Problemas Mecânicos

Você sabia que mais de trinta porcento da frota circulante apresenta algum problema mecânico? Esse funcionamento anormal compromete a segurança do veículo e como conseqüência, prejuízos e problemas no trânsito, recorrência comum nos últimos tempos. A recomendação de especialistas é que você determine se possível um príodo de tempo para que seu mecânico de confiança faça uma inspeção de rotina, para verificar o que estiver em mau funcionamento, além de sempre que for viajar, repetir o check list.

Trabalho

Raio X

O problema é que muitas pessoas não sabem detectar quando algum componente do veículo está pedindo socorro. Cerca de 35% da frota apresentam problemas graves que podem comprometer o funcionamento de toda a mecânica, como vazamentos, peças desgastadas, correias ressecadas são ocorrências comuns num território perigoso, que é o das nossas estradas. Além disso, não há uma consciência de que a falta de manutenção do veículo acarreta não só problemas para ele, mas para quem ele pode colidir ou mesmo ao Governo, que gasta cerca de 22 bilhões de dólares com o cuidado dos acidentados nas estradas, em números são mais de 65 mil feridos e 7 mil mortos, em média nestes anos.

Tecnico

Vícios Que Estragam o Veículo

O mundo gira e em torno dos anos que se passam há uma imensa mudança tecnológica e nós, temos de nos adaptar às variações, isso em qualquer segmento da vida, na condução e manutenção do veículo também. Há uma série de vícios de motoristas antigos que eram da condução de carros mais antigos, com mecânica mais “bruta” e que hoje não fazem mais sentido com os carros cada vez mais eletrônicos. Quem os tem acaba estragando carros mais novos sem saber.

Problemas Mecânicos

Motor

O motor tem um limite de giros programada para cada marcha, rodar com excesso de giros para uma marcha pesada ou baixo número de rotações para uma marcha alta é prejudicial ao motor. Outro vício comum é acelerar muito sem necessidade. Andar com o carro muito cheio ou excedendo o limite de peso para o qual ele foi projetado além de forçar o motor a carregar uma sobrecarga, causa avaria na suspensão.  Atualmente os carros possuem sistema de injeção eletrônica de combustível, eliminando a necessidade de esquentar o motor como nos antigos modelos carburados.

Outra que muita gente faz: andar com o pé apoiado na embreagem ocasiona o desgaste prematuro do sistema. Outra para desgaste de embreagem: quando estiver parado em subida. Num cruzamento ou num farol, não deixe o carro engatado, segurando no acelerador e na embreagem, isso também causa desgaste. Descer ladeiras com o carro em ponto morto força o sistema de freios, o ideal é equilibrar a dosagem de potência do freio com o freio motor. E a última: não acelere o carro antes de desligar, isso provoca um excesso de combustível no catalisador, provocando a queima da peça na próxima partida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *