Conheça os Tipos de Trações

Durante a nossa vida podemos andar em diversos modelos de carros. O que conseguimos observar é o quanto a indústria automobilística tem se desenvolvido. Anualmente diversos modelos são lançados, outros mudanças e ainda alguns que são tirados de linha. Se pensarmos em quanta mudanças ainda está por vir, seja os carros elétricos, ou outras invenções que estão a caminho. Para aqueles que possuem um pouco mais de idade já vão conseguir lembrar dos modelos antigos como a brasília, o fusca e outros modelos.

Foto de um Fusca Azul

Foto de um Fusca Azul

Conseguimos comparar o quanto essa evolução ocorreu. Infelizmente sabemos que o nosso país se encontra em períodos de crise e o primeiro setor afetado é o automobilístico. É muito difícil manter uma estabilidade relacionada a essa atividade econômica, ou qualquer outra que esteja dentro do âmbito industrial. Produtos mais caros como um carro se torna um luxo e por isso as vendas só vão diminuindo.

História Do Automóvel

Já perdemos as contas de quantos modelos já foram lançados no mercado, mas ainda sim sabemos que é algo bem novo para a humanidade. A necessidade de se ter um meio de transporte que conseguisse alcançar grandes distâncias e com conforto já era bem antiga. Com a revolução industrial, uma era de invenções se fez presente pelo mundo todo, começando pelo Reino Unido e se espalhando. A idealização do automóvel surgiu juntamente com o motor a vapor, mas para o melhor funcionamento dele somente uma locomotiva foi suficiente.

O motor a vapor, trouxe alguns modelos primitivos de automóveis na década de 70 do século XVIII, mas a necessidade de se colocar carvão com frequência não foi muito boa para o progresso, com isso logo menos surgiu o motor a combustão. Não somente para os automóveis, o motor a combustão foi uma invenção que permitiu melhorias em diversos setores industriais.

A partir do começo do século XIX, os combustíveis foram testados e a gasolina era a melhor opção sem dúvida nenhuma. Vendo essas inovações e como poderia se tornar lucrativo, algumas pessoas que já estavam inseridas no mercado como Henry Ford, tiveram um olhar esperto o suficiente para investir.

Mas o carro como conhecemos hoje possui um ano de lançamento, 1886 e o essa invenção foi dada para o alemão Karl Benz, apesar de haver muito envolvidos por trás. Depois disso, alguns conseguiram mais crédito do que outros e venderam milhões como o modelo T da Ford.

Voltando um pouco no tempo, vamos falar do primeiro carro:

Foi datado em 1672 e era movido a vapor, o inventor se chamava Ferdinand Verbiest.

Ferdinand Verbiest

Ferdinand Verbiest

O veículo possuía um tamanho reduzido, fabricado para agradar o filho do imperador Chinês na época. O primeiro carro já em tamanho real, surgiu com o nome de carroça a vapor, por conta de sua semelhança com as carroças que eram movidas a tração animal.

Outros carros a vapor foram testados, mas nenhum era tão bom quanto o motor a quatro tempos construído por Siegfried, mas ainda sim era um automóvel com queima externa. Somente com ajuda de Nicolaus Otto que uma maneira efetiva de se queimar combustível foi inventada.

As cidades demoraram a se adaptar às exigências que um automóvel possuía. As ruas que eram para animais, tiveram que ser melhoradas. E com o aumento da circulação, alguns perigos surgiram, sendo necessário algumas leis para evitar acidentes, além de vias públicas de qualidade.

No Brasil, o primeiro carro chegou em 1891, era um modelo da Peugeot, com um motor movido a gasolina. Veio dentro da embarcação de luxo direto de Portugal. Possuía somente dois cilindros e um potência máxima de 3,5 cv. Ele veio junto com a família de Santos Dumont após uma viagem a França.

Tipo De Trações

Um carro comum não consegue percorrer estradas de terra desniveladas, não consegue correr tanto como um de corrida. Com o tempo foram surgindo novos tipos de tração para agradar todos os gostos. Hoje temos quatro tipos básicos, alguns mais comuns do que outros. Algumas marcas se especializam em um determinado, mas vamos ver algumas características peculiares de cada um.

Tração 4×4

Tração 4x4

Tração 4×4

Nesse modelo de tração o motor distribui a potência de maneira igualitária pelas quatros rodas. Vocês já deve ter ouvido falar dela em propagandas de veículos usados na terra, como picapes e veículos off-road. Por exigir bastante do motor, normalmente os autos que possuem essa tração são movidos a diesel. Com o avanço dos sistemas eletrônicos, essa tração pode ser acionada por um simples botão no painel.

Tração AWD

É uma das atrações mais caras, com um nome que significa “All Wheel Drive”. Possui monitoramento constante de forma a deixar a potência distribuída onde ela é realmente necessária. Os sensores são totalmente inteligente e fornece um desempenho equilibrado para os passageiros.

Tração AWD

Tração AWD

Tração 4×2 Dianteira E Traseira

É o tipo de tração mais comum nos carros utilitários, sendo que a maioria é dianteira, ajudando na economia do motor, aumentando a eficiência e melhor aderência do pneu.

Tração 4x2 Dianteira E Traseira

Tração 4×2 Dianteira E Traseira

Para modelos esportivos a tração traseira é mais usado, algo que ajuda bastante com a possibilidade de maior desempenho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *