Não é novidade para ninguém que os carros vieram para poder ajudar os seres humanos em suas tarefas cotidianas, não é mesmo? Pois é. Desde os nossos primórdios, os ancestrais buscaram deixar o trabalho facilitado, desde o caçar até o comer. Ou seja, para poder caçar os grandes animais que habitavam a superfície, eles utilizavam uma série de ferramentas, como lanças e facas, que deixaram muito mais simplificado o ato de se alimentar. Depois de muito tempo, onde o ser humano conseguiu compreender o seu papel no mundo, ele passou a ter problemas, digamos, um pouco maiores: como eles poderiam carregar grandes tonelagens de uma forma que não precisassem se esforçar muito? Então, criaram um mecanismo que hoje é fundamental na vida de qualquer pessoa: estamos falando da roda.
Ela causou uma grande revolução na vida humana, que passou a ser um objeto primordial na vida cotidiana. Inicialmente, ela era utilizada com os troncos das árvores, que eram colocadas embaixo dos objetos de grande peso, auxiliando a levar esses objetos de um lado para outro. Naturalmente, a roda foi sendo adaptada para poder se parecer com o que temos hoje. Claro que, naquele tempo, as rodas não tinham pneu, sendo construída da forma rústica no qual foi conhecido. Tendo sido empregada primeiramente nas charretes e bicicletas, as rodas evoluíram para chegarem a ser empregadas nos carros, motos e outros automotores que temos à disposição hoje. Nesse artigo, iremos falar um pouco mais sobre uma das montadoras de veículos pesados mais conhecidos do mundo: a Iveco. Além disso, iremos falar um pouco sobre os seus produtos, como a Stralis 480. Vamos lá?
A História dos Veículos Pesados
Um veículo pesado é descrito como um veículo terrestre feito exclusivamente para carregar ou transportar bens de diversos tipos de gênero. Tendo a promessa de carregar grandes cargas para vários locais, as carretas foram passando por diversas evoluções que ajudaram a popularizar esse veículo.
O Motor à Vapor
A “fama” começou quando, no século XIX, a revolução industrial estava a todo vapor fazendo diversas mudanças na dinâmica empresarial que são sentidas até hoje. Em 1800, por exemplo, a ideia da fabricação de veículos automotores estava mais do que concreta, com o lançamento do trem que era movido à vapor. Embalados com essa ideia, diversos pesquisadores e inventores começaram a criar veículos que pudessem replicar a capacidade desses trens. O primeiro veículo construído com o poder de ser movido a vapor foi o “Fardier”, criado por Cugnot no ano de 1769. Embora tenha sido revolucionário, por, pela primeira vez, ter sido criado um veiculo sem a necessidade de uma tração animal nem mecânica, naquela época a criação não teve uma grande repercussão.
Isso se deu, basicamente, por conta de as estradas da época não serem adaptadas para esse tipo de veículo, já que a maioria dos transportes era realizada justamente pelos animais, fazendo com que os demais veículos tivessem dificuldade de trafegar por aquela área. Em 1881, o primeiro semiatrelado a um veículo movido a um motor foi criado. Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que as primeiras carretas surgiram nessa época. Com toda a certeza, esse empurrão foi fundamental para que poderíamos ter entre nós as grandes máquinas que fazem os transportes de cargas pesadas pelo mundo afora. Para você ter ideia da importância do motor à vapor na história dos veículos, até os anos anteriores à década de 1950, principalmente voltando na Primeira e Segunda Guerra Mundial, diversos caminhões com motor à vapor foram vendidos no planeta, sobretudo nos Estados Unidos e na Europa, já que tais locais foram os pilares desses conflitos.
A Iveco
A Iveco nada mais é do que uma montadora de veículos pesados que tem sede na cidade de Turim, na Itália, sendo que ela é um braço da FCA italiana, ou seja, pertencente ao extinto grupo Fiat ( que hoje se chama Fiat – Chrysler Automobiles). Expandindo sua ação por todo o planeta, a empresa chegou ao Brasil quase no século XXI: em 1997, aproveitando a grande artilharia industrial que a Fiat tinha por aqui, contratando uma empresa especializada no assunto para poder instalar por aqui uma rede Brasil de vendas da própria empresa.
A sede comercial na cidade mais importante do país, São Paulo, foi criada em 1999, contando com uma fábrica na cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais, cuja construção começou nesse mesmo ano e terminou em 2000 com sua posterior inauguração. Segundo dados da própria empresa, hoje existem mais de cinco mil empregados. Anos mais tarde, em 2006, a empresa optou por transferir sua sede comercial para a cidade mineira de Nova Lima, para o prédio do Grupo Fiat, com o propósito de fazer com que as áreas da companhia pudessem compartilhar da mesma sinergia. Além das carretas e caminhões, que são os seus projetos mais famosos, a Iveco também conta com uma linha de veículos mais ou menos pesados, como é o caso dos furgões e das vans.
O Iveco Stralis 480
O Iveco Stralis 480 é uma das apostas recentes da Iveco. Ele tem uma garantia de quatro anos, sendo uma das maiores garantias de todo o segmento. Ele também é um veículo que consegue economizar cinco por cento mais combustível que os concorrentes, bem como, também, consegue ter uma maior economia no que se trata na manutenção desse veículo: ele consegue ter mais de 7,5% de economia no preço final da manutenção se comparado com os principais concorrentes do mercado. Um site resolveu testar a performance do Iveco, para saber quanto o seu consumo foi efetivo para fins de pesquisa. Então, o veículo foi carregado com mais de 22 toneladas de bebidas, tendo saído de Chapecó, em Santa Catarina, com destino à Igrejinha, no Rio Grande do Sul. Na volta, retornou com uma carga de 35 toneladas. Segundo o diretor da transportadora, os números obtidos sobre o consumo do combustível foram muito mais do que satisfatórios: eles esperavam um consumo X e esse consumo foi bem menor do que o estimado. Sem comentar, também, do desempenho do Iveco na estrada, que foi aprovado pelo motorista com muitos anos de rodagem.