Carros Conceito

Tal qual as roupas conceituais de desfiles de grifes famosas, os carros conceito, despertam a estranheza e a curiosidade dos expectadores. Muitas pessoas tentam decifrar o mistério de porque esses carros são tão diferentes dos carros convencionais que chegam as concessionárias.

Para começar é importante dizer que esses carros são criados somente como uma inspiração e não para ser o modelo que estará sendo vendido nas lojas. Esses modelos têm como função apresentar ideias que poderão ser usadas em novos designs. Nesse ponto vale um novo paralelo com as roupas desfiladas pelas grandes grifes, não são as peças que vão para as lojas, mas sim a apresentação de uma forma criativa da paleta de cores e silhuetas propostas.

Carro Conceito – O Que é?

Os carros conceito são criados com o objetivo de oferecer um apanhado de informações a respeito de quais serão as tendências. Esses carros, no entanto, não podem ter como base somente a criatividade, pois mesmo que não sejam feitos para serem comercializados devem observar questões como segurança, ergonomia e dirigibilidade.

Geralmente os carros conceito apresentam desenhos um pouco exagerados, mas com soluções possíveis para os problemas que são enfrentados nos grandes centros urbanos como a necessidade de maior iluminação à noite ou mesmo um design mais prático para ficar horas parado no engarrafamento.

Para Que Serve o Carro Conceito?

Os especialistas entendem que o carro conceito deve ser pensado como uma espécie de viagem para o futuro. Podemos colocar de uma forma mais divertida pensando em que tipo de carro o personagem Marty McFly (Michael J. Fox) encontraria se viajasse para o futuro. É como fazer uma projeção de carros para o futuro.

Esses carros têm como função trazer estímulo para o desenvolvimento de novos carros pelas montadoras além de deixar os consumidores sem fôlego ao observar o seu design. Porém, é importante deixar claro que o que é apresentado nesses carros conceito pode ou não ser usado nos carros que irão ser vendidos nas concessionárias.

De Pouco a Pouco

Em grande parte dos casos os itens de tecnologia apresentados no carro conceito vão sendo usados de pouco em pouco. Um item é usado num carro agora e depois outro item aparece em outro. Não se faz uma reprodução dos carros conceito e sim uma adaptação dos itens de interesse dele para diversos veículos.

Outra questão que deve ser observada no momento de transportar um conceito para um carro comercial é se existe como produzir o item em série. Alguns itens podem ser bastante queridos pelos consumidores e a montadora ter o desejo de usar em seu projeto, mas acaba sendo barrado na impossibilidade de ser reproduzido em série.

Fornecimento e Alterações

As peças ainda tem a questão do fornecimento, isso porque a partir do momento que uma montadora decide incluir um novo item em seus carros precisa ter um fornecedor, ou seja, alguém que o produza. Pode ser ainda que o consumidor nem faça uma ligação direta entre ideias vindas de carros conceito e mudanças nos carros comerciais pelo fato de que a maior parte das alterações feitas são pequenas. Fazer pequenas alterações é mais fácil do que fazer grandes alterações.

Do Conceito Para a Realidade

Talvez até esse ponto você esteja pensando que os carros conceito não tem grande utilidade uma vez que todos parecem carros de filmes futurísticos e não pareçam aplicáveis aos carros do dia a dia. Contudo, se olharmos para os salões do automóvel (onde são apresentados os carros conceito) do passado observaremos que já existem inovações presentes nos carros de hoje em dia.

Um item que atualmente é quase batido, mas que quando apareceu nos salões de automóvel deixou os consumidores de queixo caído é o sensor de proximidade. Aquele sensor que ajuda a estacionar através da emissão de uma série de bipes que vai se tornando mais rápida a medida que o carro chega perto de um possível obstáculo.

Muitas pessoas já escaparam de batidas devido a esse sensor. Vale citar ainda o computador de bordo que surgiu nos carros conceito. Tem itens ainda mais básicos como a injeção eletrônica e o freio a disco que quando foram apresentados pareciam ideias distantes da realidade, mas que hoje estão em todo carro. Porém, fique sabendo que tem itens que são somente perfumaria mesmo, só para chamar a atenção.

Carros Conceito no Brasil

O Brasil tem se destacado bastante nos últimos anos no que se refere ao cenário de novidades automotivas. Esse destaque se dá tanto na área de design como da de tecnologia. As montadoras estão correndo atrás de novidades em todas as escalas para atrair e fidelizar o consumidor. Muitas das grandes montadoras estão fazendo questão de instalar fábricas no Brasil.

A produção nacional impulsiona a criação de novidades que ainda tem como incentivo à criatividade do brasileiro. Os veículos vendidos no Brasil estão ganhando cada vez mais uma aparência mais nacional. Os investimentos têm aumentado e mais modelos exclusivos têm sido desenvolvidos. Chegou a um momento em que o Brasil vem fazendo a exportação de designers.

A Prova de Choques

Algumas empresas tem tentado levar para os salões do automóvel carros conceito que causam menos estranhamento. Mais uma coisa em comum com as coleções desfiladas pelas grandes grifes nas semanas de moda. Tem diminuído o deslumbramento que o estranho e complexo causava de maneira que as grandes empresas têm apresentado até nesses momentos menos comerciais possibilidades mais próximas da realidade.

Pode ser algo bem positivo no sentido de conseguir mais investimentos e interessados nessas ideias, Contudo, é sempre legal que os designers e engenheiros pensem um pouco fora da caixinha para sugerir coisas novas. Se um dia você tiver a oportunidade de ir a um salão do automóvel para conferir os carros conceito vale a pena fazer isso.

Desejo Por Novidades

O interesse por novidades que possam ser integradas a produção em série e que ajudem a tornar um carro um sucesso sempre existiu, mas agora tem crescido pelo fato de que a informação está mais difusa. Assim as pessoas sabem das coisas muito antes e querem todas as novidades naquele instante em suas mãos.

Os carros conceitos são carros que as montadoras fazem só para ilustrar a tecnologia e testar alguns padrões e designes. Geralmente estes carros não são lançados oficialmente para venda no mercado, são simplesmente experiências. São incríveis as máquinas feitas pelas montadoras, os carros conceitos sempre têm formas surreais, como em filmes e desenhos.

Como exemplo de carro conceito temos o Peugeot 907, um carro que só foi lançado pela montadora francesa para mostrar sua tecnologia. Mas isso não é um mérito só da Peugeot, outras montadoras como Nissan, Mitsubishi, Mazda, Honda e outras sempre lançam carros conceito. Esses carros são apresentados em feirões e eventos relacionados ao mundo automotivo. Confira no vídeo alguns modelos de carros conceito feito por diversas montadoras no mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Incríveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *