Da invenção do automóvel até os dias atuais se passou bastante tempo, porém nem perto de outras invenções, porém a evolução que ele passou ao longo dos anos foi tanta que poderíamos até achar que ele foi inventado antes.
Muitas foram as pessoas que idealizaram a existência de um meio de transporte que não precisava de tração animal nem humana. Que pudesse ir mais longe, de forma mais rápida, interligando cada vez o mundo.
Foram anos de locomotiva a vapor para chegar no desenvolvimento do carro com motor a combustão com petróleo. A locomotiva veio na primeira revolução industrial que ocorreu meados do século XVIII, enquanto o petróleo e eletricidade somente na segunda. Isso foi por volta de 1850, e a partir disso diversos modelos começaram a ser projetados.
O grande sucesso inicial, foi do carro Ford Modelo T, pois na época Henry Ford foi totalmente esperto e sabia que era um investimento totalmente certeiro devido a baixa concorrência da época. Com isso o modelo veio parar nas ruas, mas foi logo percebido que para ser um produto popular precisava ser mais barato.
Pensando sobre isso houve uma padronização na fabricação, com as linhas de produção a todo vapor, os carros saiam muito mais rápido, porém todos eram iguais e muitas pessoas achavam isso desagradável. Aqueles que tinham mais condição financeira queria mais opções, com maior sofisticação.
Vendo essa indignação de muitas pessoas, muitas marcas que surgiam no período tentaram modificar o jeito de fabricar para um modo que se aproximasse mais com o gosto do cliente, tentando incrementar cores, tamanhos e até mesmo melhorias tecnológicas no carro.
Nascendo assim fábricas de diversos modelos, seja esportivo para passeios em trilhas, seja luxo para desfilar com ele pelas ruas, ainda tem os colecionadores, os carros de guerra e vários outros que se tornaram famosos ao longo do tempo.
Os carros luxuosos, foram se aprimorando sempre mais, com detalhes mais caros e muitas vezes potência mais fortes que os mais comuns.
Jaguar
É uma marca de carros de luxo que faz parte do grupo Jaguar Land Rover, sendo que é uma multinacional da Inglaterra, na cidade de Whitley. Sendo comprado por uma empresa Indiana chamado de Tata Motors no ano de 2008. Tem como concorrente principal as marcas BMW, Porsche, Mercedes e outras.
A sua fundação se deu em 1922 e o nome inicial não era Jaguar e sim Swallow Sidecar Company. Foi idealizada por dois amantes de motocicletas chamados de William Lyons e William Walmsley. A mudança de nome se deu gradualmente, pois a marca lançou um carro com o nome SS Jaguar de 2,5 litros com quatro portas no ano de 1935 no Salão do Automóvel.
Como o crescente modelo nas ruas na época da Segund Guerra e a sigla SS começou a declarar uma conotação desfavorável. Por muito tempo a Jaguar foi independente, mas em meio a várias fusões e depois de diversas separações em 1989 a Ford compra a marca, porém ela começa dar prejuízo e a vende em 2008 como dito acima.
Inicialmente a sua fábrica foi construída em Blackpool, depois na tentativa de se estabilizar em um lugar com maior visibilidade, para se tornar o coração britânico da indústria motorizada, a cidade se chama Coventry e tinha diversas marcas que já estavam presentes na por lá. Porém com o tempo essas empresas foram se dispersando, a Jaguar foi crescendo e criando novas filiais como em Liverpool e Birmingham, com isso em 2005 a fábrica em Coventry fechou as portas de vez.
A jaguar tenta produzir seus carros de mais alto padrão e por isso conta com uma construtora somente para ela, tendo designers e muitos outros profissionais trabalhando para criar os melhores carro. Essa construtora tem o nome de Daimler Motor Company, e por isso a maioria dos carros mais luxuosos da marca tem Daimler no nome.
Modelos Clássicos
Como dito de início alguns carros tinham o nome da marca e fizeram muito sucesso nos anos 30 e 40. O modelo Jaguar SS100 (1936) foi um dos primeiros, com lugar para duas pessoas e chegava até 160 km/h.
O Jaguar XK120 (1948) tinha 160 cv atingindo até 190 km/h, também de dois lugares, que foi fabricado com alumínio durante algum tempo, porém teve que ser trocado por aço. A maioria dos carros da época era esportivo e conversível. Somente em 1960 que foi lançado carro fechado, porém ainda com dois lugares que se chamou Jaguar Mark 2. O forte da Jaguar nunca foi o conforto familiar e sim carros confortáveis apenas para o motorista.