Acessório Indispensável
Um dos itens mais indispensáveis hoje em dia, é um alarme de carro, pois os furtos e roubos estão muito altos e não pára de aumentar, principalmente em carros importados. Para evitar esse contratempo os proprietários de carros recorrem a este recurso para não terem seu carro roubado ou furtado. Em alguns modelos de carros o alarme é um item opcional em outros não. As marcas mais vendidas no Brasil são Olimpus, Microcontrol, DefenderTech e Positron.
O Que Fazer Antes De Instalar Um Alarme?
Antes de colocar deve-se estar atento a certos detalhes. Primeiramente, escolha a marca e modelo, mas antes de decidir qual marca de alarme, deve se verificar a empresa que ira instalar o equipamento. Pois já houve diversos relatos sobre instalações mal feitas que causaram diversos danos, ate pegar fogo nos carros, que as despesas ficaram todas por conta do proprietário do carro. A empresa deve ser conhecida no meio que atua com profissionais capacitados. Ou você pode instalar o alarme de carro nas concessionárias da fabricante do carro. Então, avalie os diversos preços e itens disponíveis no alarme, tão avaliação é essencial pois neste ponto é principal, antes da instalação.
Itens Disponíveis Nos Alarmes
Funções são diferente nos alarmes do mercado, mas a maioria deles apresenta pelo menos estes itens:
- Sensor de pressão e detector de movimento
- De uma ou mais sirenes, que som variáveis com que for programado pra distinguir o toque.
- Bateria reserva para a sirene, que mesmo que o cabo de alimentação com a bateria principal seja cortado.
- Central de processamento que processa detectores, sensores e a(s) sirenes.
- Transmissor que normalmente vai junto ao chaveiro que fica a chave do carro, que é responsável por armar e desarmar o alarme a distancia. Com este item, as vezes, é possível as vezes ate levantar/abaixar os vidros do carro a distancia.
- Botão para desalarmar extra, para quando o transmissor do “controle remoto” falhe. Este item é normalmente bem escondido, para que somente o dono do veiculo possa desarma-lo.
Sensores dos Alarmes
O elemento mais simples e básicos dos alarmes dos carros é o alarme da porta. A maioria dos sistemas de alarmes de carros utiliza o mecanismo já existentes das portas. Então quando você abre qualquer porta, ou capô adianteiro ou traseiro ou porta-malas em um carro seguro, o sistema é ativado instantaneamente. Outro sensor simples, é o sensor de choque que é mais eficiente que o anterior. Sua idéia é muito simples, se alguém empurrar, bater, de qualquer maneira, mover o carro, o sensor enviará um sinal indicando a intensidade do movimento a central de processamento, que dependendendo da intensidade emitirá um sinal para buzina ou alarme soar.
Outro sensor é o sensor de pressão, neste há sensores de pressão no exterior e no interior do carro. Caso abra alguma janela, a pressão interna logo irá mudar e o sensor ira detectar. Outras vezes, os ladrões não querem o carro por inteiro, apenas partes do carro, assim muitas vezes os ladrões com caminhões de reboque, levantam o carro sem precisar quebrar nada nem abrir. Evitando isso, alguns sistemas de alarme programam sensores de inclinação e sistemas de movimento, como scanner de perímetro.