é que já cogitou alguma vez. Uma das considerações fundamentais que você deve fazer como um proprietário responsável, é a constante manutenção e assistência técnica. Se possuir um carro, sendo velho ou novo, é necessário um serviço especializado para a manutenção adequada do mesmo.

De acordo com motoristas experientes, mecânicos e alguns donos de agências que vendem carros usados, sugere-se para os carros da família que o fluido de freio se torna contaminado em menos de dois anos, necessitando ser trocado.

Fluido de Freio

Fluido de Freio

O líquido de freio absorve a umidade, que atravessa o sistema hidráulico do veículo para trabalhar. Sob condições de travagem pesada, tais como quando você está andando com um engate ou fazendo a condução em uma área muito montanhosa, a umidade no fluido superaquecido vaporiza, pois o ponto de ebulição da água é mais baixo do que o ponto de ebulição do fluido de freio. Assim, a eficiência de travagem é reduzida.

Mas não é só isso

Não é apenas o líquido que está vulnerável a vaporizar, pois em países mais frios ele também pode congelar. Mesmo sob condições normais de condução, esta situação pode se desenvolver se o fluido de freio está muito sujo ou velho. É necessário que ele tenha uma viscosidade estável ao longo da sua temperatura operacional: estar muito grosso ou fino provoca prejuízos no desempenho da frenagem.

Além do risco de vaporização, a umidade cria um problema adicional para os proprietários de veículos equipados com sistemas de frenagem anti-bloqueio (ABS), além de que os componentes desgastados são muito caros para serem substituídos. Para os carros que não têm ABS, a melhor dica é conduzir sempre seguro, dentro dos padrões de velocidade estabelecidos para ter uma performance adequada do seu sistema de freios. Esperamos que este artigo tenha sido útil para mostrar a importância de uma boa manutenção do fluido de freio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *