Oficinas
A sugestão de qual oficina utilizar é após entrar nela e verificar a qualidade do atendimento (ex: funcionários atenciosos, existência de sala de espera, produtos a disposição, etc.), observar se a mesma possui certificados. Afinal, certificado = garantia. Caso haja uma tecnologia agradável, equipamentos necessários e etc., o estabelecimento é certificado pelo IQA. Existem pouquíssimas oficinas certificadas no Brasil, contudo, esse ainda é um excelente referencial de qualidade. Outro tipo de certificação é o ASE, o qual é conferido ao reparador, a mão-de-obra. Após um teste aplicado pela entidade, o reparador pode ou não ser aprovado, em caso positivo, ganha o certificado ASE. Além desses certificados, a oficina pode ter também a bandeira de certo fabricante de discos de freios, embreagens, amortecedores e outros, e essas bandeiras também servem como referencial.
Certificado IQA
Existente desde 1994, o IQA é um certificado brasileiro credenciado pelo INMETRO. Criado por entidades como ABRIVE, SINDIPEÇAS e ANFAVEA – associações de destaque neste meio. “O IQA é garantia de bom negócio e proporciona um enorme valor a oficina que o possui”, diz Mário Guitti, superintendente do instituto. Isso não significa necessariamente que as oficinas que não possuem este certificado não sejam boas, afinal, existem aquelas que proporcionam bom negócio e não possuem o IQA, contudo, a oficina que o tiver é garantida. A validade do certificado é de 1 ano, ainda assim é feito a cada 6 meses um acompanhamento. Uma fiscalização é feita, e caso o estabelecimento deixe de prestar os serviços de quando obteve o certificado, isto é, caso esteja fora dos padrões, é cancelado o certificado. É assim que o IQA mantém garantia de bom serviço.
Certificado ASE
Há 8 anos surgia no Brasil o certificado ASE. O profissional recebe este certificado depois de realizar um teste de conhecimentos. Técnicos das empresas compositoras do conselho da entidade elaboram estes testes, e neles, é avaliado a tecnologia e a frota de veículos utilizada (os), bem como a cultura local. Em todos semestres há a realização destes testes, aplicadas pela ASE Brasil. Os candidatos tem a opção de escolher um ou mais serviços, isto é, podem escolher quais áreas desejam ser avaliados.
Quem passa pela prova recebe o certificado ASE, o qual vence em 5 anos. Assim, depois desse período, devem realizar outro teste para revalidar o certificado. Segundo o vice-presidente do ASE, Sérgio Alvarenga, existem mais de 20 mil reparadores que possuem o certificado no Brasil. Alvarenga ainda diz que o reparador certificado pode utilizar em seu uniforme o símbolo do ASE, uma vez que isso é relevante no perfil do possuidor, sendo que quando o profissional é visto como certificado, é identificado pelo motorista e visto como apto e qualificado.
Samuel Castro