Todo mundo está sujeito a ser pego de surpreso com uma pedra que surge no meio estrada para acertar em cheio o vidro do seu carro. Quando isso acontece no vidro do pára-brisa e você percebe que o vidro trincou surge aquele aperto no coração e no bolso, não é mesmo?
Pois, saiba que é possível consertar um vidro trincado. Então não corra mais risco rodando por aí com o vidro trincado, pois isso além de comprometer a segurança e a visibilidade do motorista ainda é uma infração punida como grave retirando cinco pontos da carteira do motorista além da multa de R$ 127, 69 e a possível apreensão do carro.
Como Evitar as Trincas
Sempre dizem que é melhor prevenir do que remediar, então você pode começar a fazer a sua parte evitando situações que te colocam em risco iminente de acabar com o vidro trincado. Por exemplo, evite ficar muito tempo atrás de caminhões, saiba que eles são os grandes vilões das trincas.
Isso acontece porque pedras ficam grudadas e são expelidas dos seus pneus podendo atingir em cheio o seu vidro do pára-brisa. Infelizmente, os motoristas de carro estão bastante sujeitos a essa situação uma vez que o número de carros já está sendo acompanhado pelo de caminhões.
Outra causa comum de trincas é a trepidação das estradas brasileiras que tem muitos buracos bem como a oscilação da temperatura que faz com que haja uma variação de quente para frio em especial quando o motorista liga o ar-condicionado num dia em que está muito quente. Mesmo sendo prevenido tem situações em que é inevitável ficar com o vidro do pára-brisa danificado, nesses casos você deve estar pronto para remediar o problema.
Remediando o Inevitável
Se o seu vidro trincou não tem outra opção a não ser remediar o problema. Atualmente, é possível encontrar no mercado empresas especializadas em fazer reparos de vidros de carros. Utilizando técnicas avançadas essas empresas consertar o vidro trincado com facilidade e com preços a partir de R$ 70,00.
O melhor é que o tempo de espera para sair com o seu carro consertado é de em média de 15 a 30 minutos. Encontrando uma empresa de confiança você pode ter o seu vidro do pára-brisa novinho em pouco tempo. Contudo, existem casos em que não é possível fazer o conserto. A seguir vamos explicar melhor quando o conserto é possível.
Limite da Rachadura
Para que possa ser consertada a rachadura deve ter no mínimo 10 centímetros, pois quando é maior do que isso se torna impossível recuperar o vidro e ele precisa ser trocado.
Diferenças
O vidro dianteiro do carro é laminado enquanto o vidro traseiro é temperado. Por isso o vidro da frente quebra com mais dificuldade.
Ação Imediata
É importante que o isolamento da trinca seja feito o mais rápido quanto possível para garantir que seja possível de consertar.
Infração à Vista
Rodar por aí com o vidro trincado é uma infração grave que leva 05 pontos da sua CNH, aplicação de multa e apreensão do carro então não deixe de consertar o mais rápido quanto possível o estrago.
Como é Feito o Conserto
O conserto de trincas no vidro do carro é feito em etapas sendo que a primeira delas é a preparação da área que precisa de reparo. A preparação começa com a realização de uma limpeza na área em que o dano ocorreu. Essa limpeza irá permitir que a resina usada para o conserto tenha boa aderência a superfície.
Depois disso é colocada uma bomba de vácuo em cima da área que foi trincada para que se possa remover completamente o ar de maneira a facilitar a aplicação da resina. Após ser a aplicação da resina se utiliza uma ferramenta de raios ultravioleta para ajudar a fazer com que a mesma endureça. Por fim são retirados os resíduos e a área passa por polimento para que o acabamento fique mais perfeito.
Trata-se de um processo de conserto rápido e econômico que ajuda a evitar o desperdício de matéria-prima. Uma opção inteligente no caso de o vidro do pára-brisa ter trincado. Essa técnica devolve para o vidro as suas propriedades estruturais e ainda garante para o motorista uma melhor visibilidade para que ele e sua família tenham mais segurança no trânsito.
Pesquise
Para encontrar uma empresa de confiança para realizar o procedimento de conserto do vidro do pára-brisa a dica é pesquisar e perguntar para os conhecidos que já tenham passado pela infelicidade de ter o vidro trincado. Ninguém sabe quando uma pedra ou outro objeto vai acertar em cheio o seu vidro e causar problemas. O que não pode é ficar andando por aí com um carro com uma trinca que torna difícil a visão e a segurança do motorista e dos passageiros.
A faixa de preços costuma se manter constante entre as empresas que prestam esse serviço, pesquise a qualidade e a forma como esse serviço é prestado para que você não tenha uma surpresa quando precisar desse reparo. Manter uma agenda com alguns números de empresas que realizam pequenos reparos e consertos no carro pode ser uma medida preventiva bem interessante.
Assim se algum dia acontecer uma eventualidade você já saberá para quem ligar para te ajudar a resolver. Não protele a resolução de problemas com o seu carro para não acabar tendo mais dores de cabeça.
Manutenção Preventiva
É sempre bom lembrar que o motorista deve manter a manutenção preventiva em dia, em especial quando se vai pegar a estrada para uma viagem. Muitos motoristas se enganam pensando que se trata de ter cuidados somente com os pneus e o motor, mas não é bem assim.
Se o vidro do seu carro está com uma trinca, por menor que seja, é importante procurar uma empresa especializada para fazer o conserto antes de pegar a estrada. Essa trinca pode se tornar um grande problema. Com as dicas que demos acima você já sabe que não é necessário trocar o vidro todo para recuperar o mesmo. Então sem desculpas!
Quando falamos na manutenção dos nossos veículos, costumamos quase sempre lembrar de itens como o motor sempre em boas condições de funcionamento, verificamos periodicamente o óleo, a condição dos pneus, o alinhamento dos faróis. Por mais atentos e conscientes que sejamos , não tem jeito, acabamos negligenciando atenção para alguns detalhes que são tão importantes quanto os que relatamos anteriormente.
O para-brisa, por exemplo, é um dispositivo de segurança, e portanto merece seguir normas rígidas. Em especial, proprietários de veículos equipados com airbag devem dispensar maiores cuidados com o para-brisa.
A colocação do para-brisa segue normas e padrões pertinentes quanto a sua fixação no carro, que deve ser feita por meio de adesivos automotivos que são especialmente desenvolvidos para este objetivo.
A colagem do para-brisa também requer que o veículo só seja liberado após sua total e completa secagem, detalhe que muitas vezes não é observado pelos prestadores de serviço.