Depósito de Expansão do Radiador

O Radiador

A função básica do radiador é dissipar o calo da água quente que está passando pelo sistema de arrefecimento. Conta com dois depósitos de água, um superior e outro inferior, entre os quais está localizado o corpo central que recebe o nome de colmeia. Em geral ele é feito de tubos metálicos que possuem paredes delgadas.

O Funcionamento do Radiador

A água quente que vem da camisa de água – por meio do termostato – adentra no depósito superior e transcorre pelo depósito de dentro da colmeia de maneira a dissipar o calor. Esses tubos contam com aletas que oferece uma grande área de contato com o ar e que agem fazendo o seu resfriamento.

Essa água que passou pelo processo de arrefecimento desce para o depósito inferior passando pela bomba de água. Muitos radiadores tem um espaço que fica entre a superfície da água e a parte de cima e a parte de dentro do depósito com o objetivo de garantir a sua expansão. Se houver água ou vapor excessivos acabarão escorrendo para o solo passando pelo tubo-ladrão do radiador.

Tem alguns modelos de radiadores em que esse tubo chamado de ladrão leva a água para um depósito de expansão complementar que está separado do radiador. Dessa forma quando a água fica arrefecida volta para o depósito de cima do radiador. Trata-se de um dispositivo que é acionado por um sistema de circuito fechado.

Tampa do Radiador – Qual é a Sua Função?

A função básica da tampa do radiador (que pode ser chamada de vaso de expansão) é reduzi o ponto de ebulição da água do sistema de arrefecimento de valendo de pressurização. Podemos comparar a atuação do sistema pressurizado com a de uma panela de pressão em que existe uma válvula que faz o controle da pressão.

No que se refere exclusivamente a tampa do radiador ou do vaso de expansão a válvula se encontra na tampa de maneira que a água acaba demorando mais tempo para chega ao seu ponto de ebulição. Não se trata de um sistema complexo, na verdade é bastante simples de entender o seu funcionamento.

Reservatório de Expansão do Sistema de Arrefecimento

O reservatório de expansão faz parte do sistema de arrefecimento e o seu nome já indica qual é a sua função para esse sistema. Além de fazer a reserva de água também possui um espaço interno em que ocorre a expansão do ar que se encontra sob forte pressão. Se esse reservatório se encontra sujo pode acabar retendo o calor de maneira que contribui para que haja o aquecimento do motor.

É importante ficar atento ao fato de que o reservatório do sistema de arrefecimento pode acabar ficando trincado o que deixaria vazar toda a água sem que se pudesse fazer o suprimento da necessidade de uma falta de água ocasional. Nesse contexto podemos destacar ainda a grande importância que possui a tampa do reservatório para que o sistema funcione corretamente.

Se a temperatura do motor permanecer muito alta haverá um aumento da pressão interna do sistema de arrefecimento e então a tampa que tem uma válvula de alívio deverá manter a pressão do sistema calibrada para que tudo funcione como deveria. Trata-se de um sistema muito importante para o bom funcionamento do radiador.

A Limpeza do Radiador

O sistema de refrigeração consiste num sistema fechado ou selado que já vem montado de fábrica. Ele é selado pelo fato de que apenas raramente precisa passar por manutenção, com exceção é claro da troca de líquidos do seu interior. A recomendação de grande parte dos fabricantes é que a solução seja trocada a cada 10 mil km.

Observe que se for necessário fazer a troca do nível de água com frequência pode existir algum vazamento, pois isso não é comum. Outra possibilidade, além de vazamentos, é o acúmulo de partículas (impurezas) que acabam de alguma maneira comprometendo o funcionamento correto do sistema de maneira a gerar superaquecimento de maneira a resultar no fundimento do motor.

Revisão

Para que a manutenção possa ser feita é importante fazer uma revisão das mangueiras e apertar de forma geral todas as abraçadeiras. Observe, contudo, que existem algumas abraçadeiras que não precisam ser apertadas, em geral elas são colocadas e removidas usando uma ferramenta própria para isso.

Manutenção e Aditivo

A manutenção deve ser sempre feita enquanto o motor estiver frio uma vez que o sistema terá uma pressão elevada chegando então as temperaturas mais altas e podendo até mesmo causar queimaduras sérias. Fique atento ainda a importância de usar um aditivo de qualidade uma vez que ele age mudando as propriedades físico-químicas que a água possui e assim eleva a temperatura de ebulição e rebaixando a de congelamento.

Com isso concluímos que usar um aditivo de má procedência ou mesmo que não tenha procedência pode prejudicar o funcionamento do motor além de poder causar o aquecimento demasiado. Fique atento somente ao fato de que quem mora em regiões muito frias poderá passar pelo inverso, ou seja, pode acabar tendo o congelamento da água do sistema o que causa a ruptura das mangueiras, tubos ou dutos.

Em situações mais extremas pode acontecer ainda fissuras pequenas no bloco do motor o que pode causar aumento da quantidade de água congelada. Para te ajudar a evitar problemas vamos ensinar como realizar a manutenção do sistema de arrefecimento do seu veículo.

Passo a Passo da Manutenção

  • Remova a Tampa – Para fazer isso você deverá abrir a tampa do radiado que é a tampa de expansão. Faça isso com o motor frio e desligado.
  • Solte a Água – A mangueira inferior deverá ser solta.
  • Observe a Cor da Água – Conforme o estado em que o sistema de encontra a cor poderá sair com um tom de laranja ou ferrugem.
  • Lavando o Sistema – Para fazer essa lavagem você deverá colocar a mangueira dentro desse reservatório que é o vaso ou o tanque de expansão e então esperar que a água escorra até que saia bem limpa pela mangueira debaixo que está solta.
  • Lavando o Reservatório de Água – Para isso você deverá remover o vaso de expansão e lavá-lo com água corrente.
  • Arrumando o Sistema – Em seguida você deverá fazer o reaperto da mangueira e colocar novamente o vaso de expansão. Depois de ter lavado o vaso de expansão coloque ele no seu lugar e então reabasteça o sistema.

Se alguma vez você já passou pela desagradável situação de ter de parar seu carro na beira de uma estrada ou em pleno meio da via pública, com centenas de motoristas enraivecidos atrás de você, com as buzinas a toda e seu carro parado fervendo, já deve ter ouvido falar e aprendeu para que serve o sistema de arrefecimento automotivo.

Para manter o nível da água do reservatório do sistema de arrefecimento, o famoso radiador é de suma importância para que você não passe por esta situação embaraçosa, como também para que mantenha o motor de seu carro sempre funcionando em perfeita ordem.

Agora que você já aprendeu o que é um radiador, já pode conhecer o depósito de expansão do radiador, que é um componente separado do radiador e que tem a função de armazenar o excesso de água arrefecida que retorna do depósito superior do radiador.

Os radiadores apresentam um espaço em sua parte superior, o que permite a expansão da água do sistema, e todo excesso de água ou vapor escorre pelo tubo ladrão do radiador. Os veículos dotados de um depósito de expansão terão coletado e armazenado este excesso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *