Sistema de Freio Automotivo

Sistema de Freio Simples

O cilindro está quatro vezes mais perto do pivô que o pedal. Isso é para que a força aplicada no pedal seja aumentada em quatro vezes antes de ser mandada para o cilindro. Outra diferença está nos diâmetros dos cilindros de freio e do pedal. O de freio é três vezes maior que o do pedal. Assim, a força aplicada no pedal é multiplicada por nove.

Cilindro

Portanto, ao multiplicar distância por diâmetro vemos que a força aplicada no pedal é aumentada em 36 vezes. Exemplificando, se você colocar aplicar 10 libras de força no pedal, a pastilha de freio espremerá a roda em 360 libras.

Até aí tudo perfeito, o problema mesmo é se ocorrer um vazamento no sistema. Caso ocorra um vazamento lento, o fluído existente não será o suficiente para preencher o cilindro de freio, assim, o sistema não funcionará. Caso ocorra um vazamento principal, ao acionar os freios o fluído todo sairá pelo local de vazamento e consequentemente haverá uma perda total dos freios.

Freio a Disco

Os componentes principais existentes num freio a disco são três: o disco, a pinça e as pastilhas de freio.
Pode comparar o freio a disco com o freio de bicicleta. As bicicletas possuem um freio que contém uma pinça. Esta pinça comprime as sapatas de freio no aro da roda. O que difere os freios a disco da bicicleta é que no primeiro as pastilhas comprimem o disco, ao invés da roda, e a força é passada por um sistema hidráulico, ao invés de passar por um cabo. O atrito que ocorre no comprimento entre as pastilhas e o disco diminui a velocidade do disco.

Componentes

Um carro rodando está com uma energia cinética e para parar o veículo, os freios devem acabar com esta energia. Portanto, a cada vez que é ativado o freio do veículo há uma conversão realizada pelo sistema de freio de energia em calor. Esse calor surge do atrito entre as pastilhas e o disco. E é por esse motivo que os discos dos freios são ventilados – a maioria.

Essa ventilação ocorre por um conjunto de palhetas que estão localizadas nos dois lados do disco. Elas bombeiam o ar pelo interior do disco, resfriando o sistema.

Freio a Tambor

O sistema de freio a tambor possui duas sapatas e um cilindro de freio com pistão. Além disso, esse sistema de freio possui muitas molas e dois mecanismos: um de regulagem e outro de freio de estacionamento.

Sistema

Ao pisar no pedal do freio, os pistões jogam as duas sapatas na direção do tambor. Uma espécie de ação de cunha pressiona as sapatas no tambor e elas têm de sair quando o freio for liberado, por isso a existência de molas.
Outras molas mantêm as sapatas no lugar e retornam o braço de ajuste após a utilização.

O carro anda e pára. Nós, os motoristas, temos as mesmas carcterísticas, como quando precisamos respirar para dentro e para fora. Se você já esteve em um veículo sem freios, você sabe o terror que a falta de freio pode causar. Se o seu veículo está equipado com freios a tambor ou disco, você espera que eles trabalhem quando você encostar no pedal de freio.

A Linguagem dos Freios

Freios não pode falar – ou podem? Se você não está distraído com conversas ou música, você pode ouvir seus freios tentando lhe dizer quando algo está errado. Os freios têm a sua própria língua. Você precisa ouvir atentamente seus ruídos ao invés de ignorá-los. A maneira mais fácil para evitar a falha do freio é a manutenção regular do veículo e estar atento a quaisquer alterações no desempenho. Porque o sistema de freio de um veículo envolve vários componentes ao longo de todo o veículo, sendo assim, uma série de coisas podem dar errado. Pinças, tambores e lonas de freio.

Sinais de Falha do Freio

  • A luz do sistema de freios antitravamento ABS acende.
  • O pedal de freio pulsa quando você freia.
  • Você ouve cliques ou ranginos quando você aperta o freio.
  • O carro puxa para um lado

Nos veículos, o pedal do freio está ligado aos pistões, e os pistões são conectados aos freios. A maioria dos carros modernos tem freios a disco dianteiro e freios a tambor na traseira. O Funcionamento dos freios consiste em parar o veículo usando a fricção. Desta forma, eles são diferentes no motor, que deve estar sempre lubrificada para correr sem problemas. Nos freios dianteiros, pára o atrito nas pinças de freio e pastilhas. Nos freios traseiros, a fricção bate os tambores de freio e as sapatas.

Vários fatores Sobre Atrito:

  • Graxa ou óleo nos freios provoca uma falha nos freios, porque interfere com a fricção. Se vazamentos de óleo, isso pode indicar que um retentor falhou.
  • Quando os freios sofrem superaquecimento, o metal em que os rotores de freio ou tambores se encontram sofrem com marcas profundas. Conseqüentemente, esse desgaste faz com que o poder de travagem necessário seja perdido.
  • Freios guincho que indicam que as pastilhas de freio estão se esgotando. Até o momento os travões começam a fazer um som de moagem, que já desgastado após as almofadas para os rotores, que custará mais de pads para substituir [fonte: Gray].

Recomendações Para Freios Manutenção

Inspecione pastilhas de freio e sapatos anualmente e substituí-los se eles são usados. Alterar o fluido de freio a cada 48.000 milhas, a cada quatro anos, ou durante a manutenção regular do freio.

Você conhece alguém que, nervosamente, “monta o freio” ao dirigir? Como sobre o motorista medroso que, muitas vezes pára em uma maneira em pânico? Este tipo de driver é dirigido para pastilhas de freio cristalizado ou sapatos. Por causa do calor excessivo gerado mais repetidas do freio, as lonas e as sapatas crescem muito e são ineficazes. material de freio deve ser flexível e capaz de apreender o disco ou tambor, a fim de parar o veículo.

Problemas e Reparos no Freio

Os freios constituem uma das partes mais importantes do veículo, pois o sistema de travagem é tão importante quanto o que faz você andar com o mesmo. Imagine que você está andando de carro em uma trajetória perfeitamente tranquila. De longe você vê uma árvore gigantesca em seu caminho. Onde será que você iria parar, sem os freios? Bem, a menos que saltar de um carro em movimento seja uma ideia perfeitamente segura, não há nenhuma necessidade para os freios.

Devido ao uso, é natural que algum dos componentes de um automóvel venha a se desgastar. Os freios não são uma exceção. Às vezes, as falhas por desgaste são evidentes, às vezes não são. Algumas vezes podem ser pequenos problemas, mas quando não reparados a tempo, podem levar a consequências perigosas. Às vezes, os motoristas estão conscientes dos problemas de freio, mas não sabem o que fazer.

Como Avaliar Problemas?

Sempre ouça o seu veículo. Tome nota de pequenos ruídos ou barulhos mais sonoros cada vez que você pisa nos freios. Sons de rangido podem indicar problemas nas sapatas de freio ou nas pastilhas, forros endurecidos, falta de lubrificação ou avaria de uma parte mecânica no sistema.

Verifique sempre o pedal de freio. Você precisa aplicar uma pressão extra para conseguir a frenagem do veículo? Esta situação poderia ocorrer por causa de um desgaste do pedal, pelo vazamento de fluido de freio a partir das mangueiras ou por um problema mecânico sobre um dos cabos de freio das rodas.

Acione o pedal de freio. O veículo conseguiu a frenagem de repente ou levou muito tempo antes de parar? Isso pode ser causado por vazamento de ar no sistema de frenagem. Você também pode verificar se as sapatas do freio estão mal ajustadas ou se uma válvula está falhando.

Aplique pressão no pedal. Ele está quase chegando ao chão antes do veículo desacelerar ou chega a parar logo que você encosta? Uma das razões pode ser a causa: pinça de pistão quebrada, mangueiras de freio entupidas ou desgaste natural das sapatas de freio.

Por todas as coisas ruins que um sistema de freio com defeito pode causar não só ao condutor, mas também aos acompanhantes do mesmo, podemos dizer que os freios em bom estado salvam vidas. Mais do que servir ao propósito de diminuir a velocidade quando você precisa ou acertar o ponto onde você quer parar, os freios precisam estar em forma para evitar acidentes.

Seja qual for o problema de freio, ele precisa de uma solução imediatamente e a reparação é mais do que necessária. Com certeza, o bom estado dos freios mantém o veículo em boas condições no geral. E o mais importante: é necessário ter uma condução segura e agradável.

Importância de Checar os Freios

O vídeo a seguir vai nos mostrar a importância de se checar os freios antes de pegar uma estrada, afinal é o principal item de segurança de um veículo. Confira só alguns testes feitos com carros que apresentaram problemas típicos. O vídeo completo está logo a seguir:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de saber aonde posso encontrar as molas da panela de freio da ranger é justamente essa da foto com informaçoes sobre o freio as autorizadas não possuem as peças temos que importalas pois as mesmas so são encontradas na argentina ou no canadá. obrigado

    Armando Ferrera 9 de fevereiro de 2011 21:31

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *